Skip to content

Cartão do SUS – Como conseguir sem complicação!





Emitir o cartão SUS está sendo um problema para você? Pois saiba que agora o governo está disponibilizando as formas mais práticas para que qualquer cidadão brasileiro possa ter o seu cartão em mãos, e sem você precisar ir ao postinho.

Seja na versão digital ou papel, todo cidadão brasileiro tem o direito de solicitar e ter esse documento, o qual possibilita o acesso ao atendimento e aos tratamentos médicos gratuitos oferecidos pelo governo, independentemente da classe social de cada um.

Isso mesmo! Agora existe o cartão SUS digital, você não sabia disso? Afinal de contas, estamos vivendo em uma era digitalizada, onde todos os dados estão sendo compartilhados entre os vários órgãos governamentais, e a saúde pública não ficaria fora dessa inovação.




Neste artigo vamos te explicar passo a passo, todas as opções até agora disponíveis para que você possa estar com todos os seus dados registrados no sistema do SUS e até mesmo como imprimir seu cartão, basta conferir todos os tópicos abaixo!

O que é o Cartão do SUS?

cartão SUS atualizar
Cartão do SUS – Como conseguir sem complicação!

O chamado cartão SUS é um comprovante do cadastramento de um cidadão no Sistema Único de Saúde, o plano de saúde gratuito do governo. Sendo que o nome oficial deste documento é Cartão Nacional de Saúde – CNS.




Ele foi instituído para unificar todas as informações médicas de qualquer pessoa, ou seja, qualquer tipo de atendimento fica registrado em apenas uma central de dados, que qualquer UBS – Unidade Básica de Saúde tem acesso.

Portanto, podemos resumir que, na prática, o cartão SUS de saúde, é uma forma de tornar fácil a identificação do cidadão dentro da rede pública de saúde, e ao mesmo tempo, agilizar o acesso ao histórico médico dessa pessoa.

É importante você entender que mesmo não sendo cadastrado no Sistema Único de Saúde, você tem o direito de ser atendido em qualquer uma das unidades do SUS, basta apresentar um documento de identificação. Ter acesso a tratamento médico é um direito constitucional de todo cidadão.

Para que serve o Cartão do SUS?





Pela definição dada, a serventia primária do cartão SUS virtual ou em papel, é de identificação do cadastramento no sistema de saúde pública, para o uso prático da população as principais funcionalidades são:

  • Atendimentos emergenciais nas unidades públicas em todo país.
  • Marcações de consultas ambulatoriais.
  • Marcação de exames laboratoriais.
  • Vacinação gratuita.

Além da utilidade direcionada ao cidadão, o acesso às informações armazenadas no sistema integrado do cartão SUS online, ajuda o Ministério da Saúde a criar estratégias para o aprimoramento nos atendimentos gratuitos feitos pelas unidades SUS.

As principais ações resultantes das análises feitas de todas as informações são:

  • Criação de novas unidades, de acordo com número de atendimento populacional por região.
  • Aumento de contratação de médicos por especialidade, de acordo com a demanda de solicitações de consultas.
  • Melhor planejamento quando a distribuição de verba em cada setor da área de saúde pública.




Assim sendo, podemos considerar que o cartão SUS, tem serventia para ambas as partes, tanto para o governo como para a população do país inteiro.

Importância de ter o Cartão do SUS diariamente!

A partir do momento que o cidadão que usufrui dos serviços da rede pública de saúde e tem o cartão SUS, todos os dados médicos dessa pessoa estarão ali arquivados.

Ou seja, caso aconteça alguma coisa com você em termos de emergência, os profissionais que te atenderão, terão acesso aos seus medicamentos, consultas realizadas, exames feitos e todo seu histórico médico.

consulta a cartão SUS

Cartão Virtual do SUS: Como funciona?

O assunto do momento é o cartão SUS virtual, afinal, estamos vivendo numa época em que o uso de documentos físicos está diminuindo a cada dia, e sim, já existe esse cartão virtual, que pode ser armazenado tanto na memória do computador como na do celular.

Vale lembrar que você só poderá solicitar o cartão SUS digital ou físico, se já possuir cadastrado no sistema único de saúde, registro esse que só pode ser feito de forma presencial em qualquer unidade do SUS ou diretamente da secretaria de saúde da sua cidade.

Apesar de ser um procedimento bem simples, você precisa saber quais os documentos certos e as formas corretas para finalizar o cadastro e isso vamos te explicar a seguir.

Documentos necessário pro Cartão do SUS

Antes de aprender como ter o cartão SUS e número de cadastramento, você precisa estar ciente de todos os documentos necessários, que são:

  • RG – Carteira de identidade ou CNH – Carteira nacional de Habilitação.
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou de casamento.
  • Algum documento para comprovação de residência, que pode ser conta de luz, telefone, água ou outra.

Para fazer o cadastramento e solicitar o cartão SUS, você só precisará apresentar esses documentos, ou seja, não é preciso tirar cópias, apenas esteja com os originais em mãos.

cartão de SUS online

Passo a passo do cadastro do Cartão SUS

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários, te explicaremos a forma correta para você se cadastrar, para só depois terá a possibilidade de ter seu cartão SUS digital ou em papel, pois existe muita controvérsia sobre o assunto.

O fato é que, até pouco tempo atrás era possível fazer um pré-cadastro no site do SUS, o Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/), mas desde o começo de 2020, essa opção está suspensa temporariamente.

O que restringe a forma de cadastramento em uma única opção, e o passo a passo para isso é o seguinte:

  • Passo 1: Reunir toda a documentação que foi citada anteriormente.
  • Passo 2: Ir pessoalmente a um posto de atendimento do SUS ou na Secretaria de Saúde da sua cidade.

De acordo com o Ministério da saúde, a suspensão dos novos cadastramentos pela internet, foi necessária por motivos de segurança quanto às informações ali registradas, e o mesmo vale para o caso de cartão SUS atualização.

Ou seja, se precisa fazer o primeiro cadastro ou precisa atualizar qualquer tipo de informação em seus dados, isso você só conseguirá fazer de forma presencial. Não é possível prever se essa forma de cadastramento será ou não liberada novamente.

Como fazer Cartão do SUS pela internet passo a passo

Como já te explicamos atualmente a opção para fazer o cartão SUS pela internet, ou seja, se cadastrar no SUS usando as plataformas virtuais está indisponível.

Mas se você já é cadastrado e quer ter acesso à sua versão virtual, o passo a passo é bem simples, confira:

  • Passo 1: Acesse a página oficial do Conect SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home).
  • Passo 2: Clique em “Entrar”
  • Passo 3: Para ter acesso à sua página pessoal, use o CPF e a senha cadastrada no site GOV.BR.

cartão de SUS 2 via

  • Passo 2: Clique em “Atualizar”, caso apareça a página pedindo atualização de dados.
  • Passo 3: Ao entrar na página do Conecte SUS, clique no ícone cor laranja que fica no canto inferior direito da página.
  • Passo 4: Ao visualizar o seu cartão, escolha entre adicionar na carteira ou salvar o arquivo.

SUS cartão de vacina

Pronto! Tudo mundo simples, rápido e você ainda tem a opção de usar o cartão SUS aplicativo para seguir esses mesmos passos. Aplicativo esse que você ainda pode baixar pelos links:

  • Conecte SUS para iOS: https://apps.apple.com/br/app/conecte-sus/id1045754608
  • Conecte SUS para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital&hl=pt_BR

Uma boa dica caso esteja usando o cartão SUS app é optar com adicionar o cartão na carteira virtual do seu celular, isso você consegue clicando no ícone da carteira, que mencionamos no passo 4 acima.

Posso imprimir o cartão virtual do SUS?

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas já estão usando essa opção do cartão SUS app, o que dispensa a necessidade de imprimir o cartão, mas sim, você pode imprimir caso seja de sua vontade.

cartão SUS baixar

Passo a passo para imprimir cartão do SUS

Se você quer imprimir esse documento, você só precisa seguir o passo a passo que mencionamos acima até o passo 4 e depois seguir os passos abaixo:

  • Passo 5: Clicar no ícone de cartão SUS baixar.
  • Passo 6: Salvar o PDF no computar.
  • Passo 7: Imprimir o arquivo.

 

Bem fácil não é mesmo? Caso esteja usando o celular, você pode compartilhar o arquivo via e-mail ou outro aplicativo, usando o mesmo ícone e posteriormente imprimir o cartão SUS.

Como ter o cartão físico do SUS?

Para ter o cartão SUS legítimo, ou seja, não o impresso em casa, você deve fazer a solicitação diretamente na Secretaria de Saúde de sua cidade, ou em algum posto de atendimento da rede SUS.

As unidades de saúde podem fazer este cartão?

Sim, qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), pode emitir o cartão SUS, desde que você esteja munido dos documentos já mencionados no começo deste artigo.

O cartão virtual do SUS substitui o físico?

Sim! E é o que muitas pessoas estão preferindo, ou seja, quem tem mais acesso aos avanços tecnológicos, está escolhendo “printar” a imagem do cartão SUS digital e deixar arquivado no celular.

E lembre-se de que mesmo não estando com o seu cartão em mãos ou arquivado no celular, você basta você mencionar o número do seu CPF na recepção de qualquer unidade da rede pública de saúde e receberá atendimento.

Como consultar meu cartão?

Para acessar todas as suas informações médicas como, cartão SUS consulta agendada, histórico de medicamentos e exames e muito mais você só precisa acessar seus dados no Conecte SUS, seja pelo computar ou aplicativo do celular.

Caso ainda precise de mais informações, dê uma olhada nos outros artigos que estão em nosso blog, “Meu INSS Online” https://meuinssonline.com/, ou deixe sua dúvida na parte de comentários, assim receberá gratuitamente todas as novidades.

No vídeo abaixo você pode conferir como é feito esse acesso na prática: