Skip to content

Antecipar Décimo Terceiro Salário é Possível!





Para muitos brasileiros, antecipar décimo terceiro salário é uma alternativa de fonte de renda extra, seja para poder quitar alguma conta urgente, ou até mesmo para aproveitar uma oportunidade de adquirir algo com desconto e que exija pagamento a vista.

Praticamente todas as instituições financeiras atualmente já oferecem o serviço de antecipação de décimo terceiro, como por exemplo:

  • Bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Santander.
  • Financiadoras: Crefisa, Sicredi, Sicoob Credial.

Mas é preciso tomar muito cuidado, pois muitas vezes existem encargos que não são tão vantajosos e pode ser melhor esperar até a data certa para estar com o valor todo em mãos.




Além disso, é preciso ter em mente que essa ação é a mesma coisa que estar fazendo um comodato, e de qualquer forma terá que fazer o pagamento depois, e com tarifas, ou seja, ‘antecipar décimo terceiro vale a pena mesmo? Leia com atenção todos os tópicos abaixo antes de tomar sua decisão.

Pode Antecipar Décimo Terceiro Salário?

antecipar décimo terceiro
Antecipar Décimo Terceiro Salário é Possível!

Sim, claro que isso é possível tanto é que existem duas opções para se antecipar décimo terceiro salário, essas opções são:

  • Fazendo o pedido de adiantamento para a empresa, em caso de férias.
  • Aceitar uma das inúmeras ofertas feitas pelas instituições que existem atualmente de antecipação.

Em algumas ocasiões, a antecipação do décimo terceiro dos aposentados acontece automaticamente como mencionamos no artigo, 13° aposentados INSS.




Mas independente da situação, o melhor é sempre estar atento, pois existem questões a se refletir, como por exemplo:

  • É realmente necessário fazer esse pedido de antecipação?
  • Se o valor que for antecipar é para fazer uma compra, será que o desconto à vista vale realmente a pena?
  • Se a antecipação do décimo terceiro, for feita através de uma instituição, será que a diferença as taxas de juros são realmente vantajosas?

Ou seja, é preciso penar muito bem antes, para não se arrepender depois.

Como Antecipar Décimo Terceiro Salário?

O procedimento para pedir o adiantamento pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Diretamente com a empresa ou órgão público
  • Valor de adiantamento 50% referente à primeira parcela do 13° salário.

Para fazer o pedido de antecipação do décimo terceiro para usufruir no mês de férias, o funcionário precisa fazer um requerimento por escrito, que deve ser entregue entre 01 a 31 de janeiro do ano vigente das férias, ao departamento responsável.




Lembrando que os funcionários públicos beneficiados com férias no primeiro semestre deve se manifestar de qualquer forma, caso contrário o pagamento é feito autenticamente no mês de julho.

Fazer o pedido de antecipação do décimo terceiro através de uma instituição financeira:

  • Valor de adiantamento pode ser de até 100% do 13° salário.

Neste caso é preciso encontrar uma boa financeira ou banco com as taxas mais baixas de juros, pois será como um crédito, comprometendo o 13° salário.



Tornamos a repetir, é preciso estudar bem se a situação exige mesmo essa antecipação, ou seja, verifique valores de tarifas, taxas, juros e quaisquer que sejam os outros encargos que possam estar embutidos na negociação.

antecipação decimo terceiro

Bancos que Antecipam o 13º Salário

Praticamente todos os bancos já oferecem essa opção de comodato, pois sim, é uma forma de crédito, com juros que pode ser bem mais baixos.

Os principais bancos que se oferecem para antecipar décimo terceiro são as instituições que na maioria das vezes repassam o pagamento das empresas e de órgãos públicos, como por exemplo:

  • Caixa econômica: http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/credito-pessoal/antecipacao-13-salario/Paginas/default.aspx
  • Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/emprestimo/emprestimo-pessoal/antecipacao-do-13-salario#/
  • Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/emprestimo-e-financiamento/antecipacoes/antecipacao-de-13.shtm
  • Itaú: https://www.itau.com.br/emprestimos-financiamentos/antecipacao-decimo-terceiro/
  • Santander: https://www.santander.com.br/creditos-e-financiamentos/para-voce/antecipacao-de-13-salario

Já as principais financiadoras que fazem a antecipação do décimo terceiro são:

  • Crefisa: https://www.crefisa.com.br/antecipacao-do-13o/
  • Sicoob: https://www.sicoob.com.br/para-voce-credito/-/asset_publisher/S2PcJZZGrBnB/content/credito-pessoal-sicoob
  • Sicredi: https://www.sicredi.com.br/html/para-voce/credito/

Antes de tomar essa atitude, pesquise, reavalie taxas, aprenda mesmo como funciona a antecipação do décimo terceiro, seja em qual for a instituição que escolher, pois uma vez feito isso não tem como voltar atrás.

Posso Pedir Adiantamento do 13º Salário nas Férias?

Como já mencionamos, é possível pedir a antecipação do décimo terceiro para ser paga juntamente com as férias. Mas o pedido deve ser entregue no mês de janeiro do ano referente às suas férias, ou seja, quem vai tirar férias em outubro de 2020, deve fazer o pedido no mês de janeiro de 2020.

Assista no vídeo a opinião de um especialista sobre essa situação antes de se decidir:

Ainda tem muitas dúvidas? Dê uma olhada em todos os outros artigos que estão no Meu INSS Online, ou entre em contato direto conosco através da parte de comentários.



Compartilhar: