Skip to content

PERDI TUDO! Esqueci a Prova de Vida do INSS





Esqueci a prova de vida do INSS, e agora o que fazer? Veja como proceder nesses casos.

Se você é aposentado, pensionista ou conhece alguém da família que é, sabe bem que todos os anos é fundamental fazer a prova de vida do INSS, também conhecida como Renovação de Senha, ou Fé de vida.

Essa é uma medida protetiva obrigatória, adotada pela Previdência Social, a fim de tornar os processos mais seguros e impedir fraudes e pagamentos indevidos do benefício.

Mas com a vida cada vez mais agitada e repleta de compromissos, muitas pessoas acabam esquecendo de fazer a prova de vida do INSS na data.

Se este também é o seu caso, ou de alguém que você conhece, é fundamental saber o que fazer, com o objetivo de evitar possíveis transtornos em relação ao recebimento do benefício.




Pensando nisso nós desenvolvemos este artigo. Onde vamos explicar com detalhes de como fazer a prova de vida do INSS e continuar recebendo o benefício.  Tire suas dúvidas sobre o assunto, conferindo o nosso conteúdo até o final.

Acompanhe!

Esqueci a Prova de Vida do INSS, Como Reverter?

prova de vida do inss mudou
PERDI TUDO! Esqueci a Prova de Vida do INSS!

“E agora, esqueci a prova de vida do INSS!” Você também já se deparou com este mesmo problema? A boa notícia é que em muitos casos, ainda é possível reverter esta situação




Todos os anos os Bancos, que são responsáveis por realizar o pagamento dos benefícios como aposentadoria e pensões enviam um comunicado.

Além disso, em alguns casos, é possível ver em seu cartão de recebimento do benefício, a informação sobre qual é a data limite para fazer a prova de vida do INSS.

A prova de vida do INSS 2019 do Banco do Brasil, pode não ser a mesma da prova de vida do INSS na caixa 2019.

Pois cada Banco estabelece, a data limite para realização do serviço de cada beneficiário. Que pode ser na data do seu aniversário, na data de aniversário de recebimento do benefício ou outra. E se você perdeu o prazo, é necessário se dirigir o quanto antes ao banco onde você recebe o benefício.




Na agência você precisará apresentar os documentos necessários ao gerente, logo depois os seus dados serão inseridos no sistema para que você possa receber a aposentadoria ou pensão.

Outras formas de reverter a situação

Há casos, em que o banco também permite que a prova de vida do INSS seja feita por biometria, através do autoatendimento.

E outra forma de fazer a prova de vida do INSS é com procuração, por meio de um representante legal que esteja devidamente cadastrado no banco e no INSS.

O que fazer se o benefício for inativado?

De acordo com informações divulgadas pela Previdência Social, o prazo para fazer a prova de vida do INSS é de 12 meses. Como você pode acompanhar no site do INSS. https://www.inss.gov.br/prova-de-vida/



Após este prazo, caso não tenha sido feito a prova, a aposentadoria ou pensão poderá ser inativada.

Se este é o seu caso ou de alguma pessoa que você conhece, é possível fazer a prova de vida INSS em qualquer agência do banco que o benefício é recebido, levando os documentos necessários.

Ou ainda, solicitar o serviço por meio de um representante legal ou procurador, como comentamos aqui no artigo.

Esqueci a Prova de Vida do INSS – Posso Perder o Benefício?

Caso a prova de vida do INSS esteja atrasada, e seu benefício fique inativo por um período de até 6 meses, ele poderá ser interrompido a qualquer momento.

prova de vida inss caixa

Quais Documentos são Necessários para Fazer Prova de Vida?

Os documentos necessários, para a prova de vida são:

  • Pessoalmente: Levar ao banco um documento original com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho ou outro. Ou, utilizar a biometria, se este for o caso.
  • Representante: O representante legal ou procurador, já cadastrado no banco e no INSS, deve levar seus documentos pessoais e do beneficiário, quando solicitado pelo banco.
  • Fora do país: Para beneficiários que estarão em viagem fora do país, é possível ter um representante legal que faça o serviço. Desde que tenha sido cadastrado, previamente no banco e no INSS.

Além disso, é possível fazer a emissão do atestado de vida através do consulado ou embaixada brasileira e enviar o documento pelo correio ao banco.

Ou ainda, é possível preencher e enviar ao banco também pelo correio o “formulário atestado de vida para comprovação perante o INSS”, que está disponível através do site da Previdência Social.

http:// www. previdencia.gov.br/a-previdencia/assuntos-internacionais/formulrios-para-acordos-internacionais/

Regras de Prova de Vida Alteradas 2019 – Saiba Mais!

Em 2019, prova de vida do INSS obteve novas regras para facilitar ainda mais este processo. Com isso, pessoas com mais de 60 anos podem agendar para ser atendidos diretamente nas agências do INSS.

E pessoas com mais de 80 anos ou que tenham dificuldade de se locomover, ou que esteja acamado e precise fazer a prova de vida, por exemplo, (desde que possua declaração ou atestado médico que comprove), podem agendar o atendimento domiciliar ou hospitalar.

Para isso, basta ligar no telefone 135, ou fazer o agendamento através do portal ou aplicativo Meu INSS.

Agora que você já tirou suas dúvidas, continue acompanhando os outros artigos em nosso blog para saber mais detalhes sobre o INSS e veja também vídeo.



Compartilhar: