Skip to content

Acabe AGORA com a demora na sua Aposentadoria





Por que Existe a Demora na Aposentadoria? Saiba quanto tempo demora na aposentadoria até a liberação do pedido.

Depois de dar entrada no seu processo de aposentadoria, é bastante provável que você esteja se questionando: “Afinal, quanto tempo demora para sair minha aposentadoria?

Todos os anos milhares de pessoas, entram com o pedido de aposentadoria através do INSS, e os prazos variam muito de acordo com o caso de cada contribuinte.

Há situações que o benefício é concedido em pouquíssimos meses. Mas por outro lado, há casos em que o processo tramita durante anos, até que o contribuinte possa receber o benefício.




Para que você possa entender melhor desses assuntos, nós desenvolvemos este conteúdo.Onde você vai poder acompanhar de perto o qual o prazo médio para receber o benefício, de acordo com as diferentes situações.

E principalmente em caso de demora na resposta do INSS aposentadoria, o que fazer para agilizar. Não deixe de acompanhar essa leitura, para poder saber mais a respeito de seus direitos.

Veja a seguir, os tópicos que abordaremos neste artigo:

Por que Existe a Demora na Aposentadoria?

demora na aposentadoria por idade
Acabe AGORA com a Demora na Sua Aposentadoria

A demora na aposentadoria, acontece em função das diversas etapas que o seu pedido de aposentadoria precisa passar. Como fase inicial de abertura do processo, comprovação do direito ao benefício. E posteriormente a análise e resposta do INSS.




E caso a aposentadoria seja negada, você pode recorrer. E quando o processo de aposentadoria entra na justiça gera demora, pois pode passar por várias instâncias.

Principais causas de demora na Aposentadoria

Se todas as informações estiverem corretas, após apresentação dos documentos, o INSS deve fazer a análise e dar a resposta em poucos dias se o benefício foi ou não concedido. Mas existem alguns fatores, que fazem com que o processo leve mais tempo.

Por exemplo:

Quando existem situações em seu histórico de trabalho, que precisam ser analisadas mais a fundo. Como pedidos de aposentadorias especiais, ações trabalhistas, trabalhos no exterior, entre outros.




Outro fator que ocorre frequentemente no INSS é a demora na análise da aposentadoria, por falta de profissionais nas agências. Apesar de a lei estabelecer o prazo de 45 dias, em muitos casos, isso não acontece.

Existem casos, onde há um número muito grande de pessoas solicitando o benefício, que levam de 6 meses até 1 ano para serem respondidos.

Recorrer para receber o Benefício

Após saber que o seu benefício foi negado, é possível recorrer. E cada uma das etapas, pode fazer com seu benefício demore ainda mais para sair:



Além da demora na análise de aposentadoria, outra razão comum acontece quando você entra com um processo administrativo.

Ou ainda, caso o seu pedido de aposentadoria tenha sido negado, e você opte por entrar com um processo judicial contra o INSS.

Pois como comentamos, o seu processo poderá passar por diversas fases, como audiências, busca por novos documentos, apresentação de testemunhas

Mesmo comprovando o seu direito o seu direito ao benefício, e o juiz der causa favorável a você, há situações em que o INSS pode recorrer, até ser encaminhado para instâncias superiores como o STF (Supremo Tribunal Federal) ou STJ (Supremo tribunal de Justiça).

Levando ainda mais demora na concessão de aposentadoria.

Como pedir urgência na Aposentadoria?

Ao dar entrada no seu pedido, caso haja demora resposta aposentadoria e processo esteja tramitando a mais de 45 no INSS, você pode entrar com uma ação judicial. Solicitando um mandado de segurança contra o INSS.

Essa ação fará com que a Previdência Social agilize o seu processo de aposentadoria, e dê a resposta com mais rapidez.

Fique Atento!

Em muitos casos, para entrar com o mandado de segurança é necessário contratar um advogado. O que pode fazer com que haja um custo ainda maior para você.

Por isso, é importante analisar previamente se vale a pena entrar com o mandado de segurança, ou aguardar a resposta do INSS sobre o benefício.

tempo de demora na aposentadoria

Quanto tempo sai a Concessão da Aposentadoria?

A demora processo aposentadoria, varia conforme as todas etapas, que o seu processo passará:

  • 45 dias ou até 1 ano (dependendo da situação) – Para resposta do INSS
  • 1 a 2 anos – Caso você entre com processo administrativo
  • 2 a 5 anos – Caso você entre com processo judicial
  • 5 a 10 anos – Se o processo for levado a instâncias superiores

Depois de ter o seu benefício aprovado, o prazo para sair a carta de concessão da aposentadoria pode chegar em média em 30 dias em sua residência, com informações sobre o recebimento do benefício.

Onde posso reclamar? Conheça a Ouvidoria do INSS

Se você quiser fazer uma reclamação junto a ouvidoria, em relação a demora concessão aposentadoria do INSS é possível utilizar os seguintes canais:

  • Telefone: Através do número 135
  • Internet: Por meio do site do INSS https://www.inss.gov.br/ouvidoria/ 

Quer saber mais sobre o INSS? Então não deixe de acompanhar nossos artigos e também o vídeo:



Compartilhar: