Skip to content

Obtenha facilmente a Cópia do Processo do INSS





Acompanhe o passo a passo, de como ter acesso à cópia processo INSS.

Nos últimos anos, a fim de facilitar o acesso aos processos e também a outros serviços e recursos, o INSS vem passando por grande transformação digital.

Com isso, para acessar às informações que estão presentes em seu processo do INSS, tem se tornado cada vez mais prático. Mas embora este processo de desburocratização dos serviços sejam uma ótima alternativa, para os contribuintes.

Por se tratar de algo relativamente recente, nem sempre é fácil saber como usar os canais, para poder ter acesso aos serviços como a consulta do processo do INSS, por exemplo. E, foi pensando ajudar você a esclarecer essa dúvida que nós desenvolvemos este artigo.




Vamos te mostrar ao longo desses conteúdos, quais os passos necessários, para poder ter acesso ao seu processo, sem nenhuma complicação. Quer saber como solicitar cópia processo INSS e quais os processos do INSS podem ser consultados?

Confira!

Solicitar Cópia Processo INSS Online

processo inss aposentadoria especial
Obtenha FACILMENTE a Cópia do Processo do INSS!Então, continue acompanhando todos os tópicos deste artigo e, não perca nenhuma informação.

Então, continue acompanhando todos os tópicos deste artigo e, não perca nenhuma informação. Primeiramente vamos entender o que é a cópia processo INSS, que é um documento importante que detalha as informações do processo.




E de acordo com informações divulgadas pela Assessoria de Imprensa, da Previdência; (https://www.inss.gov.br/recurso-revisao-e-copia-de-processo-agora-sao-pelo-meu-inss/) caso você queira acompanhar o processo do INSS e solicitar cópia, só poderá fazer este serviço:

  • Através do site: https://meu.inss.gov.br/central/#/
  • Do aplicativo meu INSS
  • E também através do telefone do INSS.

Apenas em alguns casos mais específicos, será necessário  dirigir-se a uma das agências de atendimento do INSS. Essa medida, visa diminuir o número de pessoas nas agências a também permite facilitar o seu acesso aos documentos.




Nos próximos tópicos, vamos detalhar o passo a passo, para fazer a consulta do seu processo do INSS e emitir o documento.

Solicitar Cópia do Processo no INSS pelo 135

Como mencionamos, além do site e do aplicativo Meu INSS, você também pode obter informações sobre o seu processo do benefício do INSS, através do atendimento telefônico do INSS.



Nesse caso, procure ter em mãos seus documentos pessoais e o número do benefício para facilitar o atendimento (se este for o seu caso) Depois disso, basta ligar no número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7hs às 22hs, no horário de Brasília.

Como acompanhar processo do INSS? Passo a Passo

Veja como fazer a consulta a processo de INSS online:

  • 1º Passo: Acesse o site (https://meu.inss.gov.br), ou instale o aplicativo em seu celular.
  • 2º Passo: Em seguida, você deverá inserir o seu login e a sua senha. Se esta é a sua primeira vez no sistema, no local onde se faz o login e senha, basta clicar em “criar uma conta”.
  • 3º Passo: Feito isso, você deverá clicar na opção “Agendamentos/ Requerimentos”, que estará presente no menu.
  • 4º Passo: Você deverá então, clicar na opção “consultar requerimentos” ou “novo requerimento”.
  • 5º Passo: E em seguida, você deverá escolher o processo que pretende consultar. Para isso, clique na função “pesquisar” (onde há uma pequena lupa), que está em cima do processo que você deseja realizar a sua consulta.

processo inss aposentadoria consulta

Como Imprimir uma Cópia do Processo

Depois de consultar o processo de INSS que você deseja, para imprimi-lo basta rolar a página até o final, e clique em “gerar processo,”.

Será salva a cópia do seu processo INSS, você deve então, enviar o arquivo para uma impressora e fazer a impressão do seu documento.

Quais Processos do INSS podem ser consultados?

Infelizmente, não é possível verificar todos os processos através do sistema do INSS. Ele só estará disponível para que você possa consultar ou imprimir, quando o status do processo do INSS estiver “concluído”.

Ou seja, após o processo ter sido concedido ou o processo do INSS tenha sido indeferido (negado). E isso, só acontece, após o servidor do INSS ter analisado o processo. Pois antes disso, o processo ainda será formado. Não estando disponível para consulta ou impressão.

O que fazer, caso você não consiga ter acesso ao processo?

Apesar de ser relativamente simples, fazer a consulta e até mesmo a impressão do seu processo de benefício do INSS, com auxílio das dicas que mencionamos aqui no artigo.

Há casos, em que mesmo inserindo os dados corretos não é possível realizar a consulta, devido a algum erro no sistema, ou dificuldade de acesso.

Caso isso aconteça, basta ligar no telefone 135 do INSS, e relatar o erro e solicitar mais informações sobre como proceder. Se necessário, você deverá agendar um atendimento presencial, em uma das agências do INSS, como comentamos

Aproveite para acompanhar outras informações, sobre o tema em nossos artigos aqui no blog e veja também o vídeo a seguir.



Compartilhar: