Skip to content

Entenda sobre o Auxílio Maternidade para Desempregada

Conheça quais os benefícios auxílio maternidade para desempregada.

Toda futura mãe, se preocupa com a condição financeira ao enfrentar uma gravidez ou mesmo uma adoção, principalmente se estiver desempregada. E muitas mulheres desconhecem que tem direito de receber um auxílio maternidade para desempregada.

No entanto, se você esta grávida, vai adotar ou mesmo se sofreu um aborto espontâneo e contribuiu com um tempo mínimo de 10 meses ao INSS no decorrer da vida, mesmo estando desempregada hoje, você mamãe possui esse direito. O Auxílio maternidade é um direito de todas as mulheres que sejam, ou já foram seguradas pelo INSS no Brasil.

Dessa forma, todas as mamães que são ou foram contribuintes e necessitam solicitar o auxílio maternidade em casos de gravidez, aborto (quando não intencional), adoção ou guarda oficial para fins de adoção, podem e devem receber esse auxílio conforme previsto na lei 8.213/91 da Constituição.

Nesse artigo abordaremos como funciona o auxílio maternidade para desempregada, esclarecendo em detalhes para que você mamãe possa solicitar o seu o quanto antes.

 O Auxílio Maternidade para Desempregada é permitido?

como requerer o auxílio maternidade para desempregada

 Mesmo se você esta desempregada, é possível garantir o  benefício auxílio maternidade, caso esteja dentro do período de gratuidade exigido, ou seja, quando uma pessoa continua segurada do INSS mesmo sem estar trabalhando no momento.

Mas para isso é necessário que tenha sido contribuinte, em um trabalho CLT, de forma particular ou via contrato ( contribuinte) por um tempo mínimo de 10 meses, sendo obrigatório a comprovação de que sua última contribuição aconteceu em até 12 meses anteriores à data do parto ou adoção.No caso de quem contribuiu por mais de 10 anos, o prazo de gratuidade é de 24 meses.

Nesse quadro, em caso de mulheres que pediram demissão do trabalho, afastamento ou foram demitidas, as mesmas continuam sendo seguradas por até 12 meses após a data de saída da empresa, ou 24 meses nos casos de contribuição por mais de 10 anos ao INSS.

Vale lembrar que quem recebe seguro desemprego, tem o período de gratuidade estendido por mais um ano.

Qual o valor do Auxílio Maternidade para Desempregada?

 O valor recebido de auxílio maternidade dependerá de um cálculo feito pelo próprio INSS com base nos salários anteriores da segurada.

O cálculo de auxílio maternidade desempregada é feito pelo próprio INSS, tomando como base o histórico do CNIS ( arquivo do INSS que informa todos os salários e contribuições de uma pessoa) e vai depender do tempo de contribuição, valor do antigo salário ou valor da contribuição em caso de autônomas.

Quantos meses recebe Auxílio?

 O tempo de recebimento do auxílio vai depender de cada caso, por exemplo:

  • Em casos de gravidez e parto = 120 dias
  • Adoção e\ou guarda judicial para adoção = 120 dias
  • Natimorto = 120 dias
  • Aborto espontâneo ou não criminoso = 14 dias

Como solicitar o benefício? Passo a passo

Para receber o beneficio maternidade desempregada, é preciso efetuar a solicitação pela internet.bSaiba como dar entrada no auxílio maternidade para desempregada em três passos:

  •  Acesse a página do INSS
  • Entre na pagina do INSS,(https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/salmater/atualizacao),
  • Faça login, vá em salário maternidade. Caso não possua login basta criar um.
  • Preencha a página com os dados requeridos e envie.
  • Compareça a sede da Previdência Social mais próxima

Ainda no site do INSS é possível fazer um agendamento para entrega dos documentos que irão liberar o beneficio maternidade.

Com o auxílio maternidade desempregada agendamento efetuado, vá até a sede da Previdência Social ( INSS ) e leve os documentos requeridos ainda na ficha que preencheu online para seu determinado caso. Se tiver alguma dúvida basta ligar para a central de atendimento do INSS no 135.

auxílio maternidade desempregada a 3 anos

Documentos necessários para dar entrada no seguro maternidade:

Os documentos necessários para dar entrada no seguro maternidade desempregada são:

  • Atestado médico para o último mês de gestação, em caso de gravidez.
  • Certidão de nascimento, em caso de parto.
  • Documentos que comprovem adoção ou guarda judicial para uma futura adoção.
  • Certidão de Óbito para casos de abortos dentro da lei.

È importante lembrar que caso você tenha sido mandada embora ou pedido as contas de uma empresa a menos de um ano, a empresa  em que trabalhou ainda será responsável pelo pagamento do auxílio com valor igual a seu antigo salário.

Qual o valor do salário Maternidade 2020?

Atualmente o valor pré determinado para o auxílio maternidade pelo INSS para desempregada varia, podendo ser desde o último salário informado em carteira, para asseguradas que trabalharam em regime CLT ou com base no valor total de contribuição para seguradas autônomos ou liberais.

Se você esta desempregada e se enquadra dentro das exigências do INSS, não perca tempo e solicite o quanto antes seu auxílio maternidade para desempregada.

Veja o vídeo:

Compartilhar: