Skip to content

Fazer Denúncia do INSS ficou mais fácil!

Aprenda a fazer uma denúncia do INSS pela internet ou telefone, veja como a acompanhar sua denúncia e entenda como funciona a denúncia anônima para o órgão.





INSS é a sigla do Instituto Nacional de Seguridade Social. Trata-se do órgão responsável pelo gerenciamento dos recursos e pagamento dos benefícios dos trabalhadores da iniciativa privada que prestam contribuições para a Previdência Social.

São essas contribuições à Previdência Social, prestadas por todos os trabalhadores formais da iniciativa privada, que garantem benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença e auxílio invalidez.

Contando hoje com milhões de beneficiários, não é de se espantar que eventualmente ocorram fraudes ou irregularidades nos benefícios, não é verdade?

O que fazer ao descobrir uma dessas irregularidades? Como realizar uma denúncia do INSS? Existe um Disque Denúncia INSS? É possível fazer uma denúncia anônima do INSS?

Essas são algumas questões que explicaremos neste artigo. Além disso, nos próximos tópicos, informaremos o número do Disque Denúncia do INSS, como fazer uma denúncia INSS online, entre outros temas para você ficar por dentro de tudo sobre a questão da denúncia do INSS.




Confira!

Existe um Disque Denúncia do INSS?

denuncia inss aposentadoria
Fazer Denúncia do INSS Ficou Mais Fácil!

O INSS conta com alguns canais de atendimento nos quais se pode registrar uma denúncia do INSS. Até recentemente, o Disk Denúncia do INSS funcionava por meio de um número 0800, se tratava de um telefone exclusivo para receber denúncias sobre suspeitas de fraudes ou qualquer outra irregularidade nos benefícios do INSS.

Mas, atualmente, qualquer denúncia do INSS deve ser feita pelo telefone da Central de Atendimento, por correspondência ou mesmo pela internet. Para fazer a INSS denúncia pela internet, você deve utilizar a página da Ouvidoria no site do INSS, neste endereço:

  • https://www.inss.gov.br/ouvidoria/

Ao entrar no site, clique em “Cadastrar ou Consultar Manifestação” e preencha os campos solicitados para registrar sua denúncia.

Já se você prefere realizar sua denúncia via correspondência, basta enviá-la para o seguinte endereço: Esplanada dos Ministérios – Bloco F – Ed. Sede – Térreo – Sala 45 – CEP: 70059-900. Brasília – DF. Não se esqueça de incluir todos os dados pertinentes à sua denúncia na correspondência. Quer fazer uma denúncia benefício INSS por telefone? Confira abaixo o número que você deve usar.

Qual o telefone do Disque Denúncia do INSS?





Como mencionamos, até recentemente o INSS contava com um número exclusivo para realização de denúncia do INSS. Porém, isso mudou.

Agora, para fazer uma denúncia do INSS telefone, basta ligar para a Central de Atendimento do órgão, que funciona no número 135. Agora que você já conhece o número de denúncia INSS, confira abaixo que tipo de denúncia do INSS você pode fazer através desse telefone.

O que posso denunciar neste telefone?





Através do número do telefone denúncia do INSS, é possível denunciar qualquer tipo de irregularidade, desde fraudes realizadas por beneficiários a condutas ilegais de servidores do órgão.

Lembrando que não é preciso ter certeza sobre a irregularidade para realizar a denúncia do INSS. O órgão recomenda que seja denunciada qualquer suspeita de ilegalidades envolvendo beneficiários ou servidores. E depois de realizar minha denúncia do INSS, o que devo fazer? É possível acompanhar minha denúncia? Confira abaixo.

Qual é o procedimento pós Denúncia?

Quando se pensa em fazer uma denúncia do INSS, uma das dúvidas mais comuns é sobre o procedimento do pós denúncia. É possível acompanhar ou ter alguma resposta sobre a minha denúncia?



Sim. Ao realizar uma denúncia do INSS, é gerado automaticamente um código de identificação, formado por números. Com esse número, você pode fazer o acompanhamento de denúncia INSS pelo telefone 135 ou pelo sistema online da Ouvidoria do órgão.

E quanto ao prazo para resposta? O prazo padrão, definido pela Controladoria Geral da União, para o INSS se posicionar conclusivamente quanto a uma denúncia, é de 30 dias.

Porém, caso não haja conclusão, o prazo pode ser ampliado por mais 30 dias, desde que apresentadas as devidas justificativas. Ou seja, no máximo em 60 dias todas as denúncias feitas ao órgão devem ter uma resposta conclusiva.

denuncia inss

Qual o horário de atendimento do Disque Denúncia do INSS?

Se você chegou até aqui deve estar se perguntando, qual o horário de atendimento do disque denúncia do INSS, tenha calma que iremos ajudar você.

Como explicamos, o atendimento por telefone para denúncia do INSS funciona através da Central de Atendimento, no número 135. A Central de Atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

É possível fazer Denúncia anônima?

A denúncia INSS anônima não só é possível, como também é a forma recomendada de fazer qualquer denúncia ao órgão. Obviamente, isso ocorre por questões de segurança.

Independentemente de a denúncia ser feita presencialmente, por telefone ou pelo site do INSS, é garantido ao denunciante o sigilo absoluto de todos seus dados. Portanto, você pode fazer sua denúncia do INSS sem preocupações.

Agora que você já entendeu tudo sobre a questão da denúncia do INSS, que tal conhecer um pouco sobre as punições aplicáveis para quem frauda a Previdência Social?

Confira neste vídeo:



Compartilhar: