Você sabe como pagar o INSS? Essa é uma dúvida bastante frequente entre os contribuintes.
Como contribuinte, é fundamental pagar o INSS em dia, pois é a partir desses pagamentos, que os seus direitos ou dos seus funcionários estarão garantidos.
Mas quando o assunto é Previdência Social e como pagar INSS por conta, muitas pessoas acabam ficando em dúvida, não é mesmo?
Mas esqueça toda complexidade desse tema, pois neste artigo vamos ajudar a esclarecer suas principais dúvidas sobre como pagar o INSS por conta própria, de maneira prática e simples.
Veja quais assuntos iremos abordar nesta leitura.
- Como preencher o seu carnê do INSS
- Como emitir a GPS pelo SAL (Sistema de Acréscimos Legais)
- Como pagar o INSS pelo e Social
- Entre em contato com a Previdência e tire mais dúvidas
Como preencher o seu carnê do INSS
Uma das formas de pagar o INSS é fazendo o preenchimento manual da Guia da Previdência Social (GPS), através o carnê do INSS.
Esse carnê, pode ser comprado em papelarias e deve ser preenchido de forma adequada, para evitar possíveis problemas futuros com o INSS.
E vale a pena ressaltar que esse formato de carnê do INSS, só permite o pagamento de contribuições em dia. Para pagar INSS atrasado é necessário emitir a guia online.
Acompanhe o passo a passo
- 1- Insira os dados pessoais: Como o seu nome completo, telefone de contato e o endereço.
- 2- Vencimento: Esse campo é de uso do INSS, então é possível deixá-lo em branco.
- 3- Código de Pagamento: Nesse espaço, preencha o código de pagamento específico para a forma de contribuição. No Site do INSS você acompanha todos os códigos e planos de contribuição. https://www.inss.gov.br
- 4- Competência: Nesse campo você deve preencher o mês e o ano de referência – por exemplo 02/2021
- 5- Identificador: Aqui você deve inserir o número do contribuinte que pode ser o PIS/ NIT/ PASEP
- 6- Valor do INSS: Nesse campo deve ser colocado o valor do pagamento da contribuição, ou seja, no site do INSS você encontra a tabela com os valores para quanto pagar de INSS. https://www.inss.gov.br
- Do 7 ao 10: Não é preciso fazer o preenchimento
- 11 Total: Valor que será recolhido pelo INSS
Como Emitir a GPS pelo Sistema de Acréscimos Legais (SAL)
Além do preenchimento manual, para pagar carnê do INSS. Também é possível emitir a GPS online, através do Sistema de Acréscimos Legais (SAL) – da Receita Federal.
Pelo sistema da Receita federal é possível emitir a GPS para pagar o INSS atual e atrasado, e em alguns casos poder pagar INSS de anos anteriores.
Para isto, basta acessar o site do SAL (sal.receita.fazenda.gov.br) e escolher qual tipo de contribuinte você é:
Em seguida selecione qual é a sua categoria e insira também o número do PIS, do NIT ou do PASEP.
Seus dados deverão aparecer na GPS, veja se estão corretos e insira o código de pagamento, competência, valor do INSS, como explicamos aqui no artigo. Depois disso é só emitir pagar o INSS pela internet, no banco ou na lotérica.
Como pagar o INSS pelo Social
Outra dúvida bastante frequente, é sobre como fazer para pagar o INSS por meio do eSocial.
No caso de empregadores domésticos, é necessário realizar o como pagar INSS do funcionário, através do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE).
E para isso, basta acessar o sistema do eSocial: https://login.esocial.gov.br/login.aspx , Digitar o CPF ou CNPJ, o código de acesso e a senha.
Em seguida clique em “Dado de Folha/ Pagamentos e Recebimentos”. Escolha também o mês e o ano da guia.
Depois preencha a data de pagamento da DAE e clique em “Encerrar pagamentos” e “ Emitir Guia”.
No manual do empregador doméstico também é possível obter mais informações sobre como o empregador deve pagar o INSS, por meio do DAE. http://portal.esocial.gov.br
Entre em Contato com a Previdência e tire mais Dúvidas
Se você ficou com alguma dúvida em relação como fazer para pagar o INSS como autônomo, facultativo ou como empregador, é possível entrar em contato com o INSS.
Através do telefone 135 que funciona das 7:00 às 22:00, você pode esclarecer essas e outras dúvidas que podem surgir durante o preenchimento da GPS ou da DAE.
O que você achou deste conteúdo? Não esqueça de deixar o seu comentário conosco.