Skip to content

CONFIRA AQUI – Extrato INSS Imposto de Renda 2020





Veja como retirar o seu extrato do INSS para Imposto de Renda 2020.

Todos os anos, o contribuinte que possui uma renda superior ao valor que o Governo Federal estabelece, deve fazer a sua Declaração Anual de Imposto de Renda.

A declaração do IR, é uma forma de comprovar ao Governo quais foram seus rendimentos e, se os impostos foram pagos de maneira adequada.

Se você é aposentado ou pensionista do INSS é fundamental emitir o extrato do INSS para Imposto de Renda, para que você possa preencher os dados forma correta e, com isso, evitar problemas com o Receita Federal.

Caso você ainda não tenha retirado o extrato do INSS para fins do Imposto de Renda antes, ou mesmo, caso você ainda tenha uma certa dificuldade em emitir o documento, fique tranquilo!




Ao longo deste conteúdo, nós vamos te mostrar o passo a passo de como emitir o extrato do INSS para o Imposto de Renda, em apenas alguns minutos.

Aproveite este artigo e esclareça suas dúvidas sobre este assunto tão importante.

Boa leitura!

Extrato do INSS para Imposto de Renda 2020, Já está disponível?

extrato inss para imposto de renda banco do brasil
CONFIRA AQUI – Extrato INSS Imposto de Renda 2020

O extrato do INSS para Imposto de Renda 2020, é um documento imprescindível para o preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda, como já comentamos aqui no artigo.




Para você que é aposentado ou pensionista do INSS, o extrato do INSS para fins de Imposto de Renda do ano-base, costuma ficar disponível a partir da segunda quinzena de fevereiro do ano seguinte.

Ou seja, o extrato do INSS do Imposto de Renda 2019, estará disponível a partir de fevereiro de 2020. Mas enquanto o extrato mais atual não sai, você pode consultar e emitir o extrato de anos anteriores.

Emitir extrato INSS Imposto de Renda 2020 Online – passo a passo

Uma das maneiras mais práticas de fazer a emissão do seu documento, é por meio da internet. E para que você possa realizar o serviço online, a Previdência Social oferece dois canais:



Através do Meu INSS:

Para emitir o seu documento, basta acessar o site (https://meu.inss.gov.br), ou instalar o aplicativo Meu INSS em seu celular. Em seguida, você precisará fazer o login e a senha.

Caso você ainda não seja cadastrado, é possível fazer o cadastro rapidamente, através do próprio site ou aplicativo. Na sequência, basta clicar na opção “Extrato do Imposto de Renda (IR)” que fica no menu e imprimir o documento.

Através da Previdência Social

Também é possível emitir o extrato do INSS 2019, para Imposto de Renda, acessando o site da Previdência Social: https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml



Entretanto, neste caso, é importante ter em mãos alguns documentos, pois você precisará inserir as seguintes informações:

  • O ano do calendário, lembrando que para a Declaração do IR 2020, o ano-base será 2019.
  • O número do benefício
  • Data de nascimento
  • O Nome do Beneficiário
  • E o número do CPF

extrato inss para imposto de renda 2019 caixa

Extrato INSS 2020 para IR nas Agências

Para o extrato do INSS para Imposto de Renda 2020, você também pode solicitar, a emissão do documento em uma das agências de atendimento do INSS.

Nesse caso, é necessário fazer o agendamento prévio. Através do telefone 135, da Previdência Social. Ou ainda, por meio do site (https://meu.inss.gov.br), ou aplicativo MEU INSS.

Consultar Extrato do INSS 2020

Além do extrato para fins do Imposto de Renda 2019, o INSS também disponibiliza para os aposentados e pensionistas outros tipos de extratos:

  • Extrato Previdenciário
  • Extrato de Pagamento do Benefício
  • Extrato de Comodato consignado

Todos estes extratos, assim como o que será usado para o Imposto de Renda, podem ser acessados através do site ou do aplicativo MEU INSS, como já mencionamos Ou em uma das agências de atendimento do INSS.

Lembrando que é necessário fazer o agendamento prévio.

Informe de Rendimentos 2020 – Veja Aqui

Não é apenas o INSS, que pode disponibilizar os extratos e informes de rendimentos. Outras instituições, empresas e até pessoas físicas devem emitir o documento, para que você possa inserir todas as informações corretamente em sua Declaração Anual do Imposto de Renda, veja quais são:

  • Os Bancos – Basta solicitar ao banco que você possui conta, ou ir a uma das agências para ter acesso ao informe de rendimentos
  • Plano de saúde- Os planos de saúde também precisam emitir um demonstrativo dos valores que foram pagos ao longo do ano
  • Empresas – Caso você seja aposentado ou pensionista, mais ainda trabalhe a empresa deve fornecer o informe de rendimentos aos funcionários.

Agora que você já sabe como emitir o documento, é só inserir todas as informações certas em sua declaração. Se tiver mais alguma dúvida, basta acompanhar os artigos que estão aqui em nosso blog e ver o vídeo:



Compartilhar: