Skip to content

Aprenda Fazer a Consulta Tempo de Contribuição INSS





A consulta de tempo de contribuição do INSS é a dúvida de muitos beneficiários no país.

Foi pensando nisto que criamos este artigo, para evidenciar como é feito esta consulta e como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição, que vem sofrendo muitas mudanças nos últimos meses.

Em primeiro lugar precisamos entender o que é a aposentadoria por tempo de contribuição e como ela acontece, para que depois possamos aprender a consulta-la, certo?

Basicamente o tempo de contribuição do INSS para aposentadoria é relacionado ao tempo que o beneficiário contribuiu com o órgão, ou seja, paga mensalmente ao INSS um valor X de acordo com seu salário.




Para trabalhadores em CLT o depósito é feito pela empresa e descontado da folha de pagamento do funcionário, sendo assim, sua contribuição está garantida.

Existem diversas formas de contribuição como o tempo de contribuição INSS de MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo.

Sendo assim, para realizar a consulta do tempo de contribuição no INSS existem diversas formas. Neste artigo você vai conhecer quais são e os passos para utilizar cada uma delas.

Fique atento a cada tópico que será abordado ao decorrer do texto, confira abaixo:

Consulta Tempo de Contribuição INSS
Este artigo irá resolver seus problemas e sanar suas dúvidas! Leia, utilize-o e compartilhe!

Consulta Tempo de Contribuição INSS, Saiba como fazer!

A consulta por tempo de contribuição do INSS pela internet é uma das formas mais fáceis de checar todo o seu extrato previdenciário.




Entretanto, é válido ressaltar que anteriormente os trabalhadores tinham uma grande dificuldade para saber seu tempo de contribuição com a Previdência.

Para fazer isso era necessário dirigir-se até uma das agências do INSS mais próximo, solicitar uma senha e aguardar para chegar a vez de ser atendido.

Que bom que as coisas mudaram e a tecnologia chegou, não é mesmo? Desta maneira você pode aprender a como fazer isso tudo sem precisar sair do conforto da sua casa.



Com o novo sistema Meu INSS, o beneficiário poderá ter acesso online ao extrato de contribuições para aposentadoria. O primeiro passo é cadastrar-se no site: servicos.inss.gov.br.

A página é simples como demonstramos na imagem abaixo:

consulta tempo de contribuição inss pelo cpf

Você deve basicamente preencher todos os dados que são solicitados nesta página como nome, CPF, dentre outros.

Todavia, caso haja divergências em alguns dados o sistema irá avisar, por isso é fundamental que você digite tudo corretamente, com informações sinceras.

Em seguida, depois do cadastro concluído, será gerado um novo código de confirmação. Este por sua vez deve ser validado através do telefone da Previdência no número 135.

Na Central de Atendimento basta escolher a opção de validação que tudo será feito de forma automática, a opção escolhida é a 01.

Contudo, o atendente do INSS irá realizar cinco perguntas de segurança referente ao seu cadastro para confirmar a solicitação. Com tudo isto feito, seu cadastro está ativo e você pode utilizá-lo para consultar tempo de contribuição INSS.

Agora a consulta está liberada e você pode ir diretamente pelo link: meu.inss.gov.br/gateway/login.jsp. Depois de realizar o seu login com e-mail e senha cadastrado você terá a acesso a página de consulta.

O primeiro ícone é o de consulta de tempo de contribuição do INSS, basta clicar nele e consequentemente ter acesso a todo o seu extrato previdenciário.

Como Imprimir a Consulta Tempo de Contribuição no INSS?

Contudo é muito bom informar que além de você ter acesso a consulta de tempo de contribuição no INSS e possível também imprimi-la.

Isso mesmo, você pode tê-la em mãos para qualquer tipo de utilização que seja necessária.

A impressão é chamada de extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais Extrato Previdenciário.

Na hora que estiver consultando, como ensinamos no tópico acima, você deve clicar em “imprimir” no ícone no fim da página.

Em seguida será gerada uma nova página com um relatório com várias informações sobre seu cadastro. Algumas delas serão a Identificação do Filiado, Relações Previdenciárias, nomes de empresas, dentre outras.

Com o sistema Meu INSS, a Previdência pretende facilitar o acesso dos segurados à informações sobre seu cadastro previdenciário e diminuir as filas de atendimentos nas agências físicas da Previdência Social.

Simular o Tempo Total de Contribuição, Veja Como!

Ainda no site do Meu INSS é possível que você possa simular o tempo total da sua contribuição assim como quanto falta para aposentar-se.

contribuição inss para aposentadoria

Existirá um ícone chamado “Simulação de Tempo de Contribuição”, do lado esquerdo da tela. Desta maneira, o site irá informar os vínculos de trabalho registrados no sistema do INSS.

Posteriormente, você deve clicar em “simular” e então terá na sua tela detalhadamente o tempo total de contribuição em anos, meses bem como dias.

Se possivelmente você quiser mais detalhes, pode clicar em “detalhar”, e o sistema gerará um arquivo em formato PDF com os detalhes, como o tempo exato de trabalho em cada empresa.

Além disso, a página irá mostrar se você já pode se aposentar por tempo de contribuição ou não.

Vale ressaltar que esta opção existe apenas para quem se aposenta por tempo de contribuição e não por idade, certo?

Viu como é importante fazer a consulta de tempo de contribuição do INSS?

Requisitos da Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Com a Reforma da Previdência sendo avaliada e possivelmente aceita algumas regras mudam, e agora que você sabe como fazer a consulta de tempo de contribuição do INSS deve saber também o que vai mudar.

Basicamente o tempo de contribuição no INSS para aposentadoria sofre mudanças como:

  • Agora são necessários 20 anos de contribuição e 65 anos de idade no caso dos homens
  • E 15 anos de contribuição e 62 anos de idade no caso das mulheres.

Além disso, para receber efetivamente 100% da média salarial do seu benefício, será preciso comprovar 40 anos de contribuição ao INSS.

Por fim, você conseguiu aprender a consultar o tempo de contribuição do INSS pela internet e está apto a consultar seu extrato previdenciário.

Entretanto você sabia que muitos não conhecem estas facilidades? Por isso, compartilhe nas suas redes sociais e mostre a mais pessoas que as coisas são muito mais fáceis que elas possam imaginar.

Se ainda tiver dúvidas em relação a benefícios, acesse a nossa página por completo em Meu INSS  e tire suas dúvidas.

Para finalizar, assista o vídeo abaixo e confirme suas informações na prática:



Compartilhar: