Skip to content

Obtenha Agora o Comprovante de Rendimentos do INSS

O comprovante de rendimentos do INSS é um documento importante e que deve ser acessado pela maioria dos cidadãos.




Entretanto, essa grande maioria não sabe como tirar o comprovante de rendimentos no INSS.

Portanto se você chegou até aqui certamente deseja saber como fazer este procedimento. Neste artigo nós vamos aprender sobre o processo para retirar o comprovante de rendimentos IRPF do INSS.
Sendo assim, se você é aposentado ou pensionista, o Comprovante de Rendimentos do INSS é um documento que tem por competência comprovar o recebimento do seu benefício.




Para que sua leitura flua da melhor maneira possível, nós elencamos as principais dúvidas dos beneficiados que serão discorridas nos seguintes tópicos, veja:

Por fim, fique atento a todo o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o comprovante de rendimentos do INSS.




Cadastre-se no Meu INSS e Emita Seu Comprovante de Rendimentos do INSS

Em primeiro lugar, você sabe o que é o comprovante de rendimentos do INSS?
Em suma, neste documento estão detalhados os valores do benefício recebido, os eventuais descontos assim como bônus e, também, a data de recebimento dos valores.

Ou seja, ele é um documento muito importante para o beneficiário que através dele pode comprovar o recebimento e desta maneira arquivá-lo para futuras consultas.

Mas como emitir o comprovante mensal de rendimentos do INSS? Ou até mesmo o comprovante de rendimento anual do INSS?

Continue acompanhando nosso artigo que vamos te explicar as opções abaixo.

Primeiramente um dos sistemas mais novos e utilizados para retirar o comprovante rendimentos pagos do INSS é o Meu INSS.

O Meu INSS é um portal de serviços, dúvidas e esclarecimentos para os cidadãos que são agraciados por algum benefício da Previdência Social.

Sendo assim, o comprovante de rendimentos do INSS é um documento emitido pela Previdência Social, ou seja, pode ser emitido pelo portal Meu INSS.

Os passos são simples, basta acessar ao Portal Meu INSS https://meu.inss.gov.br/central e assim selecionar a aba desejada.

O cadastro no Portal Meu INSS permite acesso aos serviços disponíveis do INSS, como o comprovante de rendimentos da aposentadoria do INSS bem como o extrato do INSS e comprovante de rendimentos.

Veja como é fácil cadastrar-se no Portal Meu INSS

  • 1° Passo: Acesse o site da Previdência Social – Meu INSS https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/
  • 2° Passo: Preencha o cadastro com o número do benefício do INSS, o nome, sua data de nascimento assim como seu CPF.
  • 3° Passo: Clique em confirmar e tenha acesso a todos os serviços relacionados a todos os seus benefícios.

Acesse o Portal da DATAPREV Para Obter Seu Comprovante

Os beneficiários da Previdência Social que desejam consultar o comprovante de rendimentos de benefício do INSS, podem fazer isso através do conhecido portal Dataprev.

Antes de mais nada, lembre-se que o documento de comprovante de rendimentos do INSS é utilizado para o preenchimento da declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF).

Sendo assim para consultar o extrato, o beneficiário deve acessar o portal da Previdência Social (Dataprev) e dar algumas informações complementares.

Abaixo, nós explicamos corretamente como é feito o preenchimento dos dados para entender como imprimir o comprovante de rendimentos do INSS.

Consequentemente o procedimento de consulta pela internet é bem simples e facilita a vida das pessoas que não podem deslocar-se até uma agência.

Passo 1 – Acesse ao link da Previdência Social – INSS https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml

Passo 2 – Você cairá em uma tela do site Dataprev da Previdência Social, veja abaixo a imagem.

 Comprovante de Rendimentos

Passo 3 – Na tela demonstrada acima, você que é beneficiário e quer tirar o comprovante de rendimentos do INSS deverá completa as seguintes informações:

  • Ano calendário: Selecionar ano de recebimento do benefício
  • Número do benefício: Digitar o número do benefício sem pontos e barras.
  • Data de nascimento:  Digitar a data de nascimento
  • Nome do beneficiário: Digitar o nome do beneficiário
  • CPF: Digitar o CPF sem traços, pontos ou barras;
  • Código de segurança da página: Digitar o código de segurança fornecido pelo sistema.

informe-de-rendimentos-inss-2019

Passo 4 – Para finalizar, você deve clicar em “Consulta” e então ter acesso ao comprovante de rendimentos pagos pelo INSS.

Viu como é fácil? Para um melhor conforto, o beneficiário pode ter de forma acessível o seu extrato de comprovante de rendimentos do INSS.

Dificuldades Em Emitir o Seu Comprovante de Rendimentos? Procure Uma Agência

Se você ainda não está acostumado com a tecnologia e desta maneira deseja dirigir-se até uma das agências da Previdência Social, você pode sim.

Através do atendimento presencial também é possível retirar o comprovante rendimentos benefício INSS.

Para realizar a consulta e retirar o comprovante de rendimentos do INSS, você deve estar munido das seguintes informações:

  • Número do benefício
  • Número do CPF
  • Data de Nascimento
  • Nome completo

Com estas informações ditadas acima, já é possível solicitar o comprovante de rendimentos do INSS em uma agência da Previdência Social.

Para pessoas que moram em cidades pequenas, esta é uma boa opção, pois dificilmente enfrentarão filas.

Informe-se Mais Através do Atendimento Por Telefone

Uma forma de atendimento muito utilizada na Previdência Social é o telefone. Muitas pessoas ainda preferem fazer o uso do mesmo logo que conseguem contato rápido.

Devido à alta demanda de atendimento, o INSS possui inúmeros canais dos quais citamos acima, tanto pela internet quanto presencialmente. Desta vez, vamos falar dos telefones que se encontram disponíveis para os beneficiários obterem informações sobre o comprovante de rendimento do INSS.

Primeiramente, um dos números mais utilizados para serviços do INSS é o Canal de Atendimento 135. As ligações são gratuitas por telefones fixos e tem o custo de uma ligação local se for feita de telefones celulares.

O atendimento do telefone do INSS 135 é de segunda a sábado, iniciando as 7h da manhã até as 22h da noite.

Finalmente nós podemos tirar suas dúvidas e tratar melhor sobre o assunto do comprovante de rendimentos do INSS. Sendo assim compartilhe esta informação nas suas redes sociais com seus amigos e familiares e mantenha o maior número de pessoas sabendo como é fácil a consulta de comprovante de rendimentos no INSS.

Se você ainda tem dúvidas sobre os serviços do INSS, te convidamos a ler um artigo especial sobre o Meu INSS Online.

Para finalizar, assista ao vídeo abaixo.

Compartilhar: