Skip to content

Aprenda a Denunciar o Auxílio Emergencial Indevido!





Descubra de forma rápida onde denunciar auxílio emergencial indevido!

Com a economia do país sofrendo graves impactos em decorrência da necessidade do isolamento social, o governo federal instituiu, por meio da Lei de número 13.982/2020, o auxílio emergencial.

Esse benefício garante o pagamento de parcelas de 600 reais mensais a pessoas que se encaixam nos requisitos, como estar desempregado ou fazer parte de programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

No entanto, muitas pessoas que não estão dentro das regras estabelecidas acabaram por se aproveitar da situação e solicitaram o auxílio. Algumas formas negadas, mas outras passaram batidas pelo processo de análise.




Conhece algum caso desse tipo? Nesse artigo você vai saber como denunciar uso indevido do auxílio emergencial pela internet, direto com a Caixa, além de conferir mais detalhes sobre os requisitos.

Siga na leitura e confira todas as informações!

Denunciar o Auxílio Emergencial Indevido pela internet

denunciar auxilio emergencial negado
Aprenda a Denunciar o Auxílio Emergencial Indevido!

Existem algumas maneiras de denunciar auxílio emergencial indevido. A primeira delas que você vai conferir nesse artigo é pela internet. Confira todos os detalhes do que se deve fazer.




A Controladoria-Geral da União criou o canal do Portal da Transparência para o auxílio emergencial. Nele, qualquer cidadão pode pesquisar quem recebeu o benefício do auxílio.

O primeiro passo a ser feito é acessar o site de denúncia auxílio emergencial, que é justamente esse Portal da Transparência.

O link é o seguinte: http://portaltransparencia.gov.br/beneficios/auxilio-emergencial?ordenarPor=beneficiario&direcao=asc

Em seguida, você poderá verificar a aba “mês de disponibilização”, que corresponde ao período em que deseja pesquisar. Escolha também o município para filtrar os resultados.

Ainda podem ser aplicados filtros como: Unidade Federativa, número do CPF ou NIS do beneficiário, entre outros.

Após isso, basta clicar em consultar para verificar todos os nomes de beneficiários. Se na lista constar alguém que não deveria receber, você deve clicar em detalhar.

Uma nova página será carregada e aparecerão todos os detalhes a respeito do pagamento do benefício àquela pessoa. Há uma forma de denunciar recebimento indevido do auxílio emergencial na própria página.




Clique em denunciar, siga os procedimentos requeridos pelo site e assim será possível registrar a denúncia.

Denunciar o Auxílio Emergencial Indevido na Caixa

Milhões de brasileiros foram beneficiados com o pagamento do auxílio emergencial Caixa. Ele foi fundamental para evitar desempregados ou pessoas que exerçam atividades informais não ficassem desemparadas.

Mas, infelizmente, mesmo em um momento de crise há muitas pessoas com más intenções e que se aproveitam para tentar ludibriar as autoridades e conseguir receber os 600 reais, ainda que não tenham direito.

E o que podemos fazer para ajudar a amenizar essa questão? Sem dúvidas, denunciar sobre auxílio emergencial é um canal que temos à disposição para isso.

O site oficial do Governo Federal do Brasil publicou informativo em 24 de junho de 2020 dizendo que fraudes no auxílio deveriam ser denunciadas em agência da Caixa Econômica.



A orientação é que, para denunciar auxílio emergencial pago indevidamente, o denunciante vá a uma agência da Caixa e realize o procedimento.

A denúncia também vale para quem foi de alguma prejudicado por saques indevidos ou transferências feitas por terceiros em seu nome. A Polícia Federal é quem conduzirá a investigação.

Quem não pode receber o Auxílio Emergencial?

Neste artigo você já aprendeu que tem como denunciar o auxílio emergencial pago de forma irregular. Mas quem exatamente não pode receber esse benefício?

Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, confira as informações a seguir.

São regras para receber o benefício: ser maior de 18 anos, não ter um emprego formal, limitações de renda mensal (até um salário mínimo por pessoa da família), não receber benefícios como seguro-desemprego, entre outras.

Ou seja, quem não se enquadra nessas regras estará automaticamente desabilitado a ser aprovado na hora da solicitação. Ainda assim, há quem consiga receber e por isso se deve denunciar auxílio emergencial fraude.

O site da Caixa Econômica, na parte específica do auxílio emergencial, determina que não há direito ao auxílio para pessoas que:

  • Tenham emprego formal ativo;
  • Sejam membros de famílias cuja renda seja superior a três salários mínimos ou renda por pessoa supere meio salário mínimo;
  • Estejam recebendo o auxílio do Seguro Desemprego;
  • Recebam benefícios da Previdência Social ou de renda federal, excluindo-se apenas o Bolsa Família;
  • Tenham tido rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, impossibilitando microempreendedores individuais, por exemplo.

Qualquer pessoa que tenha recebido o auxílio e cumpra o que foi descrito nos requisitos acima está sujeito a passar denunciado. E se você conhece alguém com esse quadro, deve sim denunciar recebimento de auxílio emergencial.

Qual telefone para denúncias ou questionamentos?

como denunciar auxilio emergencial indevido

Aprendeu a como denunciar auxílio emergencial irregular, mas ainda tem dúvidas e precisa de um atendimento telefônico? A Caixa Econômica criou um canal exclusivo para questões sobre o benefício.

Cidadãos que tenham dúvidas, questionamentos ou que desejam fazer denúncias de questões relacionadas ao auxílio emergencial podem ligar para o telefone 111 da Caixa.

É por esse número que todos esses serviços anteriormente citados podem ser realizados. Mas tenha atenção: ele não serve para a inscrição no benefício. Apenas para esclarecimento de dúvidas.

Como muitas pessoas têm encontrado dificuldades a respeito do auxílio emergencial, o número 111 tem constantemente ficado congestionado e ocasionando demora para o início dos atendimentos.

Como saber se alguém está recebendo o auxílio?

Aqui você conheceu o canal de denúncia auxílio emergencial, que pode ser feito pelo site do Portal de Transparência da CGU (Controladoria-Geral da União) ou em agências da Caixa Econômica.

E é justamente no site do Portal de Transparência que é possível consultar todas as pessoas que foram beneficiadas com o auxílio.

Você pode seguir as mesmas orientações do tópico em que explicamos o que fazer para denunciar auxílio emergencial para fazer essa consulta.

  1. Acessar o Portal da Transparência, conforme link: http://portaltransparencia.gov.br/beneficios/auxilio-emergencial?ordenarPor=beneficiario&direcao=asc
  2. Escolher o mês correspondente ao período em que deseja pesquisar;
  3. Verificar os filtros para pesquisa, como Unidade Federativa, município, nome, NIS ou CBF do beneficiário
  4. Clicar em atualizar para ver os dados mais recentes e conferir todos as pessoas que receberam o auxílio.

Deixe nos comentários a sua opinião e não se esqueça de compartilhar o link do post nas redes sociais!

Deseja mais detalhes sobre como denunciar alguém que recebeu auxílio emergencial indevidamente? Confira esse vídeo que recomendamos lá no YouTube:



Compartilhar: