Skip to content

Obtenha em 3 Minutos a Declaração de Benefício do INSS!





Você precisa de Declaração de Benefício INSS? Os acessos aos serviços do INSS ficaram mais fáceis após a disponibilidade online desses serviços. Não é mais necessário ir presencialmente até uma agência do INSS para a solicitação de benefícios, para o acompanhamento de requerimentos ou mesmo para uma consulta declaração de benefício INSS.

Você pode acessar diversos serviços do INSS pelo celular, com o aplicativo MEU INSS, ou pelo computador através da página INSS do site da Previdência (https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/).

O INSS pretende disponibilizar o acesso ao seu sistema pela internet ao máximo, para todos os seus contribuintes, beneficiários(as) ou não. Para que assim, possa diminuir o tempo de burocracia do processo e de obtenção de respostas. Se você precisa de uma Declaração de Benefício INSS, ou de uma Declaração de Benefício INSS Nada Consta, você poderá obtê-las pela internet, evitando filas e burocracia.




Acompanhe o post até o final. Responderemos as perguntas mais frequentes quanto a esse assunto. Confira:

O que é Declaração de Benefício?

declaração de benefício
Obtenha em 3 Minutos a Declaração de Benefício do INSS!

A Declaração de Benefício INSS é um documento oficial emitido pelo INSS, que comprova a situação da pessoa em relação ao sistema previdenciário. Esse documento atesta se você, em seu CPF, recebe um benefício da previdência ou se não recebe.

Esse documento não diz respeito a outros serviços do INSS, tais como requerimentos de benefícios ou agendamentos. Esses serviços têm documentação própria.

Se você precisar de uma declaração de rendimentos de benefício do INSS para a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, esse não é o documento que você deve buscar.




No entanto, essa declaração de rendimentos pode ser acessada pela internet. Na página da internet ou no aplicativo MEU INSS, você pode acessar as informações de rendimento na função “Extrato de Imposto de Renda”. E, então, você poderá acessar e baixar o seu extrato de benefício INSS para declaração de imposto de renda.

A Declaração de Benefício INSS pode vir a ser um dos documentos necessários para comprovação de renda em ações judiciais. Tais como:

  • Indenização;
  • Ação de despejo por fala de pagamento;
  • Ação demolitória;
  • Consignação em pagamento;
  • Busca e apreensão de bens de uso pessoal;
  • Busca e apreensão de menor;
  • Dissolução litigiosa e consensual de união estável;
  • Oferta de alimentos;
  • Ação negatória de paternidade;
  • Ação de guarda;
  • Internação compulsória;
  • Adoção;
  • Alvará judicial para levantamento de importância;
  • Adjudicação compulsória;
  • Cobrança de dívida;
  • Liberdade provisória.

Assim, esse documento é necessário para você comprovar a sua renda, sendo ou não um(a) beneficiário(a), quando esse for solicitado.

Como tirar a Declaração de Benefício do INSS?

A Declaração de Benefício INSS pode ser solicitada pela internet (computador ou celular), presencialmente em uma agência do INSS ou pelo telefone 135. Em uma agência do INSS, você deve ir pessoalmente. Apenas pessoas com limitação de locomoção podem enviar uma terceira pessoa em sua representação portando uma procuração.




No entanto, pela internet o serviço é mais prático e rápido.

Pelo computador com acesso à internet, você deverá:

  • acessar o site MEU INSS;
  • efetuar o login, se você já tiver o cadastro (se você ainda não tiver se cadastrado, terá que realizar o cadastro antes do primeiro login);
  • clicar na função “Consulta Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta”, na lista disposta ao lado esquerdo da página;
  • clicar “Imprimir” (para imprimir em papel ou salvar como arquivo de PDF).

Pelo aplicativo MEU INSS – disponível no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR) e no App Store (https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358), você deverá:

  • instalar o aplicativo;
  • efetuar o login, se você já tiver o cadastro (se você ainda não tiver se cadastrado, terá que realizar o cadastro antes do primeiro login);
  • clicar na função “Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta”, na lista que aparecerá na tela;
  • clicar em “Salvar”.

Pelo telefone, você deverá ligar para o INSS através do número 135 e mencionar para o(a) atendente que deseja ter a sua Declaração de Benefício INSS. Caso você tenha alguma dúvida sobre qualquer um dos serviços do INSS, faça a ligação para o 135.

declaração de benefício inss

O que diz uma Declaração Nada Consta?

Se você consultar Declaração de Benefício do INSS, você terá dois resultados: consta e nada consta. Uma Declaração de Benefício INSS Nada Consta diz que o(a) solicitante não é beneficiário(a) ou requerente de nenhum dos serviços do INSS, ou seja, é uma declaração de que não recebe benefício do INSS.



Esse documento poderá servir como um dos documentos solicitados para comprovar renda.

O que diz uma Declaração Positiva de Benefício?

Se você tem dúvidas como: “O que diz uma Declaração Positiva de Benefício?” Este item é pra você. Já uma Declaração de Benefício INSS positiva diz que o(a) solicitante é beneficiário(a) ou requerente de algum dos serviços do INSS. Esse documento poderá servir como um dos documentos solicitados para comprovar renda.

Quanto tempo essa Declaração fica pronta?

Independente da situação do(a) solicitante, beneficiário(a) ou não, a Declaração de Benefício INSS Consta/Nada Consta ficará pronta imediatamente.

O processo virtual é muito rápido: desde o login até você ter a sua Declaração salva como documento em formato de arquivo PDF, não demorará 03 minutos. Em tempo de pandemia do Covid-19, dê preferência para solicitar sua Declaração de Benefício INSS, ou qualquer outro dos serviços do INSS, pela internet e evite ir até uma agência do INSS pessoalmente.

Essas informações ajudaram você?

Compartilhe com seus amigos. Ajude essa informação a chegar até aquela pessoa que precisa saber e a qual tem dúvidas sobre o tema.

Assista esse vídeo com informações sobre o atendimento presencial nas unidades do INSS, durante a pandemia:



Compartilhar: