Skip to content

Novo método para agendar BPC no INSS neste ano





Agendar o BCP no INSS: Entenda como está o serviço! O BPC- Benefício de Prestação Continuada, contribui de forma direta com a vida de idosos que tem mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade de baixa renda.

Caso o beneficiário tenha renda familiar mensal de até ¼ de salário mínimo, e atenda a todos os requisitos previstos na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), é possível receber até um salário mínimo mensal.

Mas com as mudanças no último ano em função da maior necessidade de isolamento social devido a quarentena, muitas pessoas acabaram ficando em dúvida sobre como agendar para requerer o benefício do INSS. Visando facilitar o acesso da população ao benefício, o INSS vem criando novas formas de pedido do BPC.




Neste artigo, vamos mostrar quais as formas de solicitar o BPC através do INSS atualmente. Para saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso artigo até o final para se manter informado.

É possível agendar BPC no INSS pela internet?

inss
Novo método para agendar BPC no INSS neste ano

Precisa agendar o BCP no INSS? Atualmente com a necessidade de isolamento social o INSS vem adotando medidas para manter segurança da população e dos funcionários, como já comentamos aqui no artigo.




Com isso, os agendamentos de BPC de deficientes e idosos no INSS, bem como os atendimentos presenciais para perícia médica nas agências do INSS foram cancelados desde março de 2020.

Nesse sentido, se você precisa solicitar o benefício para você mesmo ou para algum familiar, por enquanto, é necessário fazer o requerimento de forma online. Vamos falar mais sobre isto ao longo do artigo.

Quando será possível agendar o BPC online?

De acordo com informações do INSS, as agências reabriram após junho de 2020. A expectativa é que depois desta data, o agendamento para BPC no INSS, voltará a ser como era antes. Ou seja, quando o Governo Federal liberar, o beneficiário acessa os canais de atendimento do INSS para agendar a perícia no INSS para o BPC.



Como solicitar o CADÚnico para o BPC no CRAS?

Caso a pessoa que irá solicitar o benefício ainda não esteja cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, (CadÚnico), é necessário antes de mais nada entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município.

Neste período quarentena, o Governo Federal autorizou que os pedidos de novas inscrições no Cadúnico fossem feitos a partir do telefone ou de sistema eletrônico.

Quais os documentos necessários para agendamento do BPC?

Com o cadastramento no CadÚnico já concluído, a próxima etapa é separar todos os documentos necessários para fazer o pedido do benefício.

  • Os documentos pessoais do requerente;
  • Procuração ou representação legal e também o documento de identificação e CPF do procurador, caso haja;
  • Em caso de pessoas com deficiência poderá ser solicitado, documentos que comprovem o estado da pessoa, como por exemplo, atestado médico, perícias, exames e outros.




Além destes, em casos específicos podem ser solicitados alguns documentos complementares específicos. E você pode acompanhar a lista completa através do site do INSS. (https://www.inss.gov.br/beneficios/beneficio-assistencia-a-pessoa-com-deficiencia-bpc/beneficio-assistencial-documentos-e-formularios-necessarios/)

Como fazer para requerer o BPC no INSS?

Depois de separar todos os documentos, agora é hora de solicitar o BPC do idoso ou deficiente no INSS.

Acompanhe o passo a passo:

  • Passo 1 – Acesse o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/);
  • Passo 2 – Se você ainda não tem um cadastro, é simples! Clique na opção “cadastrar senha” e siga as informações fornecidas pelo site. Caso seja cadastrado é só inserir o número do CPF e a senha;
  • Passo 3 – Na página inicial do site, clique na opção “Pedir Benefício Assistencial”, como você pode ver na imagem abaixo;

agendamento

 

  • Passo 4: Feito isso, é só preencher o formulário com todas as informações solicitadas. E anexar os documentos pedidos conforme as orientações do sistema;
  • Passo 5: Depois de finalizar todo o processo, o seu pedido será avaliado pelo INSS. Através do próprio site, na opção “meus benefícios” você vai poder acompanhar o resultado do pedido.Passo 4: Feito isso, é só preencher o formulário com todas as informações solicitadas. E anexar os documentos pedidos conforme as orientações do sistema;

Como requerer o benefício pelo aplicativo?

Além do site, você também pode solicitar o benefício através do aplicativo Meu INSS. Basta fazer o download do App através do Google Play ou da App Store. Em seguida, você deve inserir o CPF e a senha. Depois disso, é só seguir o mesmo passo a passo, do pedido de benefício feito pelo site. Como comentamos no tópico anterior aqui do artigo.

Fique atento!

Embora o processo para pedido do benefício esteja sendo feito através da internet, caso seja necessário poderá ser solicitado o agendamento no INSS para BPC assim que as agências abrirem. Para evitar transtornos na hora de solicitar o BPC, verifique se você ou a pessoa para quem pretende fazer o pedido atende a todos os requisitos da lei. E fique atento na hora de preencher as informações para evitar cometer erros.

Como Agendar BPC no INSS por telefone?

Quando os atendimentos voltarem a normalidade, será possível agendar o BPC Loas do INSS através do telefone 135. Serão solicitados dados pessoais do beneficiário, ficará agendado o dia para comparecer até a agencia do INSS.

Mas enquanto as unidades do INSS estão fechadas, caso você ainda tenha dúvidas a respeito do BPC ou de como fazer o pedido, também é possível entrar em contato com telefone 135 do INSS, para esclarecer. Agora que você já conhece mais sobre assunto, continue acompanhando os outros artigos que preparamos aqui blog.

Veja o vídeo:



Compartilhar: