Skip to content

Principais Dúvidas sobre o INSS

Você ainda tem muitas dúvidas sobre o INSS? E não sabe muito bem como começar a esclarecer? Assim como você, muitas pessoas têm dúvidas e perguntas sobre INSS.



Pois o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), que é o órgão do Governo responsável por realizar o pagamento dos benefícios, fez nos últimos anos algumas mudanças em seu sistema de atendimento.

E desenvolveu a ferramenta MEU INSS, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos seus serviços. Pensando em ajudar você, vamos esclarecer as dúvidas frequentes a respeito do INSS, de maneira fácil.



Veja quais tópicos estarão presentes nesse artigo:


dúvidas inss

Então se você deseja tirar suas dúvidas sobre o INSS, não deixe de acompanhar esse artigo. Vamos lá?

Como Realizar sua Inscrição no INSS





Uma das dúvidas sobre o INSS que estão entre as mais frequentes, é sobre como fazer a inscrição na previdência por meio do INSS.

Quando uma pessoa se cadastra no INSS e contribui regularmente, passa ter direito a inúmeros benefícios,tanto para quem está se cadastrando, quanto para os seus familiares.

Como, por exemplo, acesso à aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, e muitos outros benefícios que vamos abordar de forma detalhada aqui no artigo.

Veja como funciona o processo de inscrição

O processo de inscrição pode ser feito de maneira simples. Mas vale a pena ressaltar, que só poderá ser feito por pessoas que não tenham nenhum número social, como o número do PIS, PASEP ou NIT.

Se você já possui algum desses números pode ficar tranquilo! Não é necessário fazer uma nova inscrição. Caso seja necessário realizar a inscrição, é possível fazer:

Acessando o site do CNIS

Para maiores de 16 anos, a inscrição no INSS pode ser feita através do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) (https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/).

Basta clicar na opção “Inscrição”, “Filiado” e em seguida preencher o formulário com as informações pedidas.

Acessando o site do CNIS

Através do telefone 135

Por meio do telefone 135, é possível fazer a inscrição de menores de 16 anos. E nesse caso, é necessário apenas informar os dados e documentos pessoais pedidos. Também é possível esclarecer as dúvidas da inscrição no INSS no telefone 135.

Quais são as categorias de contribuintes do INSS

Algo que também gera bastante dúvida, são as categorias dos contribuintes pelo INSS. Assim que a inscrição do INSS é feita, a pessoa que se inscreveu passa a ter um vínculo ou filiação com o INSS.

E quem contribui se torna um segurado, e tem direito aos benefícios do INSS – como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e outros.

Os segurados do INSS estão divididos entre:

  • Segurados obrigatórios – Pessoas que trabalham com carteira assinada, servidores públicos, trabalhador avulso, empregado doméstico e contribuinte individual (autônomo).

E quando a contribuição é recolhida através das empresas ou pagas de forma individual mensalmente, o segurado obrigatório tem direito de receber automaticamente os benefícios.

  • Segurados facultativos – Pessoas maiores de 16 anos que não possuem renda própria, mas que querem contribuir. E também segurados especiais como produtores rurais, pescadores profissionais artesanais, índios.

Ou ainda companheiros e filhos menores de 16 anos que contribuem nesse tipo de trabalho. Nesse caso o segurado facultativo só terá direito aos benefícios, a partir do pagamento da contribuição e caso não haja atrasos.

Para entender melhor em qual tipo de categoria de segurado você se encaixa, é possível entrar em contato para e esclarecer suas dúvidas pelo telefone do INSS o 135.

Quais são os Benefícios Previdenciários Oferecidos pelo INSS?

Uma das principais dúvidas sobre o INSS de quem contribui é justamente sobre quais são os benefícios previdenciários oferecidos. E entre benefícios previdenciários mais procurados de acordo com o INSS estão:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: Para homens que contribuíram 35 anos e mulheres que contribuíram 30 anos
  • Auxílio-Doença: Para segurados que comprovem estar incapaz de trabalhar de forma temporária.
  • Pensão por Morte: Deve ser pago ao dependente do contribuinte que faleceu.
  • Salário-Maternidade: Pago a quem se afasta do trabalho por nascimento, adoção, aborto não criminoso ou que tenha guarda judicial

Veja quais são outros benefícios oferecidos pelo INSS

Mas além desses benefícios que estão entre os mais procurados, existem diversos outros benefícios que também estão assegurados pelo INSS, como:

Aposentadorias

  • Aposentadoria da pessoa com deficiência: Pago a pessoas que possuem a idade exigida ou para pessoas que possuem o tempo de contribuição
  • Aposentadoria especial por tempo de contribuição: Para pessoas que trabalham expostas a componentes prejudiciais à saúde.
  • Aposentadoria por idade Rural ou Urbana: Pago a pessoas comprovem ter feito 180 contribuições e que tenham a idade mínima estabelecida.
  • Aposentadoria por invalidez: Para segurados que comprovem estar incapaz de forma permanente.
  • Aposentadoria por tempo de contribuição do professor: Pago a professores que tenham 30 anos no caso de homens e 25 anos no caso de mulheres.

Auxílios e benefícios assistenciais

  • Auxílio – acidente: Indenização paga em caso de acidente e redução permanente da capacidade de trabalho.
  • Auxílio – reclusão: Pago ao dependente do segurado que esteja preso.
  • Benefício assistencial (BCP): Disponível ao idoso e à pessoa com deficiência que comprovem a renda mínima estabelecida.
  • Benefício assistencial: Pago ao trabalhador portuário avulso

Pensões e Salários

  • Pensão especial: Deve ser pago em caso de síndrome da Talidomida ou por Hanseníase – nesse caso para pessoas que foram internadas até 1986.
  • Salário família: Pago ao empregado que possui baixa renda de acordo com o número de filhos.
  • Seguro defeso: Pago ao pescador profissional quando fica impedido de pescar.

Para entender melhor sobre os tipos de benefícios e tirar suas dúvidas sobre auxílio doença do INSS, dúvidas sobre aposentadoria e recolhimento, ou qualquer outro benefício, é possível entrar em contato com o telefone 135 do INSS.

Como Solicitar o seu Benefício ao INSS

Para quem deseja solicitar grande parte dos benefícios é necessário realizar o agendamento prévio – que vamos explicar com detalhes no aqui do artigo,e ir a uma agência do INSS apenas com o dia e horário marcado.

Em casos específicos como o trabalhador urbano que desejar fazer requerimento do salário maternidade ou aposentadoria INSS por idade, não é necessário fazer um agendamento prévio ou ir a uma agência do INSS para formalizar o pedido do benefício. 

O segurado só deverá ir até uma agência caso seja solicitado pelo INSS.

Vale a pena ressaltar

A solicitação e as dúvidas do benefício INSS de salário-maternidade ou aposentadoria por idade, pode ser feita diretamente pelo telefone 135. Ou através do portal MEU INSS, acessando o site: (https://meu.inss.gov.br/central/#/) ou através do aplicativo.

Onde será necessário entrar no sistema e fazer o login:

portal MEU INSS

Quais são os documentos necessários

Uma das dúvidas sobre os benefícios do INSS, também é em relação aos documentos necessários para solicitar um benefício.

De um modo geral, o INSS exige os documentos pessoais como RG, CPF, Carteiras de Trabalho, documentos da empresa. E também laudos e exames médicos. Enfim, todos os documentos que comprovem a necessidade para liberação do benefício.

Contudo, vale lembrar que cada benefício do INSS possui uma documentação específica, para o processo de solicitação.

E você pode esclarecer suas dúvidas referente ao benefício do INSS e também quais são as documentações necessárias acessando o site do INSS: (https://www.inss.gov.br/beneficios/beneficios-em-lista/).

Ou ainda tirar suas dúvidas pelo telefone do INSS o 135.

Como Agendar um Atendimento Presencial

O agendamento no INSS tem por objetivo facilitar o atendimento presencial. E podem ser realizados online através do portal: (https://meu.inss.gov.br/central/#/), ou do aplicativo MEU INSS.

Nesse caso basta clicar em “ Agendamento/ Requerimentos” e informar os seus dados:

Como Agendar um Atendimento Presencial

Você também pode realizar o agendamento através do telefone 135 do INSS.

Como Simular o Cálculo da Aposentadoria

Está em dúvidas sobre o INSS como fazer a simulação do cálculo da aposentadoria?

Por meio do sistema do INSS (https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/simulacao/), é possível fazer basicamente 3 formas de simulações.

Simulação Automática

É feita de forma automática pelo sistema do INSS que busca todas as informações presentes na base de dados, a respeito do contribuinte. Essa simulação pode ser feita no Portal MEU INSS.  https://meu.inss.gov.br/central/#/

Simulação Manual

 Onde você insere todas as contribuições que fez manualmente. Essa simulação também pode ser feita no Portal MEU INSS. https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/simulacao

Simulação de Valores

Essa simulação é feita levando em conta diversos fatores em relação a situação de cada um dos contribuintes e pode ser feita através do sistema do SIPA:

https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml

Como Emitir a GPS em Atraso

Se você possui Guia da Previdência Social (GPS) em atraso é possível solicitar uma nova guia para efetuar os pagamentos, através da internet https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/.

Basta clicar em calcular guia/carnê:

Como emitir a GPS em atraso

Escolher uma das modalidades disponíveis, preencher os dados e imprimir a GPS.

Como emitir a GPS em atraso 02

O período para pagamento de guias em atraso varia conforme a categoria de contribuinte. Você pode entrar em contato com o telefone da INSS para tirar dúvidas através do 135. 

No entanto é importante ressaltar que, o disque dúvidas do INSS, não faz o cálculo das GPS em atraso.

Como Emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND)

A certidão negativa de Débitos é um documento que permite atestar a situação fiscal de uma empresa, ou de uma pessoa física. Ou seja, se há débitos ou não em relação aos impostos pagos ao Governo federal.

Nesse sentido, muitas pessoas acabam tendo dúvidas em relação a como emitir esse documento.

E para fazer a emissão da CND basta acessar o site da Receita Federal:

  • Para empresas: Basta acessar o site e digitar o CNPJ: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidao/cndconjuntainter/informanicertidao.asp?tipo=1
  • Para Pessoas físicas: Basta acessar o site e digitar o CPF: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidao/CNDConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?tipo=2

O que é Necessário para se Cadastrar no Portal MEU INSS

Falamos muito a respeito do portal MEU INSS ao longo do artigo, não é mesmo?

Pois esta é uma ferramenta que facilita o acesso a solicitação dos benefícios e a realização de agendamentos e permite também esclarecer as dúvidas sobre o INSS.

Como já dissemos, ele pode ser acessado por meio do site (https://meu.inss.gov.br/central/#/) ou por meio do aplicativo MEU INSS, disponível para aparelhos com sistema Android e IOS.

Caso você ainda não tenha um cadastro, é importante ter em mão os seus documentos pessoais e outros documentos como sua carteira de trabalho ou GPS que ajudem no processo de cadastramento.

Para se Cadastrar

Basta clicar no canto superior esquerdo da tela escrito “Entrar”:

O que é Necessário para se Cadastrar no Portal MEU INSS  

E na sequência clicar em “LOGIN” e cadastre-se.

Siga as instruções pedidas inserindo os dados e as informações solicitadas no questionário.

E ao concluir o seu cadastro já será possível fazer utilizar os serviços do Portal MEU INSS de maneira mais ampla.

Para saber mais sobre o MEU INSS acompanhe também o nosso artigo.

Ainda tem Dúvidas? Ligue 135 e fale com a Drevidência

Como você viu o INSS é responsável por realizar o pagamento de diversos benefícios.E como segurado do INSS é possível que você ainda tenha dúvidas sobre INSS.

Neste artigo, fizemos um resumo completo das dúvidas e perguntas do INSS mais frequentes. Mas se você ainda tem dúvidas é possível entrar em contato para tirar dúvidas sobre o INSS, através:

  • Do telefone: 135 do INSS
  • Do Portal MEU INSS: Através do site (https://meu.inss.gov.br/central/#/) ou do aplicativo.
  • Agendando um horário: Você também pode agendar um horário em uma das agências de atendimento presencial do INSS para tirar dúvidas.

Agora que você esclareceu suas dúvidas sobre o INSS, aproveite nossas dicas, acompanhe o vídeo:

E não esqueça de deixar conosco também o seu comentário.