Skip to content

Acompanhar Recurso do INSS em 3 passos fáceis!

Entenda como acompanhar recurso INSS, conheça todas as etapas e os prazos do seu processo. Quando entramos com um pedido de aposentadoria ou qualquer benefício do INSS, não tem nada pior do que ter a solicitação negada, não é verdade?





Como se não bastasse a demora na resposta das solicitações, que tem sido constantemente noticiada pela mídia brasileira, muitos trabalhadores ainda têm que lidar com uma resposta negativa do INSS ao seu pedido.

Mas, se isso acontecer com você, não precisa se desesperar! Nesses casos, você deve entrar com um recurso no INSS para rever a decisão do órgão. Mas, como funciona o recurso? É possível acompanhar recurso INSS? E quanto ao prazo?

Essas são algumas questões que iremos esclarecer neste artigo. Além de ensinar como acompanhar recurso INSS internet e telefone, aqui vamos explicar como funcionam todas as etapas do recurso, como consultar recurso INSS pelo CPF, entre outros assuntos para você não ter complicações ao acompanhar recurso INSS.




Confira abaixo tudo que você precisa saber para acompanhar recurso INSS facilmente!

Como Acompanhar Recurso INSS online?

consultar recurso inss
Acompanhar Recurso do INSS em 3 Passos Fáceis!

Hoje em dia, o procedimento para acompanhar recurso INSS pode ser feito totalmente online. Mas, antes de tratarmos sobre a consulta recurso INSS pelo Portal do órgão, é importante entender como abrir um recurso online, não é verdade?

O procedimento é bem simples. Basta seguir as orientações abaixo:

  1. Entre no Portal Meu INSS, neste endereço: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/;
  2. Clique em “Entrar, no lado direito da parte superior da página, depois em “Login”;
  3. Digite seu CPF e sua senha. Caso seja seu primeiro acesso, clique em “Crie sua Conta” e siga os passos que aparecem na tela;
  4. Ao entrar no sistema, selecione “Agendamentos/Requerimentos”, escolha “Novo Requerimento”. No campo de pesquisa, digite “recurso” e escolha entre o “Recurso Ordinário – Atendimento a distância” e o “Recurso Especial – Atendimento a distância”.
  5. Siga os próximos passos, preenchendo as lacunas com os dados solicitados e finalize seu pedido.

Pronto, você já abriu seu recurso online!

Quer saber como acompanhar recurso INSS pelo Portal? É simples! Basta fazer o login no “Meu INSS” seguindo os passos que orientamos acima e selecionar a opção “Agendamentos/Solicitações”.

Prefere consultar recurso INSS por telefone? Confira abaixo.

Como Acompanhar Recurso do INSS por telefone?





Caso você tenha qualquer dificuldade para acompanhar recurso INSS pela internet ou simplesmente prefira fazer sua consulta por telefone, não tem problema!

Para acompanhar pedido de recurso do INSS pelo telefone, basta ligar para a Central do INSS, que funciona no número 135. Uma outra dica interessante é que, além do acompanhamento pelo Portal e telefone, também é possível acompanhar recurso INSS via aplicativo de celular.

Basta baixar o aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para celulares Android na Google Play e para Iphone na App Store.

Quanto tempo demora para sair o resultado final do Recurso?





Ao acompanhar recurso INSS, uma dúvida muito comum é em relação ao prazo para resposta.

Primeiramente, é importante saber sobre o prazo para apresentar um recurso, que é de 30 dias a partir da data em que a pessoa tomou ciência da decisão. Ou seja, se já passaram 30 dias de que você tomou conhecimento da decisão, você não tem mais o direito de apresentar o recurso.

Mas, e quanto ao prazo de resposta do INSS para um recurso já protocolado? Nesse caso, INSS tem um prazo de 30 dias para encaminhar o processo a um a uma Junta ou Câmara Julgadora, dependendo do caso. Após o recebimento pela Junta ou Câmara, ela tem o prazo de 85 dias para apresentar a decisão final.

Durante todo esse período, é importante acompanhar recurso INSS para ter a maior quantidade de informações possível sobre o andamento do processo.

recurso inss

O advogado pode Acompanhar o meu Recurso no INSS?

Não há necessidade de um advogado para acompanhar recurso processo INSS. Mas, se você quiser, basta que ele esteja constituído nos autos como seu representante. Conheça agora as etapas do processo para não ter complicações ao acompanhar recurso INSS!

Quais as etapas de um Recurso do INSS? Entenda e acompanhe!




Após seguir as orientações que passamos para protocolar um recurso no INSS, dentro do prazo de 30 dias o órgão irá enviar o caso para uma das suas Juntas ou Câmaras de Julgamento. A Câmara ou Junta responsável analisa o caso e, então, dentro de um prazo de 85 dias, informa a decisão final.

É importante salientar que, caso haja alguma diligência no processo (solicitação feita pela Câmara ou Junta de alguma providência, tais como apresentação de documentos comprobatórios), o prazo se estende por mais 30 dias, podendo ser ampliado para até 60 dias.

Não se esqueça de acompanhar recurso INSS durante todo esse tempo, se mantendo informado sobre a etapa em que o processo se encontra e evitando possíveis surpresas desagradáveis.

Quer mais informações para acompanhar recurso INSS sem dificuldades?

Confira neste vídeo:



Compartilhar: