Skip to content

Agendamento Salário Maternidade, Saiba Mais!





O agendamento Salário Maternidade, é um benefício pago pelo INSS e por isso só tem direito a recebê-lo as mães seguradas pela Previdência Social. Tem a duração de 120 dias e é pago quando ocorre as situações abaixo. Para abortos não criminoso são 14 dias ou a critério médico:

  • Nascimento de um filho;
  • Situações de aborto não criminoso até a vigésima segunda semana de gestação;
  • Situações de Natimorto (Casos em que o filho nasce morto após 23 semanas de gestação);
  • Adoção de crianças até 12 anos de idade;





Abaixo iremos explorar mais o assunto, detalhando as questões como:

Marcar Agendamento Salario Maternidade
Marcar Agendamento Salario Maternidade

Como Fazer o Agendamento De Salário Maternidade?





Para se fazer Agendamento do Salário Maternidade junto ao INSS não há necessidade de comparecer fisicamente a uma unidade do INSS. Você poderá fazê-lo pelo site: htpp://meu.inss.gov.br e clicar na ABA – SALÁRIO MATERNIDADE URBANO, ou pode ligar através do telefone 135 de segunda a sábado, das 07 às 22 horas.

A documentação exigida poderá ser enviada através do próprio site.

OBS.: Só será necessário o comparecimento a uma agência do INSS, caso seja requerido algum tipo de comprovação documental.

Importante: O Salário Maternidade da Segurada empregada em empresas jurídicas, é solicitado diretamente pelo Empregador. Basta a segurada entregar o atestado médico da Licença Maternidade ou documento judicial, em caso de adoção, na Empresa em que trabalha.

A regra acima, não vale para as seguradas Microempreendedoras individuais – Elas devem se dirigir a uma agência do INSS para solicitar o benefício.

Saiba o Que Precisa Para Solicitar o Salário Maternidade

Quando a segurada for fazer a solicitação deste benefício junto ao INSS, ela deverá ter em mãos os seguintes documentos abaixo, além dos documentos de identificação individual, como CPF e Identidade:

  • Segurada Empregada de Empresas: Atestado médico, case se afaste 28 dias antes do parto ou certidão de nascimento do filho. A própria empresa faz a solicitação junto ao Órgão.
  • Demais seguradas: Carteira de trabalho, carnês de pagamento de contribuições previdenciárias e atestado médico, case se afaste 28 dias antes do parto. Se a solicitação for realizada após nascimento do filho, certidão de nascimento ou atestado de óbito, para os casos de natimorto.
  • Adoção ou guarda para fins de adoção – Termo de guarda ou nova certidão de nascimento.
  • Aborto não criminoso – Atestado médico comprovando a situação.

Agendamento Para Salario Maternidade INSS

Quanto Tempo Demora Para Sair o Auxílio Maternidade?

A partir de 18 de janeiro de 2019, a mãe pode dar entrada na solicitação do Benefício do Salário Maternidade até 180 dias da data do nascimento do filho. Caso a mãe não dê entrada dentro deste prazo, ela perderá o benefício. Anteriormente eram até 05 anos.

E o prazo do INSS para liberar o Auxílio Maternidade? O prazo legal pelo INSS para liberar o Salário Maternidade é de 30 a 45 dias contados da data em que foi requerido. Porém, dependendo da região pode se esperar de 03 a 06 meses.

Na tentativa de automatizar a liberação deste benefício, o INSS fez parcerias com cartórios conveniados com o Sistema nacional de Informações do Registro Civil – SIRC.

Então, quando os pais forem aos cartórios integrados registrar seu filho, essas informações serão enviadas automaticamente para o INSS. E o benefício será liberado imediatamente.
Dica: Consultar se o cartório onde está realizando este registro está integrado com o INSS.

Qual é o Valor Do Auxílio Maternidade?

O valor do Auxílio Maternidade é calculado pelas informações constantes em seu cadastro no banco de dados do INSS. É baseado nas remunerações e vínculos informados. Este valor será pago durante os 120 dias da Licença Maternidade.

  • Segurada Empregada ou Trabalhadora avulsa – Será o mesmo valor da sua última remuneração.
  • Segurada doméstica – Será o mesmo valor do seu último salário de contribuição para o INSS.
  • Segurada Especial ou Segurada trabalhadora Rural – Será o valor de um Salário mínimo vigente.
  • Para as demais seguradas como Contribuinte individual, facultativa e Desempregada – Será o valor de 1/12 avos da soma das 12 últimas contribuições.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples solicitar o benefício Auxílio Maternidade junto ao INSS. Não perca tempo! Aproveite e acesse nosso blog → Meu INSS Online veja outros artigos e assista ao vídeo: