Skip to content

Saiba como fazer a biometria facial do INSS sem erros!

Mais um recurso criado pela previdência social para facilitar a vida do segurado, a biometria facial INSS. Ela é mais uma forma de você validar e atualizar seus dados junto ao INSS, como comprovação de vida, sem necessidade de deslocamento a uma agencia física do órgão.

Você poderá fazer diretamente de sua residência. Porém, não é para todos os segurados. Mais adiante vamos lhe explicar como funciona.

Portanto, se você está interessado em saber como funciona a prova de vida, através da biometria facial junto ao INSS, venha conosco, na leitura deste artigo, através dos tópicos abaixo, que vamos lhe orientar como fazer:

O que é e para que serve a biometria facial INSS

biometria facial INSS prova de vida
Coprodução Internet/Google

A biometria facial INSS pelo aplicativo, é mais uma ferramenta disponibilizada para o segurado do INSS, acessar a plataforma digital do órgão e usufruir de todos os serviços disponíveis, inclusive a biometria facial INSS.

Ela é uma forma segura de validar seu cadastro de dados junto ao órgão, através do aplicativo do https://meu.inss.gov.br/central, com o preenchimento de alguns dados. Sendo que ao final você irá tirar um retrato facial provando que é você, e que você se encontra vivo e com suas faculdades mentais em perfeito estado.

Seu maior objetivo é gerar comodidade, segurança e conforto aos seus segurados, já que eles não precisam fazer nenhum deslocamento a uma agência física. Isto poderá ser realizado no conforto de sua casa.

Quem pode fazer a biometria facial INSS

O projeto da biometria facial INSS tem como objetivo num futuro bem próximo atingir a todos os segurados cadastrados na previdência social.

Porém, neste início de utilização do programa de reconhecimento facial, só está sendo liberado para aposentados que tenha uma CNH-Carteira Nacional de Habilitação ou que tenha um título de eleitor. Ambos com o sistema biométrico.

Mas, nem todos os aposentados que estão nessa condição de CNH ou título, estão aptos a fazerem a prova de vida pela biometria facial. Aqueles que estão autorizados, receberão uma mensagem de autorização através do próprio aplicativo do MEU INSS. Acesse e veja se você já pode fazer!

Esse é uma ferramenta que está sendo aperfeiçoado para dar mais confiabilidade à prova de vida. O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS.

Portanto, não fique de fora e veja como usar biometria facial INSS, para quando chegar a sua vez, você está craque e não perder tempo!

Tem como fazer biometria facial do INSS pelo computador?

A biometria facial INSS aposentado pode ser realizada pelo celular Android e iOS, baixando o aplicativo MEU INSS, pelo computador ou também pelo notebook.

Esta ferramenta tem como maior objetivo facilitar a vida do aposentado, evitando que ele faça deslocamento desnecessário. Ele poderá fazer a prova de vida, onde ele estiver. É só baixar o programa e se cadastrar.

Mas, lembrando a você que este serviço ainda não está disponível para todos. Quando você acessa a plataforma, ele traz uma mensagem dizendo que, este serviço ainda não está disponível para você! Muito em breve a biometria facial INSS estará disponível para todos!

Atualmente, quando o acesso não está liberado, tem uma mensagem no ícone, lhe perguntando se você tem mais de 80 anos ou se tem dificuldade de locomoção.

biometria facial INSS aposentado
imagem coproduçao/ Google internet

Biometria facial INSS não funciona, o que fazer?

Para a realização do cadastro da biometria facial INSS, procure um lugar bem iluminado, sem sombras sobre seu rosto, para não prejudicar o foco. Este processo é muito sensível! Você ainda poderá pedir ajuda de terceiros. Mas lembre-se de pedir somente para alguém de sua confiança.

Porém, na própria página onde você realiza este cadastro, tem um ícone de ajuda, que traz dicas bem importantes.

Mas, se quando você for fazer o seu cadastro e ocorrer biometria facial INSS inválida, entre em contato com a SERPRO, empresa responsável pelo programa através do e-mail css.serpro@serpro.gov.br.

Biometria facial do INSS passo a passo

Para que a realização da biometria facial INSS prova de vida, seja um sucesso, siga nossas orientações abaixo.

  1. Acesse o portal MEU INSS, através do aplicativo por celular ou na página da internet, no seu computador.
  2. Nestes casos, você deverá ter um login e senha cadastrados, por conta da segurança da informação.
  3. Além do login e senha, é necessário ter biometria cadastrada para sua CNH-Carteira Nacional de Trânsito ou para o título de eleitor.
  4. Logo na primeira página do aplicativo, ele mostra os serviços para você, e dentre eles está o ícone da prova de vida.
  5. Caso esteja liberado para você, a realização da prova de vida, é só e confirmando o que se pede e no final faz uma foto. Escolha um lugar claro e sem sombras. Caso não consiga, peça ajuda a terceiros.

Lembre-se biometria facial é para lhe dar segurança e comodidade. Pois além de você não precisar ir a um posto físico, ele substituirá futuramente o acesso através de senhas e logins.

Espero que este artigo o tenha ajudado a saber como fazer a biometria facial junto ao INSS. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: https://meuINSSonline.com e veja outros artigos.

Gostaria de informar aos leitores que nosso objetivo é auxiliá-lo com informações mais precisas e de fácil entendimento sobre o assunto. Somos um blog que busca informações em sites oficiais, jornais, na própria internet e levamos estes dados de forma estruturada até você.

Compartilhar: