Skip to content

Meu INSS Aplicativo: Para Que Serve?





Baixar Meu INSS, aplicativo, pode ser a solução ideal para você resolver problemas junto ao órgão. Diariamente, milhares de pessoas se deslocam de suas casas até às agências, enfrentam filas, perdem tempo e, no final de tudo, o que conseguem é apenas desculpas dos atendentes sobre os processos de seus benefícios.

Sem contar que, às vezes, em cidades populosas como São Paulo, as pessoas esperam meses para serem atendidas. É um absurdo, não é?



Mas agora isso não é mais necessário! Se você já passou por algum problema similar ou nem quer imaginar, saiba que o governo criou o aplicativo Meu INSS para agilizar todos os serviços prestados pela Previdência Social aos cidadãos.

Por isso, decidimos explicar com mais detalhes, neste artigo, para que serve o aplicativo, como baixá-lo, quais são as funções gerais e como utilizá-las.



Preparado? Acompanhe!

Meu INSS Aplicativo
Meu INSS Aplicativo: Para Que Serve?

Para que serve o Meu INSS aplicativo

O aplicativo INSS serve para facilitar e agilizar os processos dos benefícios que, antes, só eram resolvidos nas agências do instituto.

Como adiantamos, por conta das dificuldades enfrentadas pelos cidadãos, o governo propôs como solução disponibilizar os serviços pela internet. Isso diminuiu a lentidão e a lotação nas agências.

Nesse aplicativo, são oferecidos cerca de 15 serviços, no momento. Dentre eles, você pode fazer requerimentos, agendamentos, simular aposentadorias, obter extratos, entre outros serviços.

Além disso, o Meu INSS app é útil também para acompanhar suas contribuições e saber como anda a situação do seu benefício. Ou seja, são várias informações em apenas poucos cliques, acompanhe o nosso artigo e saiba como baixar aplicativo INSS.

Saiba como baixar o aplicativo da Previdência Social

Se você tem dúvidas como: “Quero baixar no meu celular o app é possível?” Iremos te auxiliar neste artigo.

Agora que você já sabe para que serve o app do INSS e como ele é útil, vamos ao passo a passo para baixá-lo e poder usufruir dessa vantagem.

  1. Acesse a loja de aplicativos no seu celular (Google Play, App Store, etc.).
  2. Procure por “meu inss aplicativo” e baixe o “Meu INSS – Central de Serviços” (abaixo do nome está escrito “DATAPREV”).
  3. Instale-o.

Após a instalação, assim que você abrir o aplicativo, 3 mensagens de informações e boas-vindas serão exibidas, explicando como você encontrará os serviços oferecidos, dados de segurança, como conseguir a senha inicial e contato para tirar dúvidas. A seguir, daremos mais detalhes de como utilizá-los.

Funções e serviços do app do INSS

Agora que você conseguiu baixar o aplicativo do INSS, é preciso conhecer as funções e os serviços oferecidos por ele.

Veremos a seguir.

  • Aposentadorias urbanas: disponibiliza serviços de aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade para trabalhadores urbanos.
  • Agendamentos e requerimentos: aqui, você pode solicitar atendimento presencial (que será um agendamento) ou à distância, bem como acompanhá-los.
  • Agendamento de perícia médica: essa opção permite que o cidadão agende a perícia médica inicial ou prorrogue ou pedido, além de consultar data da perícia.
  • Alterar dados: permite que você altere seus dados cadastrais, como telefone, endereço, etc.
  • Acessar o portal do INSS: aqui você será redirecionado para página principal do INSS, o site oficial INSS, onde você pode obter mais informações sobre algo relacionado a isso.
  • Carta de concessão de benefício: nesse item, você visualizará a sua carta de concessão, que contém a aprovação de benefício do INSS, informações sobre o banco responsável pelo pagamento do benefício e como é realizado o cálculo para a apuração da renda.
  • Consultar a revisão de benefício: essa consulta serve para verificar se seu benefício está na lista daqueles que precisam de quanto à forma de cálculo.
  • Declaração de benefício: permite que você emita uma declaração informando se você possui ou não algum benefício registrado em seu CPF.
  • Extrato previdenciário (CNIS): essa opção permite ao segurado visualizar todas as contribuições feitas para a Previdência Social, além dos dados cadastrais, os vínculos de trabalho e as respectivas remunerações.
  • Extrato de pagamento de benefício: aqui, você pode visualizar um comprovante de renda do seu benefício, com detalhes sobre valores, banco e data de pagamento.
  • Extrato de empréstimo consignado: permite que você consulte os valores descontados do seu benefício por conta de algum empréstimo contratado, além dos detalhes relacionados.
  • Extrato de imposto de renda: nesse item é possível visualizar um relatório com informações para a declaração do imposto de renda.
  • Encontrar uma agência: essa opção serve para procurar as agências do INSS mais próximas do seu endereço.
  • Resultado de perícia médica: permite que você verifique o resultado da perícia médica.
  • Salário-maternidade urbano: disponibiliza serviços relacionados ao salário-maternidade, tanto no nascimento de uma criança quanto na adoção, também para trabalhadores urbanos.
  • Simulação de tempo de contribuição: nessa opção, você verá seus dados de contribuição assim como no extrato. Porém, você poderá adicionar novos vínculos de trabalho para simular sua pontuação e visualizar os detalhes de uma possível aposentadoria.
  • Declaração para o contribuinte individual: como o nome já diz, essa opção serve para baixar uma declaração de regularidade (DRSCI) para o contribuinte individual.

Como usar as funções do app
Como usar as funções do app

Como usar as funções do app

Não há segredos para utilizar o aplicativo da Previdência Social, será necessário realizar apenas um cadastro para usar os serviços.

Para isso você pode realizar os seguintes passos:

  1. Procure um ícone com o rosto de uma pessoa no canto superior direito da tela, clique nele e depois em login.
  2. Na próxima tela, clique em “cadastre-se”.
  3. Informe seus dados e prossiga.
  4. No próximo passo, ele fará algumas perguntas sobre suas contribuições e vínculos de trabalho. Responda com cuidado e prossiga.
  5. Agora surge sua senha inicial, salve essa senha e retorne à tela inicial de login.
  6. Insira seu CPF e a senha inicial.
  7. Agora o app pede para cadastrar uma nova senha; digite-a de acordo com as exigências.
  8. Após alterar a senha, você já pode acessar todos os serviços!

Como vimos o meu INSS, aplicativo, é a forma mais ágil de resolver problemas com a Previdência Social, permitindo que você tenha noção sobre suas informações salvas no sistema, economize tempo e não tenha dor de cabeça com atrasos.

E ainda, você descobriu como utilizar o aplicativo e recursos do Meu INSS, como saber se o INSS está em dia, como saber se o dinheiro da aposentadoria já está disponível e como resolver problemas relacionados a algum benefício previdenciário.

Portanto, se esse artigo foi útil para você, compartilhe com outras pessoas para ajudá-las também!

 

Compartilhar: