Skip to content

Governo divulga Antecipação do Abono Salarial!





Entenda a antecipação do abono salarial e veja como vai funcionar o calendário.

Com o avanço do novo vírus no país, muitas medidas de emergência estão sendo aguardadas ansiosamente pela população brasileira.

São ações como o auxílio emergencial para profissionais autônomos e informais, adiantamento do décimo terceiro salário de aposentados e beneficiários do INSS, auxílio para quem está na fila do INSS, entre outras.

Essas medidas são importantes para que a população brasileira tenha condições de seguir as recomendações Ministério da Saúde em relação à quarentena. Ou seja, buscar ficar máximo de tempo possível sem sair de casa.

Uma dessas medidas anunciadas foi antecipação do abono salarial, que abordaremos neste artigo. Se você está buscando informações sobre esse assunto, é só seguir aqui com a gente!

A seguir, explicaremos todos os detalhes de como vai funcionar antecipação do abono salarial 2020.




Você vai entender quem tem direito, quais são as regras da antecipação do abono salarial, como calcular os valores e como receber a antecipação.

Vamos lá?

A Antecipação do Abono Salarial foi aprovada?

Antecipação do Abono Salarial foi aprovada
Governo divulga Antecipação do Abono Salarial!

Antes de tratar sobre a antecipação do abono salarial, é importante entender um pouco sobre o que é e como funciona esse benefício, não é verdade?

O abono salarial é um salário “extra” pago anualmente aos trabalhadores brasileiros consideradas de baixa renda. Esse benefício foi criado nos anos 70, antes de existirem programas como o Bolsa Família.

São considerados de baixa renda os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos.




Contudo, além do limite de salário, outros requisitos são necessários para que o trabalhador tenha direito ao abono salarial. Veremos essas regras em maiores detalhes nos próximos tópicos.

O pagamento do abono salarial segue um calendário definido anualmente governo. Em geral, os pagamentos se estendem até dezembro, mas, neste ano, o governo anunciou o adiantamento abono salarial até o mês de junho por conta da crise causada pelo novo vírus.

A medida da antecipação do abono salarial já foi anunciada como uma ação certa, mas ainda aguarda a publicação e divulgação oficial por parte do governo.

Como funcionará a Antecipação do Abono Salarial?

Como mencionamos acima, em todos os anos, os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e cumprem também alguns outros requisitos têm direito ao abono salarial, um benefício que pode chegar até ao valor de um salário mínimo.




Os pagamentos seguem um calendário, que neste ano iria até dezembro, mas será antecipado para que todos os pagamentos sejam feitos até junho.

Portanto, você não precisa se preocupar em como antecipar o abono salarial, esse procedimento será automático.

A única coisa que você precisa fazer é acompanhar o calendário para conferir as datas da antecipação do abono salarial e ter certeza de que você cumpre todos os requisitos para receber o benefício.

Como anúncio da antecipação do abono salarial foi feito recentemente, o calendário com as novas datas ainda não foi divulgado.

No próximo tópico, explicaremos em maiores detalhes os requisitos e a forma de calcular o valor do abono salarial em cada caso.

Todos irão receber? Quais são as regras?

Os critérios de recebimento da antecipação do abono salarial continuam sendo os mesmos daqueles aplicados no calendário original.



Em outras palavras, basta que você cumpra os requisitos necessários para ter direito ao abono salarial.

Dessa forma, você automaticamente terá direito à antecipação do abono salarial, de acordo com o calendário que anda será divulgado.

Mas, afinal de contas, quais são os requisitos do abono salarial? Confira abaixo:

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há 5 anos, no mínimo;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por 30 dias, no mínimo, considerando o ano-base em questão (que, nesse caso, é o de 2019);
  • Ter recebido até 2 salários mínimos, em média.

Ou seja, o trabalhador que exerceu atividade remunerada com registro em carteira por, pelo menos, um mês no ano passado, terá direito ao abono salarial, desde que esteja inscrito no PIS há, pelo menos, 5 anos.

Quer saber como calcular o valor da antecipação do abono salarial PIS? Confira abaixo!

antecipação abono salarial

Quais os valores deste pagamento?

Como mencionamos, o valor máximo que uma pessoa pode receber no abono salarial é de um salário mínimo do ano vigente. Para a antecipação do abono salarial, vale a mesma regra.

E qual é a regra?

É simples: O valor a ser recebido pelo trabalhador é proporcional ao número de meses trabalhados no ano base em questão.

Nesse caso, considerando a o salário mínimo atual (R$1.045,00), quem trabalhou apenas 1 mês em 2019 terá direito a R$87,08 (1/12 do salário mínimo), enquanto quem trabalhou nos 12 meses do ano terá direito ao salário mínimo integral.

Como saber se eu tenho direito?

A antecipação do abono salarial será um direito de todos que cumprem os requisitos que explicamos neste artigo.

Portanto, apenas tenha certeza de que você cumpre os requisitos de tempo mínimo de inscrição no PIS, salário e tempo de trabalho em 2019. Feito isso, apenas fique ligado na divulgação do calendário!

Quer saber mais sobre a antecipação do abono salarial? Assista ao vídeo:



Compartilhar: