Skip to content

Aposentadoria Urbana – Confira se você se encaixa nela!





Existem dúvidas que pairam na cabeça da maioria das pessoas, uma dela diz respeita a aposentadoria por idade urbana.

Após uma vida inteira dedicada ao trabalho, nada melhor do que poder se aposentar e desfrutar de todo o esforço. A aposentadoria por idade urbana é o benefício que mantem o pagamento do trabalhador, mesmo após ele deixar de efetuar o serviço.

O órgão responsável por monitorar e controlar todos os benefícios, referentes aos trabalhadores, é o INSS. Ele dispõe de sedes, atendimento telefônico e opções online, para viabilizar os recursos para todos. No entanto, o ano de 2020, começou com a mudança nas regras da aposentadoria por idade urbana.




Desde o início do mandato de Jair Bolsonaro, foram estudadas as possibilidades para a não eliminação desse projeto, mas uma solução foi encontrada. Ela é a Reforma da Previdência, que mudou as leis e criou ainda mais dúvidas entre os brasileiros.

Entenda mais sobre a aposentadoria por idade urbana e a reforma da previdência, e descubra se você se enquadra nas novas regras:

Quem tem direito a uma Aposentadoria Urbana?

aposentadoria por idade urbana 2020
Aposentadoria Urbana – Confira se você se encaixa nela!

A aposentadoria por idade urbana e indicada para todos os trabalhadores que tenham efetivado o básico de contribuições durante a vida e que não executaram serviços domésticos e rurais, pois esses possuem determinações diferentes.




Existem regras básicas para fazer o pedido da aposentadoria por idade urbana, veja os principais requisitos para um candidato:

  • Mulheres devem ter, no mínimo, 62 anos;
  • Homens devem ter, no mínimo, 65 anos;
  • Ter contribuído com, no mínimo, 180 meses (ambos os sexos).

Demais condutas são consideradas caso a caso, como as pessoas que estavam perto de se aposentarem quando houve a Reforma, essas entram na aposentadoria por idade urbana regra de transição. Elas se enquadram em um pedágio, onde o benefício é concedido após o pagamento de um determinado montante.

Como funciona a Aposentadoria Urbana?





O cidadão deve preencher todos os requisitos da aposentadoria por idade urbana, ter os pagamentos de impostos em dia e carteira de trabalho atualizada.

Ele efetua o pedido diretamente no INSS e aguarda uma posição do órgão. Esse, por sua vez, tem 45 dias para dar uma resposta para a aposentadoria por idade urbana e rural, no entanto, o tempo pode ser estendido sem avisos prévios.

Em média, um cidadão brasileiro aguarda 145 dias para ter o benefício da aposentadoria por idade urbana aprovado. Alguns ainda precisam entrar com medidas judiciais para conseguir o direito, mas cada caso funciona de modo diferente.

Como solicitar aposentadoria por Idade Urbana?




Confira o passo a passo de como fazer o pedido da aposentadoria por idade urbana:

  1. Verificar se preenche os requisitos para a aposentadoria por idade urbana
  2. Acesse o site do INSS, https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/;
  3. Preencha os campos com o login;
  4. Dentro do sistema, escolha a opção de “agendamentos” e depois em “requerimentos”;
  5. Posteriormente escolha “novo requerimento”;
  6. Um campo de pesquisa será aberto, basta preenche-lo com “aposentadoria” e optar pela opção que condiz com o seu caso;
  7. Todo o acompanhamento pode ser feito na plataforma, na mesma opção escolhida para iniciar o pedido;

Todo o trâmite da aposentadoria por idade urbana pode ser feito online, sem a necessidade de comparecimento a uma agência do INSS.

No entanto, a falta ou o erro nas informações podem levar ao pedido de atendimento presencial. Cada caso é avaliado, para poder liberar, ou não, a entrada na aposentadoria por idade urbana.

Em alguns casos, o INSS pede a apresentação de documentos comprobatórios, mas na maioria das vezes eles já estão registrados no sistema e são captados pelo número do NIS. Documentação para realizar o pedido da aposentadoria por idade urbana:

  • RG;
  • CPF;
  • Documentos do procurador e procuração (quando necessário um representante legal para a aposentadoria por idade urbana);
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão de Tempo de Contribuição.

como fica a aposentadoria por idade urbana

Qual o valor deste tipo de aposentadoria?

As novas regras da Reforma da Previdência indicam que o valor a ser recebido na aposentadoria por idade urbana é de 60% da média do salário.

O montante recebido durante os anos de contribuição, é dividido pelos meses pagos. Desse resultado, 60% será o que um beneficiário da aposentadoria por idade urbana irá receber.

Exemplo: Ricardo ganhou 1.000 reais por mês, durante 15 anos.

1.000 X 180 = 180.00

15 X 12 = 180 meses

Resultado = 1.000 – 40% = R$ 600,00 de aposentadoria por idade urbana valor.

O que a diferencia das outras? Entenda.

Existem 6 tipos de aposentadoria, elas podem ser rurais ou urbanas. Quando o trabalhador realiza serviços rurais, ele tem alguns benefícios maiores, já que o trabalho prestado é mais desgastante e oferece mais riscos.

Também existem funções que apresentam risco a vida e oferecem uma aposentadoria por idade urbana mais rápido, mas cada caso é avaliado individualmente. Os principais tipos são:

  • Aposentadoria por Tempo de contribuição
  • Aposentadoria por Tempo de contribuição por pontos
  • Aposentadoria Especial
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição com atividade especial
  • Aposentadoria por Idade urbana
  • Direito adquirido

Confira o vídeo e tire todas as dúvidas:



Compartilhar: