Skip to content

Descubra quem receberá os Atrasados do INSS neste ano!





Em 2020 serão pagos os atrasados do INSS, aos aposentados e pensionistas, que pediram na Justiça a revisão ou a concessão do benefício.

Os segurados precisam verificar o andamento de suas ações e se já houve o trânsito em julgado, quem estiver com suas ações nessa condição, pode entender que o INSS não pode mais recorrer e que o valor vai ser liberado.

Os valores de até 60 salários mínimos serão pagos em 12 lotes mensais, nos processos de revisões do benefício o pagamento deve abranger até 5 anos antes do pedido feito pelo segurado.

Os pagamentos dos atrasados do INSS podem ser efetuados de duas maneiras, por RPV – Requisição de Pequeno Valor, ou Precatórios.

Ao longo deste artigo vamos detalhar como vai funcionar as duas formas e ainda vamos abordar mais sobre este assunto tão importante, como:




Qual a previsão de pagamento dos Atrasados do INSS? Quais os principais benefícios Atrasados do INSS? Como INSS paga os Atrasados? Quanto tempo de espera para receber Atrasado do INSS? Por isso continue acompanhando!

Confira:

Qual a previsão de pagamento dos Atrasados do INSS?

o que é atrasado do inss
Descubra quem receberá os Atrasados do INSS neste ano!

O atrasado do INSS só será pago para aqueles cujo processo já está na etapa de autuação ou protocolo. Esse momento é quando a justiça libera uma autorização para o pagamento, logo após o processo ter entrado em etapa de execução, onde juros e correção monetária são calculados.




Portanto, serão cerca de 74.000 segurados que receberão os atrasados do INSS no decorrer do ano de 2020, receberão, também, no decorrer desse ano os beneficiários que tiveram seus processos autorizados para pagamento, pela Justiça, entre 2 de julho de 2018 e 1º de julho de 2019, porém, ainda não há previsão do mês para o pagamento.

Ressaltando que, os processos que foram autorizados pela justiça até dezembro 2019, receberão a quantia correspondente ao salário mínimo de 2019, porém, os que forem sendo processados a partir de janeiro de 2020, vão receber de acordo com os valores vigentes desse ano.




Essa diferenciação é importante, pois determina a forma como os segurados receberão, se por RPV ou precatórios, mas vamos abordar sobre elas mais para frente, continue lendo para saber mais!

Quais os principais benefícios Atrasados do INSS?

Os beneficiários que entraram na justiça são aposentados por invalidez, invalidez por acidente de trabalho, auxílio-acidente, auxílio-doença por acidente no trabalho, auxílio-acidente ou doença previdenciário, pensão por morte e morte causada em casos de acidente de trabalho.

Por isso, quem entrou na justiça para pleitear seus direitos, pela demora na concessão do benefício ou revisão, deve verificar suas ações, pois, a justiça liberou o pagamento aos beneficiários cujo processo não cabe mais recurso.

Como INSS paga os Atrasados?

Os pagamentos serão realizados de duas formas: por RPV ou precatórios. Serão realizados mensalmente os pagamentos por RPV os valores que forem inferiores a 60 salários mínimos, serão pagos os valores do benefício INSS em atraso e encargos.



Também serão pagos pelo INSS um lote referente a revisão dos auxílios por invalidez que foram concedidos entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009. No ano 2020, provavelmente em maio, os beneficiários cuja idade era entre 46 e 59 anos em 17 de abril de 2012 e não recebiam os valores corretos do benefício, começarão a receber os atrasados do INSS.

Esses pagamentos ocorrerão porque os valores foram calculados em cima de 100% das contribuições, contudo 20% das menores contribuições deveriam ter sido descartadas no cálculo da média do salário, os valores serão pagos até 2022.

As consultas dos casos de revisão podem ser feitas também pelo site do Meu INSS na opção “Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29”. Já os pagamentos de valores acima de 60 salários mínimos serão realizados via precatórios, os valores que foram autorizados pela justiça entre 02/07/2018 e 01/07/2019 serão pagos em 2020.

Contudo, os valores corresponderão ao salário mínimo vigente na época da autorização da justiça, isso quer fizer que quem teve o pagamento autorizado em 2018, os valores serão no mínimo R$ 57.240 e se os pagamentos foram autorizados em 2019 o valor será de R$ 59.880.

Consultar se você já está na lista para receber os precatórios do atraso no pagamento do benefício do INSS 2019 ou 2018 é bem simples, você pode consultar com o seu advogado ou acessar o site: www.camara.leg.br/com Selecionar LOA 2020 – Precatórios e localizar o tribunal onde foi protocolada a ação.

atrasado do inss

Quanto tempo de espera para receber Atrasado do INSS?

Se a sua dúvida é: Quanto tempo de espera para receber Atrasado do INSS? Confira agora. Quando o INSS demora na concessão de um benefício precisa pagar pelo atraso pagamento o benefício do INSS os valores revisados.

Contudo, quando esse benefício só é concedido na justiça os pagamentos são realizados de formas e prazos diferentes, por exemplo, após a autorização de pagamento de uma RPV pela justiça o INSS tem até 60 dias para pagar, porém, geralmente, tem um prazo médio de 30 dias para concessões e 30 dias para revisões.

Precatórios dependem da data de autorização para pagamento pela justiça, podem ser pagos até o ano seguinte a data da autorização, se o INSS realizar o pagamento com atraso do benefício INSS poderá receber multas.

Quem tem direito a receber os atrasados da aposentadoria?

Sempre que o INSS demora na aprovação de um benefício, precisa pagar os benefícios atrasados do INSS, porém, em alguns momentos, os beneficiários aposentados e pensionistas precisam solicitar a concessão ou revisão do benefício na Justiça.

Quando isso acontece e o INSS não tem mais como mover mais nenhum recurso no processo, os beneficiários têm direito a receber o pagamento benefício do INSS em atraso.

Saiba mais no vídeo abaixo:



Compartilhar: