Skip to content

Benefício Indeferido – Entenda Tudo Sobre Assunto

Benefício Indeferido. Esta é a mensagem que muitos recebem quando fazem a consulta do benefício na Previdência Social.




Mas o que significa benefício indeferido? Neste artigo vamos aprender corretamente como ele funciona e entender que tipo de resultado é este.

Basicamente, o benefício indeferido do INSS acontece quando um pedido ou solicitação não foi aceito.

Ou seja, que não teve despacho, ou não aconteceu o que a pessoa solicitou.




Desta forma, a solicitação não foi atendida por inúmeros motivos, que cabe ao segurado informar-se melhor sobre.

Para que você possa entender melhor sobre um benefício indeferido, acompanhe todo o nosso artigo e confira abaixo os tópicos que serão abordados:

Benefício Indeferido
Benefício Indeferido

Por fim acompanhe todo o texto e tire suas dúvidas sobre como recorrer um benefício indeferido no INSS.



O Que é Um Benefício Indeferido?

Em primeiro lugar se acaso o seu benefício for indeferido não se desespere. Existe uma solução e você precisa entender melhor sobre os motivos.

Desta forma, o primeiro passo é manter a calma e procurar observar qual foi o motivo da negação.

Basicamente, existem alguns tipos de principais de indeferimento, veja quais podem ser:

  • Benefício Indeferido Por Falta De Carência
  • Benefício Indeferido Por Falta De Qualidade De Segurado
  • Benefício Indeferido Parecer Contrário Da Perícia Médica
  • Benefício Indeferido 143 Renda Per Capita Familiar
  • Indeferimento Benefício Previdenciário Dano Moral
  • Dentre Outros.

Sendo assim, se você já viu alguma das palavras ditas acima, saiba que é comum isso acontecer e consequentemente não é tão difícil de resolver.

É possível que os principais benefícios indeferidos sejam de perícia médica. Isso porque, nem sempre o beneficiário encontra-se em situação de risco para trabalhar, segundo o INSS.

Estes, são os casos mais comuns e que mas dão trabalho ao INSS. O que você tem a fazer é garantir que o laudo médico e a avaliação da perícia sejam iguais para que desta forma seu benefício não seja cessado.

A entrevista e o comportamento do segurado são os pontos mais fundamentais na decisão do perito, por isso, preste muita atenção em cada passo dado durante este momento.

Entenda que, o resultado indeferido quer dizer que algo na sua solicitação está errada, seja ela documental ou até mesmo física, certo? Por isso esteja sempre atento antes de solicitar.

Benefício Indeferido: Quais os Tipos de Benefícios Podem Ter Este Resultado?

Como já lemos anteriormente, os principais benefícios indeferidos são os que estão relacionados a perícia médica, ou seja, auxílio doença por exemplo assim como outros casos de impossibilidade de trabalhar.

Basicamente, o recurso de benefício indeferido pode estar interligado a:

  • Auxílio-Doença, 
  • Salário Maternidade, 
  • Aposentadoria Por Invalidez 

Desta forma, todos estão ligados a alguma condição de afastamento do trabalho.

Como é muito comum muitas pessoas acabarem mascarando os exames de perícia, este processo vem sendo cada vez mais bem avaliado e sendo criterioso.

Portanto, a perícia médica deve ser feita inteiramente sob a verdade que convém o segurado, para que desta forma nada seja prejudicado e não exista o risco de perda do benefício.

Vamos pensar no auxílio doença como exemplo, o laudo pode dizer uma coisa, e na entrevista com Perito Médico, o Segurado alega outros motivos.

Essa barreira entre as informações causa o indeferimento do benefício, e ele pode ser acessado por total.

Recurso INSS, Beneficio Indeferido

O Que Fazer Quando Meu Benefício For Indeferido?

Em primeiro lugar é hora de pensar com calma e agir de forma correta.

Desta forma, para reverter o seu benefício indeferido, você deve ingressar com um recurso administrativo junto ao INSS.

Primeiramente, é feito o agendamento online no site da Previdência e em seguida se faz necessário acompanhar online o resultado do seu pedido. 

Se mesmo com essa solicitação não exista nenhum tipo de modificação no seu caso, é hora de procurar a defensoria pública ou ajuda de um advogado previdenciário.

O advogado é especializado no assunto e deve então ingressar com uma ação na Justiça Federal. 

Primeiramente serão avaliados os motivos do indeferimento e se você cumpriu os requisitos exigidos para a concessão do benefício.

A partir deste momento é hora do seu advogado contratado agir, para que desta maneira o processo possa ser feito dentro da lei.

Significados de Benefícios Indeferido – Veja As Razões

A palavra “indeferido” como já estamos sabendo, é amplamente utilizada e pode ter algumas interpretações diferentes, principalmente quando a ligamos ao INSS.

Sendo assim, após realizar seu pedido administrativo junto ao INSS, seja ele de aposentadoria ou benefício por incapacidade como auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez bem como salário maternidade, você deverá acompanhar o resultado no site do INSS.

Além disso, é preciso salientar sobre o resultado “deferido em partes” que é quando por exemplo sua aposentadoria foi negada em partes e não integralmente.

Contudo, a situação de benefício indeferido tem suas diversas razões, dentre elas a principal: divergência entre a perícia e a entrevista.

Ainda, nos benefícios de aposentadoria, o motivo pode ser pela falta de documentos ou até mesmo documentos que se contradizem.

As razões podem ser diversas e serão avaliadas por um perito responsável no INSS.

Por fim, você pode aprender tudo sobre o benefício indeferido do INSS e desta maneira pode compartilhas nas suas redes sociais sobre o assunto.

Melhor que se informar é manter outras pessoas informadas.

Para finalizar, assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto em questão acessando o blog → Meu INSS Online.

Compartilhar: