Skip to content

Como Consultar o Meu INSS – Guia Prático Para O Seu Acesso





Se você ainda não se familiarizou com os sistemas digitais lançados pelo INSS, o MEU INSS, não sabe exatamente onde procurar, agendar ou consultar algum benefício, sugerimos que leia essa matéria e esclareça todas dúvidas que pairam na sua cabeça.

A consulta é parte essencial do processo informatizado, pois uma vez que o beneficiário dá entrada em algum tipo de seguro do INSS necessita estar sempre atento quanto ao andamento do seu processo, para não perder os prazos.




Por isso, nesse artigo, se dá a sequência do relativo ao processo de agendamento (confira nosso artigo MEU INSS: APRENDA DE FORMA PRÁTICA COMO REALIZAR O AGENDAMENTO).

Assim, iremos apresentar de forma simples as maiores dúvidas, como: como ver meu INSS pela internet, como descobrir meu INSS, como verificar meu INSS, como saber se meu INSS está sendo pago, todas essas informações poderão ser verificadas através da plataforma digital do Meu INSS.

meu inss como consultar
A consulta é parte essencial do processo informatizado, MEU INSS.

Quais serviços posso consultar no portal do Meu INSS?





São diversos os recursos e sistemas que podem ser dispostos online pelo INSS, tais como:

  • Extratos CNIS, de empréstimo ou imposto de renda;
  • Agendamentos e resultados de perícia médica laboral;
  • Consulta de declaração de benefício consta/nada consta e de revisão;
  • Histórico de créditos do seguro social;
  • Carta de concessão;
  • Agendamento de atendimento e localização de agência do INSS perto do local que reside;
  • Entre outros que são possíveis e específicos, garantindo a diminuição de pessoas nas agências físicas do INSS.

 Você sabe como consultar no Meu INSS?

Com a inovação do sistema automatizado do Meu INSS, que abordamos anteriormente, a consulta dos seus benefícios da previdência social ficou muito mais agilizada.

Contudo, como não foi muito divulgado nas mídias, ainda gera dúvidas por parte dos segurados, para saber onde acessar as suas consultas e os benefícios disponíveis.

Por isso, após a solicitação de algum agendamento, do pedido de revisão ou de alguma entrada para ser assegurado, a próxima etapa é a consulta, que pode ser realizada no endereço eletrônico, na agência física, aplicativo ou ligação para o número 135.

Para a consulta do seu benefício social, você deve ter acesso à internet, ter cadastro no portal Meu INSS e realizado o agendamento do serviço pelo site, tendo comparecido à uma agencia próxima.

Como posso saber se meu INSS está sendo pago?

Dentre um dos diversos recursos que se permite ter acesso online é sobre a consulta do pagamento por parte do empregador.

Esse é um tipo de consulta muito frequente, pois é possível garantir a transparência para o empregado, a qual fica a par da contribuição feita pelo seu patrão, principalmente para saber se está sendo realizada como deveria e se não está sendo lesado.

Para consultar se sua contribuição previdenciária está ocorrendo da forma certa, basta acessar no Meu INSS o cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Ao acessar essa modalidade, você precisará informar o seu NIT/PIS/PASEP e a senha cadastrada, que pode ser retirada em uma agência do INSS ou agência bancária que possui parceria.

Portanto, o meio virtual do Meu INSS, veio para avançar os processos oriundos das demandas do serviço de previdência social para os seus beneficiários.

Dessa forma, torna-se um recurso promissor, que permite a verificação do seu INSS através de recursos de fácil interpretação e de forma cômoda, levando a facilidade no acesso à informação para diversos brasileiros.

Com as informações desse artigo então, você está pronto para realizar sua consulta no portal eletrônico do INSS, sem medo de errar.