Skip to content

Aposentadoria por Idade Rural – Saiba seu direito!





Tudo o que você precisa saber sobre aposentadoria por idade rural está aqui nesse artigo!

O assunto aposentadoria causa muitas dúvidas, principalmente com as últimas reformas que alteraram diversos pontos cruciais das regras e deixaram a população ainda mais perdida sobre o assunto.

Você se enquadra nesse grupo de pessoas que precisam saber mais sobre a aposentadoria? Neste artigo vamos tratar de uma modalidade que, por ser mais desconhecida, é ainda mais alvo de perguntas e dúvidas.

Confira aqui informações sobre aposentadoria por idade rural INSS. Os principais requisitos como dar entrada, documentos necessários, diferenças da aposentadoria normal e mais.

Lembramos que esse site não possui quaisquer ligações com os órgãos e entidades responsáveis pela aposentadoria. Nosso intuito é esclarecer dúvidas ao ampliar o acesso às informações.

Siga na leitura e confira!

Aposentadoria por Idade Rural: quais são os requisitos?

aposentadoria por idade rural 2021
Fonte / reprodução: https://pixabay.com/illustrations/retirement-man-age-senior-4711057/

A aposentadoria por idade rural funciona de forma semelhante à aposentadoria normal, mas ainda assim possui algumas diferenças. Neste tópico vamos falar sobre os principais requisitos.




Esse tipo de aposentadoria é direcionado a trabalhadores rurais que cumpram dois itens básicos: idade e tempo de carência. Dentro desses aspectos existem outras exigências.

Confira a seguir aposentadoria por idade rural requisitos:

  • Para homens: ter 60 anos de idade e ao menos 180 meses de carência;
  • Para mulheres: ter 55 anos de idade e ao menos 180 anos de carência.

Esses requisitos, em comparação aos da aposentadoria urbana, são considerados mais simplificados devido às diferenças de condições de trabalho no campo.

Dessa maneira, basta seguir os requisitos e dar entrada com o pedido para receber o benefício. Falaremos nos próximos tópicos como fazer todo o procedimento.

Como dar entrada na Aposentadoria por Idade Rural?

O primeiro passo para dar entrada na aposentadoria por idade rural é cumprir os requisitos descritos no tópico anterior. Estando de acordo, é hora de seguir para a próxima etapa.




Os trabalhadores rurais que sejam segurados empregados, trabalhadores avulsos ou segurados especiais tem direito à aposentadoria rural.

Não é preciso ir a uma agência do INSS parada dar início ao processo de requerer a aposentadoria por idade do trabalhador rural. Tudo deve ser feito pela internet através do site ou aplicativo Meu INSS. Confira as etapas;

  • Acessar o Meu INSS;
  • Clicar em Agendamentos/Solicitações;
  • Clicar em Novo Requerimento;
  • Selecionar o serviço da aposentadoria por idade rural 2021;
  • Preencher as informações solicitadas;
  • Confirmar a solicitação.

O tempo para obter a resposta é de aproximadamente 45 dias corridos.

Quais os documentos necessários para esta aposentadoria?

Para solicitar aposentadoria por idade rural o trabalhador terá que ter em mãos alguns documentos. O principal deles é algum comprovante que mostre que ele exerce atividade rural.




Esse documento pode ser um contrato, um cadastro no INCRA, notas fiscais, declarações de imposto de renda, comprovante de pagamento de ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural), entre outros.

Também pode ser solicitado aos trabalhadores documentações como certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos, título de eleitor, certificado de alistamento e outros.

A lista completa pode ser conferida no site do INSS conforme o seguinte link:

https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/seus-direitos-e-deveres/atualizacao-de-tempo-de-contribuicao/documentos-originais-para-comprovacao-de-tempo-de-contribuicao/documentos-trabalhador-rural

Qual a diferença da Aposentadoria por Idade Rural da aposentadoria normal?

A aposentadoria por idade rural INSS é diferente da aposentadoria urbana? A resposta é sim. Vamos explicar com mais detalhes logo abaixo.

Um dos principais pontos de diferente entre os dois tipos de aposentadoria é a incidência das mudanças provocadas pela Reforma da Previdência. O trabalhador rural não sofreu nenhuma modificação.

Outra questão importante é que a aposentadoria por idade rural exige menos requisitos para que seja possível dar entrada no processo, isso por causa das maiores dificuldades nas condições de trabalho.

O cálculo do benefício também é feito de forma diferente, visto que as alíquotas são bem diferentes das observadas nos trabalhos em territórios urbanos.

O que mudou com a reforma da previdência na Aposentadoria por Idade Rural?

aposentadoria por idade rural inss
Fonte / reprodução: https://pixabay.com/illustrations/retirement-man-age-senior-4711057/

Se você está preocupado com as mudanças causadas pela reforma da previdência, pode ficar tranquilo. Tudo segue normal, ou seja, a aposentadoria por idade rural antes da reforma é a mesma coisa atualmente.

Nenhuma mudança foi feita já que os pedidos para alterações foram negados nas primeiras votações. Não foi modificado nem a idade mínima, nem o tempo de carência.

O que isso significa? Que a aposentadoria por idade rural foi mantida da mesma forma, com os mesmos requisitos básicos que já citamos anteriormente neste artigo.

Qual o teto máximo para Aposentadoria por Idade Rural?

O cálculo para o recebimento do valor da aposentadoria por idade rural é feito usando a média de 80% das maiores contribuições a partir de julho de 1994.

A partir do valor dessa média será calculado o valor de 70% + 1% ao ano de contribuição ao INSS feito pelo trabalhador.

Em relação ao teto máximo, é informado que o benefício da aposentadoria não pode ser inferior ao valor do salário mínimo ou superior ao teto do INSS.

Atualmente esse valor do teto máximo do INSS é de R$ 6.433,57.

Tempo de carência, como funciona?

Tempo de carência é a outra modalidade de aposentadoria que o trabalhador rural pode solicitar. Ela não usa como base a idade do trabalhador e sim a sua contribuição junto ao INSS.

Ou seja, a aposentadoria por idade rural carência exige que o trabalhador tenha ao menos 180 contribuições mensais. Esse número é igual a 15 anos de contribuição.

Aos trabalhadores do campo, a aposentadoria por idade rural acaba por ser mais comum por ser mais fácil em relação à aposentadoria urbana, bastante comprovar que durante sua contribuição trabalhou apenas no campo.

Relembre todos os documentos e requisitos para a aposentadoria por idade rural assistindo ao vídeo no YouTube a seguir:

Deixe um comentário se você gostou do conteúdo desse post!



Compartilhar: