Skip to content

Saiba Como Realizar a Consulta Benefício INSS





O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – é um órgão nacional e governamental responsável pelo pagamento de benefícios, auxílios e aposentadoria aos trabalhadores. O solicitante pode efetuar a consulta benefício INSS de forma presencial ou online, por meio do próprio site do órgão.

Seja qual for a consulta de benefício INSS recebido ou solicitado, você poderá conferir o extrato de forma simples e ágil. Em poucos minutos o contribuinte pode conferir seu saldo sem mesmo sair de casa.

Após um simples cadastro no site do INSS, você poderá conferir extrato de pagamentos de benefícios em geral, contribuições, aposentadoria, além de poder realizar agendamento de atendimentos, perícia e informações em geral.



Todo este procedimento é realizado gratuitamente, sem incidência de qualquer tipo de taxa de adesão ou administração!

A Consulta de Benefício do INSS era realizada apenas de forma presencial, nas agências bancárias e determinados caixas eletrônicos. A partir da criação do portal virtual, os beneficiários passaram a ter acesso aos dados do auxílio a qualquer momento e de qualquer lugar!

No portal é possível, ainda, verificar a consulta do resultado de perícia de INSS e situação do benefício de auxílio doença.





Se você deseja conferir dados como a aprovação do benefício do INSS ou como identificar o número do benefício INSS, confira as dicas e instruções abaixo.

Confira abaixo:

Como Realizar Consulta Benefício INSS




Antigamente o beneficiário só poderia acessar seu saldo ou extrato do benefício – FGTS, PIS ou seguro desemprego, em agências ou alguns caixas eletrônicos.

No entanto, com o benefício da informatização dos serviços, esta consulta passou a ser realizada de forma virtual e online. Isto proporciona mais comodidade e agilidade à vida do beneficiário.

Ao ter acesso ao Ministério da Previdência Social, você pode ser beneficiado economizando tempo e recursos, já que não será necessário sair de casa para realizar suas consultas.

Consultar o Extrato INSS





Para que o contribuinte possa realizar a consulta de benefício, saldo, extrato ou qualquer tipo de auxílio, o primeiro passo é cadastrar-se no site de serviços do INSS – Meu INSS.

Confira as instruções:

Acesse o site oficial Meu INSS e clique em “Entrar” >> “Login”;

Você será redirecionado a uma nova página de acesso, clique em “Cadastre-se”;

Forneça as informações solicitadas: CPF, Data de Nascimento, Nome Completo, E-mail, Celular, Nome da Mãe e Estado de Nascimento e clique em “Próximo” conforme indicado na imagem abaixo

Nos próximos passos, você deverá confirmar seus dados para o INSS. Perguntas pessoais são exibidas na tela durante o processo cadastral com o intuito de garantir a veracidade de suas informações e tornar mais seguro;

Informações como o último ano em que você recebeu algum benefício do INSS, a última empresa em que trabalhou, seu último ano de contribuição e ano de admissão em seu último trabalho costumam ser perguntas frequentes. Este é um campo seguro e você não precisa ter receio de preenchê-lo;

Se todas as informações fornecidas estiverem corretas, você será redirecionado a uma nova página com a criação de uma senha provisória. Esta senha deverá ser utilizada durante seu primeiro acesso e, então, para alterar por uma definitiva. Você pode anotá-la para facilitar seu acesso e poder realizar a consulta de benefício do INSS;

Este procedimento é suficiente para entrar pela primeira vez no sistema. No entanto, para acessos posteriores, é necessário que você altere a senha durante seu primeiro acesso. Para isso, confira as instruções:

  • Acesse o site Meu INSS e faça login com seu CPF e sua senha provisória fornecida durante o cadastro;
  • Se o acesso estiver correto, você terá que criar uma nova senha, já que a primeira foi esgotada no primeiro acesso. Esta nova senha deverá obedecer ao seguinte padrão: ter 9 dígitos, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, número e um caractere especial;

Após este procedimento, será necessário que você efetue um novo login. Agora, informe seu CPF e sua nova senha, devidamente atualizada!

Feito isso, seu cadastro terá sido realizado com sucesso e você poderá acessar o portal e efetuar a consulta de saldo INSS quando quiser!

Além deste procedimento virtual, o contribuinte conferir o resultado do benefício mediante contato telefônico, pelo número 135.

Este é o número da previdência e, por meio dele e de seus dados pessoais, o requerente pode ter dados e informações sobre o resultado do benefício ou a situação atual.

Além disso, o atendimento presencial também é disponibilizado aos cidadãos. Basta agendar previamente e então, com seus documentos em mãos, você poderá acompanhar o processo de recebimento de benefício e de perícia!

Busca Pelo CPF

A consulta por meio do CPF só pode ser realizada por contato telefônico.

Por meio do número 135, da Previdência Social, é possível fazer a consulta de benefício do INSS pelo número do CPF do contribuinte.

Apenas pelo telefone a consulta de benefício da previdência social via CPF é possível!

Como Sacar

Após realizar a consulta benefício INSS e conferir seu saldo, você pode efetuar o saque dependendo do tipo de benefício que você recebe.

A aposentadoria, por exemplo, pode ser sacada em qualquer conta bancária que o contribuinte seja correntista ou detenha uma conta poupança.

Para solicitar, dirija-se ao atendimento de sua agência bancária e solicite ao atendente a transferência do benefício.

Alguns benefícios como FGTS, PIS e auxílio-doença só podem ser sacados na Caixa Econômica Federal.

Mesmo que o contribuinte não possua conta corrente ou poupança na Caixa, o saque pode ser realizado normalmente utilizando o Cartão Cidadão.

Tabela de Benefício 2018

A Tabela de Benefício da Previdência Social é divulgada sempre no ano anterior, para ser válida no ano seguinte.

A tabela de 2018 foi divulgada em novembro de 2017 e a partir do primeiro dia do ano, ela passa a ser válida e a reger a previdência e os benefícios.

Esta tabela é composta por um calendário. Ele é utilizado como referência para que os pagamentos de INSS – para assegurados pela Previdência Social – como aposentadoria, auxílio-doença, pensões, auxílios-acidentes e outros, sejam realizados!

Assim como nos anos anteriores, a tabela de pagamentos de 2018 é regida de acordo com o número do benefício do contribuinte.

Começa-se com o número até o último. Os contribuintes que possuem benefícios de até um salário mínimo, podem receber antecipadamente, a contar os últimos cinco dias úteis de cada mês, em relação ao mês subsequente.

Nos primeiros cinco dias do mês vigente, inicia-se o pagamento para os contribuintes que recebem qualquer tipo de benefício oriundo do INSS acima de um salário mínimo.

Confira abaixo a tabela de pagamentos do INSS de 2018. Esta imagem pode ser salva em qualquer dispositivo, como celular, computador ou tablet, e você poderá consultá-la quando quiser.

Como Desbloquear Benefício

O Pagamento do INSS é bloqueado quando o beneficiário não comparece à prova de vida, que é realizada anualmente para que o cidadão mantenha seus dados atualizados perante o INSS.

Caso você tenha perdido este prazo e não tenha comparecido no prazo estipulado, o pagamento é cancelado

Para solicitar o desbloqueio, é necessário comparecera uma agência do INSS, presencialmente e munido de seus documentos pessoais.

Somente desta maneira o desbloqueio é realizado e você pode voltar a receber seu benefício.

Para evitar este transtorno, mantenha-se atento aos prazos para realizar a prova de vida.

Resultado Perícia INSS

Se você deu entrada no processo para recebimento do benefício e já passou pela perícia médica, é necessário aguardar o resultado final do INSS.

Este resultado pode ser acompanhado de forma virtual no próprio site do INSS.

Para conferir o resultado da situação do benefício do INSS, siga as instruções abaixo:

Acesse o site oficial do INSS;

No menu “Serviços”, à esquerda da página, clique em “Consulta de Situação de Benefício”;

Clique em “Resultado da Perícia” e então forneça os dados solicitados: Número do Benefício, Data de Nascimento, Nome do Requerente e CPF, como indicado na imagem abaixo:

Clique em “Imprimir” e então você terá acesso à decisão do INSS ante sua solicitação.

Onde Consultar Número do Benefício

Cada beneficiário possui um número de identificação.

Este número é primordial para que você possa efetuar a consulta benefício INSS.

Entenda como saber o número do benefício do INSS para que você possa utilizá-lo quando bem entender.

É importante ressaltar que este número é sigiloso e, portanto, não será possível encontrar em nenhuma ferramenta online.

Caso você tenha perdido ou esquecido seu número de benefício, é necessário agendar um atendimento em algum posto do INSS para solicitá-lo novamente.

Somente o atendimento presencial permite que você obtenha, novamente, seu número de benefício!

O Agendamento para o atendimento do INSS não exige mais o número do benefício.

Isto é possível graças a atualização do órgão e permite que o contribuinte agende seu atendimento somente mediante seu CPF.


Compartilhar: