Skip to content

Chat do INSS: entre em contato agora mesmo!

O Chat INSS surgiu com mais uma iniciativa positiva do órgão na estratégia de melhorar a sua comunicação diária com milhões de pessoas.

Diariamente, cidadãos buscam informações ao INSS para seus processos de concessão de benefícios em andamento: aposentadorias, pensões e auxílios diversos, como o BPC.

O volume de atendimento também é alto para obter orientações sobre como dar entrada nos processos, como lidar com exigências documentais e solicitações indeferidas.

O atendimento pelo Chat Cidadão BR INSS foi lançado em maio de 2020, em um momento muito oportuno por causa da crise mundial de saúde. Além disso, o governo vem lidando com um grave problema: o acúmulo de processos por conta da falta de investimentos no setor.

Um diferencial do chat no INSS é ser feito por um dos cerca de 300 servidores destacados para essa forma de atendimento.

Veja nesse artigo a melhor forma de usá-lo a seu favor!

Como funciona o chat do INSS?

Chat do INSS
Chat do INSS entre em contato agora mesmo!

Você quer falar com a Helô? Então o chat Meu INSS é o seu caminho!

O nome simpático é como o órgão federal quer que o chat seja conhecido pela população e que se pretende ser o canal de comunicação preferido, reduzindo a pressão sobre as idas às agências ou a sobrecarga de acessos à plataforma Meu INSS.

O chat do INSS é conduzido totalmente por atendimentos humanos, o que torna a ferramenta muito atraente para as pessoas, pois você pode estabelecer um diálogo pessoal, sem a frieza das respostas automáticas.

Fornecendo detalhes específicos sobre o seu caso, você recebe orientações mais direcionadas, o que ajuda a melhorar o seu atendimento.

Onde podemos usar o Chat INSS?

O chat atendimento INSS pode ser usado de duas formas, um outro diferencial, quando comparamos com outras empresas que usam essa tecnologia em apenas um de seus canais.

  • Fale com a Helô pelo site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Na página principal, você já pode acessar, clicando no ícone de diálogo. Logo em seguida, se abrirá a tela para início do uso;
  • No aplicativo Meu INSS, disponível nos celulares Android e iOS. Assim que você abrir o aplicativo, vai encontrar o mesmo ícone de diálogo.

Para baixar o Meu INSS app em aparelhos Android, vá até o link a seguir e pesquise pelo nome: https://play.google.com/store?hl=pt_BR  e pesquise pelo nome.

Para dispositivos que usam iOS, acesse o site: https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358.

Nas duas formas de uso, você vai informar o seu nome completo (exatamente como ele é cadastrado na Receita Federal) e o CPF.

Note que você não precisa entrar no site ou no aplicativo para usar a conversa virtual; isso é especialmente importante para quem precisa de orientações mais básicas e pode usar a ajuda de um amigo para obtê-las sem fazer cadastro antes.

Como podemos ver, existem 3 vantagens importantes para usar o chat INSS Cidadão:

  • O atendimento é humano;
  • Existem duas formas de acessar;
  • Não é preciso se cadastrar no Meu INSS para atendimentos de dúvidas gerais.

Serviços disponíveis no chat do INSS

Você pode falar Chat INSS a respeito de todos os assuntos que são geridos pelo órgão, entre os quais estão:

  • Situação de requerimentos pendentes;
  • Explicações sobre os indeferimentos e providências para seguimento de processo;
  • Dicas para usar a plataforma Meu INSS;
  • Orientações para dar entrada em requerimentos;
  • Dúvidas sobre extratos de benefícios;
  • Solicitação de certidões.

Importante ressaltar que o chat online INSS não prestará um atendimento para situações que exigem a presença do cidadão em uma agência, como a perícia médica, mas é possível receber orientação sobre proceder.

Horário de atendimento

O Chat INSS funciona 24 horas por dia e durante toda a semana, nos dois canais. A intenção é estar o mais disponível possível para os cidadãos e ajudar a reduzir a grande fila de atendimentos que cresceram bastante com a crise de saúde mundial.

Chat inss cidadão

Online ou telefone? Qual chat é mais rápido?

Não há uma resposta conclusiva sobre qual a forma de uso do INSS Chat, se pelo aplicativo ou pelo site. A performance dependerá muito de dois fatores:

  • O plano de dados e a performance do celular;
  • A qualidade da internet e o desempenho do computador.

De uma forma geral, o chat tende a ser mais rápido em computadores.

Dicas para usar o Chat INSS com eficiência

Independente da forma de acesso, um fator é ainda mais decisivo na qualidade do atendimento: a sua disponibilidade durante a conversa.

  • Procure o chat quando estiver realmente disponível para a conversa, pois o atendente encerrará a conversa depois de um tempo sem retorno;
  • Tenha o máximo de documentos e dados à mão para as perguntas.

Outras formas de contato do INSS

Além do Chat 135 INSS, você pode usar outros canais de relacionamento:

  • Atendimento INSS: telefone 135 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Site Meu INSS: para uso a partir de cadastro;
  • Aplicativo Meu INSS: mediante cadastro;
  • Ouvidoria: não existe um chat Ouvidoria INSS, o contato deve ser feito pelo link https://www.inss.gov.br/ouvidoria/ ou pelo telefone 135 e pedindo para ser direcionado.

Não faltam formas para você se esclarecer sobre os seus direitos!

Como vimos nesse artigo, o chat do INSS é um excelente recurso de atendimento para os cidadãos serem informados a respeito dos seus direitos de benefícios sociais. É rápido, fácil de acessar e atualmente de forma humana.

Aproveite mais essa funcionalidade para conhecer seus direitos e lutar por eles!

Quer saber mais?

Veja esse vídeo sobre a Assistente Helô do Chat INSS e para mais informações, acesse o blog Meu INSS!

Compartilhar: