Skip to content

O que é um Benefício Habilitado do INSS?





Benefício habilitado é quando o processo de algum pedido de benefício do INSS já foi iniciado e consta no sistema, mas não foi analisado.

É comum as pessoas verem o status “benefício habilitado” e acharem que o pedido foi aceito e está tudo certo. Com isso, elas comparecem a agência para finalizar e descobrem que o processo nem foi analisado ainda.

Você iniciou seu pedido e tem dúvidas? Então continue a leitura, porque explicaremos detalhadamente o que é um benefício habilitado, revelaremos quanto tempo demora para análise de um benefício habilitado, como consultá-lo e outras questões.




Então se você ainda tem dúvidas e esta se perguntando: ‘O que significa benefício e como consultar?” acompanhe o artigo.

Tudo isso para você evitar confusão e acompanhar o pedido corretamente.

Vamos lá!

Benefício Habilitado do INSS
Você sabe o que é um benefício habilitado do INSS?

O que é um benefício habilitado?





Como resumimos anteriormente, benefício habilitado é um status do pedido de auxílio feito junto ao INSS.

Isso significa que o processo consta no sistema, que você entregou os documentos corretos e que o pedido está aguardando ser analisado.

Portanto, o pedido precisa ser analisado por um analista da Previdência Social para comprovar a necessidade é real.

O analista vai verificar seus documentos e descobrir se você realmente se encaixa nas condições exigidas para obter o benefício.

Feito isso, ele concederá ou negará o pedido. Ou seja, quando o benefício estiver no status habilitado, não significa que o benefício foi concedido ou negado, isso mostra apenas que o processo foi iniciado.

E quanto ao benefício pré-habilitado?

Você já sabe o que significa benefício habilitado no INSS. Mas o que é um benefício pré-habilitado? Esse é mais simples, esse status aparece assim que você efetua seu pedido, e significa que seu pedido foi registrado no sistema, mas ainda não está liberado para a análise de um profissional da previdência.

Recapitulando os dois status:

  • benefício pré-habilitado INSS: seu pedido foi cadastrado no sistema, mas não está liberado para a análise;
  • benefício habilitado INSS: seu pedido está liberado para a análise e aguarda um profissional para isso.

Assista ao vídeo e descubra o que significa benefício habilitado.

Quanto tempo de análise leva o benefício habilitado?

Após descobrir o que significa benefício pré-habilitado no INSS, certamente você quer saber quanto tempo demora para análise de um benefício habilitado. Saiba que o tempo máximo é 45 dias. Após esse tempo, você poderá consultar o status novamente e ver o resultado final.

Se ele constar como “benefício concedido” ou “deferido”, é porque seu pedido foi aceito e, por fim, eles enviarão a carta de concessão a você — que demora aproximadamente 20 dias para chegar em sua casa.

Por outro lado, se o pedido constar como “benefício indeferido”, infelizmente seu pedido não foi aceito.

Lembrando que esse tempo limite começa a ser contado após o início do status “benefício habilitado”. Ou seja, se ainda estiver em “pré-habilitado”, o tempo de 45 dias não está valendo.

Outra dica importante é: se o seu pedido ultrapassar os tempo limite e não houver uma decisão, você pode fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS, tanto pelo site, no endereço:  https://www.inss.gov.br/ouvidoria/ ou pelo telefone 135.

Como consultar o benefício habilitado
Como consultar o benefício habilitado

Como consultar o benefício habilitado?

Para consultar a situação de benefício, basta acessar o site do INSS, https://www.inss.gov.br, clicar na opção “Acompanhar pedido”, fornecer os dados solicitados e visualizar o status.

Os dados são os seguintes:

  1. número do benefício;
  2. data de nascimento;
  3. nome do beneficiário;
  4. CPF

O processo de consulta não é complicado, mas se você tiver muita dificuldade, pode optar por comparecer a uma agência da Previdência Social ou ligar para central de atendimento do INSS pelo telefone 135 — o atendimento está disponível das 7h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sábado. Ao ligar, lembre-se de ter os documentos em mãos.

Até agora, foi possível descobrir o que é beneficio habilitado, pré-habilitado e que esses status não são complicados de entender.

Além do mais, explicamos como verificar a situação do benefício habilitado e que o processo acompanhado pela internet é bem mais prático do que comparecer a uma agência.

Se você ainda tiver dúvidas, como: o que quer dizer benefício cessado, o que significa benefício concedido, entre outras, acompanhe nosso blog regularmente para saná-las.

Estamos sempre à disposição para ajudar.

O que achou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhar: