Skip to content

Carta de Concessão INSS On-line

Carta de Concessão INSS, leia o nosso artigo até o final e tire suas dúvidas.



Independentemente do benefício previdenciário, seja ele aposentadoria, pensão, salário-maternidade, auxílio doença, entre outros, é necessário que o cidadão se certifique de que seu direito foi concedido após realizar o respectivo requerimento.

Neste mesmo contexto, a carta de concessão INSS funciona como um guia, deixando o beneficiário informado em relação ao cálculo do seu benefício e a instituição financeira responsável pelo respectivo pagamento.

Além de tudo, este documento garante ao cidadão o direito ao seu benefício previsto por lei.




Além de tudo, a carta de concessão do INSS é um documento que garante o direito do cidadão ao seu benefício previsto por lei.

Encontre mais informações relacionadas ao assunto no decorrer do artigo.

Confira:

Carta de Concessão INSS
Carta de Concessão INSS On-line

Carta de Concessão – A quem se Destina





A carta de concessão é destinada a todos os segurados do INSS, que por sua vez devem solicitar este documento para receber o seu benefício.

Dependendo do direito previdenciário voltado a cada cidadão, como aposentadoria, pensões, auxílios ou benefício assistencial, a carta de concessão do benefício é o resultado da solicitação do benefício por parte do beneficiário.

Portanto, caso você tenha direito a algum benefício previdenciário, poderá retirar a carta de concessão benefício INSS.

Documentos Necessários

Para solicitar a carta de concessão auxílio, aposentadoria, pensão, ou de outro benefício ligado a previdência social, atualmente, existem duas maneiras.

Devido aos avanços tecnológicos, hoje, já é possível realizar a solicitação desse serviço, como por exemplo solicitar a carta de concessão auxilio doença, pela internet.

De qualquer forma, continua existindo a possibilidade de realizar o agendamento e comparecer pessoalmente a uma unidade do INSS, caso não se sinta à vontade em solicitar a carta de concessão de benefício do INSS pela internet.

Neste caso, seguindo o mesmo exemplo, para realizar a solicitação da carta de concessão INSS auxílio doença é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS inss.gov.br/central/index.html#/agenda;
  2. Insira todos os dados solicitados;
  3. Marque a opção “não sou um robô”;
  4. Clique em “CONTINUAR SEM LOGIN”;
  5. Clique em “NOVO REQUERIMENTO” localizado na parte inferior direito da tela;
  6. No campo “pesquisar” escreva a palavra “carta” e selecione o serviço “Carta de Concessão do Benefício”;

Feito tudo isso, basta comparecer à unidade do INSS, com os documentos necessários e informados, no dia e hora que foram marcados, para requisitar a carta benefício.

Como realizar a primeira consulta

Caso seja de sua preferência consultar carta de concessão de benefício, auxilio, entre outros, pela internet e sem precisar comparecer à unidade do Instituto Nacional do Seguro Social, é muito simples.

Para realizar a primeira consulta carta de concessão, siga as instruções a seguir:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS inss.gov.br/central/index.html#/agenda;
  2. Clique em no botão “ENTRAR”, localizado na parte superior direito do site e em seguida clique em “LOGIN”;
  3. Na página que se abriu, clique em “CADASTRE-SE” e novamente em “CADASTRE-SE”;
  4. Informe seus dados, conforme necessário, e cadastre sua senha de acordo com as recomendações;
  5. Já dentro do portal, escolha a opção “Carta de Concessão”, que está localizada no lado esquerdo da página, e consulte seu documento.

Caso seja de seu interesse, você poderá consultar a situação do seu benefício na mesma plataforma em que solicitou a carta de concessão INSS.

Acompanhamento da carta de concessão

Após realizar o processo de solicitação deste documento, o tempo que demora para vir a carta do INSS é 20 a 30 dias, aproximadamente.

O tempo que demora uma carta de concessão do INSS pode variar de acordo com a quantidade de cartas solicitadas à Previdência Social, que divulga a previsão de quantos dias chega uma carta do INSS após a data que a carta de benefício INSS é concedida.

Por outro lado, quem realizou a consulta da carta concessão benefício INSS através da internet poderá ter acesso ao documento antes que o mesmo seja entregue em sua residência.

Quem fez o processo de maneira on-line também poderá realizar o acompanhamento da carta de concessão através do portal.

No portal você terá acesso a outros dados referentes aos benefícios previdenciários e garante um acompanhamento mais eficiente da carta do INSS e auxilio.

Principais Soluções para Problemas na hora de ver a Carta de Concessão

Após a solicitação da carta de concessão, surgem algumas dúvidas frequentes entre os usuários.

Tire a seguir suas dúvidas relacionadas à previdência social, carta de concessão e auxílio:

Carta de concessão INSS não chegou, e Agora?

Se sua carta do INSS não chegou, é importante lembrar que o tempo de demora para vir a carta do INSS pode variar um pouco e até mesmo extrapolar o prazo de 30 dias.

Entretanto, se carta do INSS auxilio a doença não chegou e está muito fora do prazo, por exemplo, você deverá ir até uma agência do INSS.

Você também pode entrar em contato direto com a Previdência Social através do telefone 135.

Benefício concedido – O que fazer?

Caso você tenha o benefício concedido e não sabe como entender uma carta de concessão do INSS, basta conferir o banco e o número do benefício, visto que benefício concedido pode ser retirado no dia previsto.

Com todos seus documentos em mãos, incluindo a carta e um comprovante residência, uma agência do INSS também pode te ajudar a entender como receber o seu benefício no dia do pagamento.

Para mais dúvidas e informações, vá até à agência mais próxima do INSS ou ligue 135 para falar diretamente com a Previdência Social.

Para mais informações sobre a carta de concessão INSS assista ao vídeo.

Compartilhar: