Skip to content

Contribuição em Atraso do INSS pode dar problemas, entenda!





Você sabia que a contribuição em atraso INSS pode ser um problema? Entenda. Atualmente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por proporcionar diversos benefícios trabalhistas para os cidadãos brasileiros e essa é uma atividade muito comum entre empregador e empregado.

Desta maneira, o que acontece com aqueles que não são empregados de alguém e desejam contribui com o INSS? Esses são os trabalhadores que pagam o INSS por conta própria. No entanto, é muito comum que haja acumulo de contribuições em atraso INSS e isso acaba sendo um problema para esses contribuintes.

Sendo assim, é importante saber o que deve ser feito em situações como essa. Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, não é mesmo? Continue lendo esse artigo para saber de todas as informações.




Confira:

Consultar Contribuição em Atraso do INSS

calculo contribuição
Contribuição em Atraso do INSS pode dar problemas, entenda!

A contribuição em atraso INSS é um assunto que gera muitas dúvidas aos segurados que acabaram não recolhendo o INSS em determinado momento da vida. É comum que o cidadão brasileiro tenha em sua história aqueles que trabalharam, porém que não recolheram o INSS da forma correta.




Daí surge a necessidade de consultar a contribuição INSS atrasada. Para pagar contribuição em atraso, o trabalhador deve saber qual é o valor desse débito, certo? Portanto é necessário atentar-se nas regras a seguir, veja só:

  1. Contribuinte individual cadastrado no INSS que ficou menos de cinco anos sem pagar deve acessar o site: http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml;
  2. Contribuinte individual que não possui cadastro no INSS deve fazer o agendamento, realizar a prova de trabalho e pedir a emissão das guias de pagamento;
  3. Contribuinte que necessita recolher sobre período anterior a cinco anos, também deve fazer o agendamento no INSS;
  4. Contribuinte facultativo também pode acessar o site: http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml.

Há uma forma específica para cada caso que precisa pagar a contribuição do INSS em atraso.

Como pagar Contribuição em Atraso do INSS?





Acima você viu como consultar a contribuição em atraso INSS, isso significa que o processo é mais para você saber como acessar as guias para pagar aquela contribuição atrasada. Em alguns casos é muito simples fazer o pagamento de contribuição em atraso do INSS, basta preencher o formulário que estará no site oficial da Receita Federal (citado acima) e acessar o valor que precisa ser pago.

Já em outras situações se faz necessário realizar a comprovação da atividade laboral. Para comprovar tempo de trabalho em um atendimento na agência do INSS é necessário ter alguns documentos em mãos, como:

  • Comprovantes de prestação de serviço do período que precisa ser reconhecido;
  • Imposto de Renda que apresente a renda da profissão;
  • Comprovante de inscrição no conselho de classe;
  • Inscrição da profissão realizada na prefeitura, recolhimento de ISS e cadastro.

Após a realização desse procedimento, o cidadão consegue fazer o pagamento atrasado no local indicado.

Quanto tempo posso pagar INSS atrasado?




como pagar a contribuição do INSS em atraso de qualquer tempo que se encontre atrasado, mas é essencial saber que as regras são diferentes de um tempo para o outro. Ou seja, se faz mais de cinco anos que o INSS está atrasado, o cidadão deverá seguir determinadas regras, porém se faz menos de cinco anos, as regras se diferenciam.

A contribuição em atraso INSS em relação funciona como já foi explicado nos tópicos anteriores. Quer saber mais informações sobre esse assunto? Continue lendo esse artigo.

contribuição

Quem pode pagar INSS atrasado?

Quem deve saber como pagar a contribuição em atraso do INSS são as seguintes categorias de trabalhadores: o contribuinte facultativo e o contribuinte individual. O contribuinte facultativo é aquele que poderá pagar caso a sua guia não se encontre com mais de seis meses de atraso. É facultativo o cidadão que realiza o pagamento para poder receber aposentadoria, pensão de morte e auxílio doença.

O outro trabalhador que pode pagar a contribuição em atraso INSS é o contribuinte individual. Esse é o contribuinte que antigamente era conhecido como autônomo e exerce a sua função profissional remunerada por responsabilidade própria. Nessa situação, o INSS atrasado pode ser em relação a qualquer época.

Como não atrasar o INSS? Qual a importância?

Lembrando que o INSS é comumente pago pelo empregador, sendo assim, não há atraso nesse tipo de contribuição, ou seja, apenas as categorias acima devem ficar atentas para não atrasar com o pagamento das guias.

A principal importância de não atrasar o INSS é justamente para conseguir ficar em dia com essa instituição, já que você pode precisar dos benefícios proporcionados pelo INSS. Afinal, o INSS vai além da aposentadoria, já que também pode ajudar com o auxílio doença, por exemplo.

Ficar com a contribuição em atraso INSS é também uma grande dor de cabeça, pois o processo de regularização nem sempre é simples, portanto, mantenha o pagamento em dia.

Veja o vídeo:



Compartilhar: