Skip to content

14º Salário do INSS – É real ou fake? Entenda melhor!





Saiba agora neste artigo tudo sobre o 14º salário do INSS. Devido ao estado de calamidade e a crise que está afetando o Brasil e o restante do mundo, algumas medidas preventivas foram necessárias para ajudar milhares de pessoas nesse momento de necessidade.

Auxílios, benefícios, e outras formas de ajuda foram proporcionadas, como por exemplo o adiantamento do 13º terceiro salário do INSS foi fornecido para quem é beneficiário. Sendo assim, fez-se necessário pensar em algo para que o cidadão não ficasse desamparado no fim do ano, no período do Natal e para que a economia não fosse prejudicada.

Portanto, nasceu a ideia do décimo quarto salário do INSS para ajudar parte dos beneficiários do Instituto. Se trata de um projeto que ainda está em processo de ser sancionado ou não, mas que tem chances de se tornar uma realidade para o cidadão brasileiro.




Ficou interessado em saber mais? Acompanhe esse artigo atentamente.

O que seria o 14º Salário do INSS?

decimo quarto salario para aposentados do INSS
14º Salário do INSS – É real ou fake? Entenda melhor!

O 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Nacional é uma novidade que está sendo estudada para ser implantada no Brasil. A proposta já está em votação popular na internet colocada pelo Senado, que deseja ouvir dos cidadãos brasileiros o que pensam sobre o 14º salário do INSS. Se trata de um salário emergencial que será fornecido pelo INSS como uma gratificação recebida na época do Natal funcionando como um pagamento bônus no mês de dezembro.




O que justifica o décimo quarto salário INSS é que durante 2020 foi necessário antecipar o décimo terceiro salário, ou seja, quem tem direito ficará sem o acesso a esse dinheiro no fim do ano. Sendo assim, sem o benefício, o cidadão ficará sem o suporte necessário durante o estado de calamidade além de provocar a queda da economia no mês do Natal.

Vai sair mesmo o 14º Salário do INSS?

Há todo um processo para que o 14º salário do INSS se torne uma realidade. Primeiramente, para que essa sugestão se torne legislativa, essa proposta precisa conseguir, no mínimo, mais de 20 mil pessoas apoiando e isso já foi possível.

Dentro de sete dias já tinha conseguido cerca de 48 mil assinaturas para esse projeto receber o reconhecimento necessário. Agora a proposta do décimo quarto salário emergencial passa por uma análise da Comissão da Legislação Participativa (CHD) que é formada por um colegiado de senadores.




Esses senadores que irão votar para que a proposta vire ou um não um Projeto de Lei (PL) ou uma Proposta de emenda Constitucional (PEC). Ainda se faz necessário a votação no plenário e a votação dos deputados.

A última etapa é o envio para o presidente do Brasil que pode ou não sancionar a possível lei. Agora se você ainda tem dúvidas como: Como seriam repassados os valores? Este é assunto para o próximo tópico, acompanhe.

Como seriam repassados os valores?

Ainda não há muitos detalhes sobre como os valores do 14º salário do INSS seriam repassados, mas acredita-se que funcionaria da mesma forma como o 13º salário sempre funcionou. É importante salientar que esse benefício for aprovado, quem tem direito só poderá sacar no fim do ano, como acontece com o 13º e é por isso que provavelmente o novo benefício também terá regras parecidas.



Como ainda não há todas as regras ainda divulgadas, o brasileiro deve ficar atento nas notícias para saber como mais detalhes sobre esse benefício vai funcionar. Quer saber quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS? Continue lendo esse artigo para mais informações.

Quem terá direito ao 14º Salário do INSS?

Se o 14º salário do INSS conseguir ser aprovado, esse benefício será pago a quase todos os segurados da Previdência Social e são eles:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Quem recebe auxílio reclusão;
  • Titulares de auxílio doença.
  • Outros.

decimo

Já de acordo com a lei, não possui direito ao décimo quarto salário INSS 2020 os benefícios a seguir:

  • Amparo previdenciário do trabalhador rural;
  • Auxilio suplementar devido a acidente de trabalho;
  • Abono de permanência em serviço;
  • Salário família;
  • BPC;
  • Renda mensal vitalícia;
  • Pensa mensal vitalícia;
  • Vantagem do servidor aposentados por autarquia;
  • Amparo assistência ao deficiente e idoso.

Isso significa que não são todos que poderão se beneficiar do décimo quarto salário para aposentados e outros beneficiários.

Onde obter mais informações verdadeiras?

É importante ficar atento aos canais de comunicação oficial para saber mais sobre o 14º salário do INSS, portanto, sempre consulte a plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social (https://www.inss.gov.br/).

Essa é uma das formas mais corretas de saber como está o processo para que essa proposta se torne uma realidade. Além disso, o cidadão também pode acompanhar as notícias pelas principais fontes de jornalismo brasileiro, os jornais televisionados certamente noticiarão sobre o processo do décimo quarto salário INSS.

É essencial entender que se trata de um assunto bastante importante para a população, já que é um benefício que será fornecido com o objetivo de amparar milhares de brasileiros no mês de dezembro.

Veja o vídeo



Compartilhar: