Skip to content

Será que a Fila do INSS vai acabar?





Acompanhe as principais informações a respeito da fila do INSS e conheça, nesse artigo, os motivos da fila do INSS e qual a previsão dos serviços se normalizarem. Nos últimos anos, os contribuintes que têm direito aos benefícios do INSS como aposentadoria, salário-maternidade, pensão, entre outros, tem passado por diversos desafios, em função da longa espera na fila de espera do INSS.

Apenas para que você tenha uma ideia, estima-se que no primeiro trimestre de 2020 existam cerca de 1,3 milhão de brasileiros na fila do INSS, aguardando para receber os benefícios que tem direito.

Para poder zerar o número de pedidos de benefícios, o Governo Federal juntamente com a presidência do INSS, vem adotando algumas medidas emergenciais. Uma possível “luz no fim”, para quem precisa receber o tão aguardado benefício.

No artigo de hoje, nós vamos mostrar quais os motivos da fila ter se tornado tão grande, e abordar também quais são essas medidas que o governo vem adotando para tentar zerar a fila do INSS.




Não deixe de acompanhar nosso artigo, e se mantenha bem informado a respeito das questões do INSS.

Acompanhe!

Como entender a Fila do INSS?

fila do inss
Será que a Fila do INSS vai acabar?

Existem alguns fatores que fizeram com que a fila do INSS, passasse a ter um número tão grande de pessoas – cerca de 1,3 milhão – aguardando para receber seus benefícios. Listamos abaixo alguns dos principais motivos:

Aumento nos pedidos de benefício

No ano de 2019, antes mesmo da aprovação da reforma da previdência, houve um crescimento expressivo no número de pessoas solicitando a aposentadoria.




Esse aumento considerável nos pedidos aconteceu principalmente pelo receio de muitos contribuintes, de terem maior dificuldade de se aposentarem com as novas regras da previdência.

Como você pode acompanhar no texto divulgado pela revista Veja. (https://veja.abril.com.br/economia/com-reforma-da-previdencia-pedidos-de-aposentadoria-disparam-115/)

Mudanças no sistema do INSS

Apesar de já ter sido implementada a reforma da previdência, o sistema do INSS (Dataprev) ainda não foi completamente adequado às mudanças que ocorreram com a reforma. Com isso, há uma maior demora para se fazer a análise das solicitações de benefícios.

Falta de funcionários

Outro fator que contribui para o aumento do número de pessoas na fila nacional do INSS nos últimos anos, foi a falta de funcionários para atender a demanda de pedidos benefícios.




De acordo com informações divulgadas pelo secretário especial da Previdência e do Trabalho, as limitações do orçamento o INSS tem restringido nos últimos anos os concursos públicos.

A falta de novas contratações, faz com que tenham menos funcionários trabalhando, o que por sua vez influencia diretamente no tempo que os contribuintes precisam aguardar para serem atendidos.

Qual o máximo de espera da Fila do INSS?

Antes de começar a ocorrer os problemas com a fila de espera do INSS, o prazo médio de análise e resposta do pedido de benefício dado pela própria Instituição era de 45 dias.



Hoje em dia, a estimativa é de que o tempo de espera para que o contribuinte possa ter a resposta do benefício, é de cerca de 80 dias, o que equivale a mais ou menos 2 meses e 20 dias.

Mas através da mídia e da internet, é possível acompanhar relatos de pessoas que estão a diversos meses aguardando o resultado e até mesmo o pagamento do benefício há muito mais tempo.

Quais atitudes vêm sendo tomadas para este problema?

Apesar da situação atual da fila do INSS de 2020 não ser muito otimista, como já comentamos aqui no artigo o Governo Federal está adotando algumas medidas para reverter a situação atual. A uma dessas atitudes adotadas pelo Governo, foi a implementação da Medida Provisória nº 922, que foi assinada pelo atual presidente do Brasil em fevereiro de 2020.

Por meio desta MP, o INSS pode começar a contratar de forma temporária, servidores federais e militares que já estejam aposentados, para atuarem no setor de atendimento das agências do INSS. Com isso, a pretensão do Governo é que sejam preenchidas mais de 7 mil vagas, com o intuito de reduzir diretamente a longa fila de espera do INSS.

inss

Será que a Fila do INSS vai acabar?

A expectativa, segundo o presidente do INSS Leonardo Rolim é que em cerca de 6 meses, a situação do prazo de espera na fila do INSS esteja regularizada. Como você pode acompanhar em matéria divulgada pelo portal de notícias do Uol. (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/02/inss-estima-regularizar-filas-ate-outubro.htm)

Como reclamar deste atraso do INSS?

Você quer saber como reclamar deste atraso do INSS? Continue a leitura. Se você já deu entrada no pedido de benefício, e está aguardando a mais de 45 dias, é possível fazer uma reclamação junto à ouvidoria do INSS, através do telefone 135, ou por meio do site (https://www.inss.gov.br/ouvidoria/).

Outra medida que pode ajudar a acelerar o atendimento, é entrar na justiça com um processo de mandado de segurança contra o INSS. No entanto, vale ressaltar que apesar dessa ser uma medida que costuma ter um efeito mais rápido, ela deve ser feita apenas em casos específicos.

Tendo em vista que o contribuinte precisará arcar com os custos do processo, e caso não tenha um defensor público, precisará arcar também com o pagamento dos honorários de advogado particular.

Para saber mais sobre o assunto, preparamos outros artigos relevantes aqui em nosso blog. Não deixe de acompanhar e se manter bem informado

Veja o vídeo:



Compartilhar: