Skip to content

Tudo que você precisa saber sobre 13º Pensionistas





Você, pensionista, ao ler este artigo terá acesso às informações relevantes sobre o seu 13º salário em apenas alguns minutinhos! Acompanhe! Informações sobre 13 Pensionistas.

 No âmbito do direito previdenciário, existe 2 tipos de prestações pecuniárias, uma delas é a pensão por morte.O objetivo deste benefício é assegurar um recurso para os dependentes do falecido a fim de que possam se manter por determinado período.

Entretanto, o que muita gente ainda confunde é a diferença entre ser um aposentado ou um pensionista! Você se inclui neste grupo? Vamos esclarecer!




Podemos entender que um beneficiário do INSS ao atingir idade e tempo de contribuição, passa a receber aposentadoria, logo, ele é um aposentado! E pensionista?

Ora, após o óbito do segurado, os seus dependentes passam a obter uma pensão, por isso, eles são chamados de pensionistas. Entendeu direitinho? Não é nada complicado, não é mesmo?

Falando neste assunto, não podemos esquecer que a esta “altura do campeonato” um dos temas muito dialogados é sobre os benefícios aos segurados do INSS.




Um deles é o 13º pensionistas. Neste post, você entenderá como estão funcionando as regras para pagamento, datas, valores a serem recebidos, enfim, em poucos minutos, você ficará muito bem informado! Acompanhe:

13 Pensionistas
Tudo que você precisa saber sobre 13º Pensionistas

Quando Acontece o Pagamento do 13º Pensionistas?

Já não é mais novidade! Receber o pagamento do 13º para pensionistas é sempre algo aguardado por todos que têm direito a este benefício.



Como vem sempre ocorrendo, na primeira parcela 13º pensionista é liberado 50% do valor do abono. Na segunda, segue o restante dos 50%!

Quando sai o 13º dos pensionistas? Para quem estava aguardando esta notícia, saiba que o pagamento já foi liberado!

Deu-se início no período de 27 de agosto a 10 de setembro do corrente ano. Em um período de crise que estamos enfrentando, esta ação do governo injetou bilhões de reais que contribuiu para movimentar a economia do Brasil!

Qual Valor é Devido na 1ª Parcela 13º Pensionistas?

Sabendo que o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro dos pensionistas do INSS já foi liberado desde o mês de agosto, uma pergunta que não quer calar é em relação ao valor devido.

Como assim? Você deve estar a se perguntar: Quanto tenho direito a receber? Para responder sua dúvida, acompanhe a orientação.

Já recebeu a 1ª parcela 13º pensionistas?

Verifique se foi desta forma:

  • Vamos tomar por referência um salário mínimo ok? Na primeira parcela você tem direito a receber a metade deste valor;
  • Para os pensionistas que recebem um salário acima do mínimo, haverá desconto do IR na segunda parcela 13º pensionista;
  • O valor é proporcional ao período que a pessoa recebeu o benefício. Exemplo: Se começou a receber a pensão no mês de março, o valor devido é referente há 10 meses!

Conferiu o extrato bancário? Está tudo certinho? Ótimo!

Caso contrário, procure uma agência mais próxima de sua residência para saber o que houve com as diferenças de valores! Entendido?

13º Para Pensionistas, Como Funciona a Regra?

Quando está se aproximando o período da liberação do pagamento do 13º salário, um dos assuntos de maior dúvida é em relação às regras para liberação do pagamento do 13º salário dos pensionistas do INSS.

As normas que saiu são as mesmas para vários tipos de beneficiários.

Quem tem direito ao benefício?

Acompanhe:

  • Todos pensionistas;
  • As pessoas que são aposentadas;
  • Os que estão recebendo ou receberam auxílio-acidente;
  • Para quem recebe auxílio-reclusão;
  • Os que recebem auxílio-doença;
  • As mulheres beneficiárias do salário-maternidade.

1ª Parcela 13º Para Pensionistas Já Está Liberada

Como muitos pensionistas já sabem, a notícia boa é que a 1ª parcela 13º pensionistas já foi liberada desde o dia 27 de agosto e se estendeu até 10 de setembro!

Como foi definido? As datas seguiram uma tabela baseada no valor e no número final do benefício.

Acompanhe:

Pensionistas INSS Décimo Terceiro

Qual a Data Para 2ª Parcela 13º de Pensionistas

Dentre tantas, certamente é mais uma dúvida dos pensionistas! Qual será? Consegue adivinhar!

É em relação às expectativas para o recebimento 13º salário!

Quando sai a segunda parcela do décimo terceiro dos pensionistas? Já vamos informando que está previsto para ocorrer no período de 25 de novembro e 6 de dezembro do corrente ano!

Acompanhe as informações que você precisa saber:

  • O valor da 2ª parcela 13º pensionistas será depositado com o salário do mês de novembro;
  • A primeira metade do valor do benefício já foi liberada na primeira parcela 13º pensionistas. A segunda metade do benefício será depositada a partir de novembro;
  • Para os pensionistas que recebem valor superior ao salário mínimo, será liberado o pagamento com os descontos do Imposto de renda!

13º de Pensionistas Vira Lei

Antecipar a 1ª Parcela do 13º de Pensionistas Vira Lei?

Receber o décimo terceiro INSS é um direito garantido por leis a todos pensionistas, aposentados e outros beneficiários.

A antecipação 13º pensionistas é um dos assuntos mais discutidos quando iniciamos o segundo semestre de cada ano. O que vem acontecendo em relação a este tema?

Antecipar a data de pagamento do 13º salário dos pensionistas do INSS depende de um decreto presidencial.

Este ano, o Presidente Bolsonaro, confirmou que esta antecipação estaria garantida! O que ocorre é que esta Medida Provisória só vira lei, se houver aprovação do congresso.

Caso contrário, ela perde a validade. Vamos aguardar! E, você, pensionista, o que achou das informações? Este artigo foi válido?

Tirou suas dúvidas? Para mais informações acesse o blog → Guia de Previdência Social .

Deixe sua opinião aqui nos comentários!



Compartilhar: