Skip to content

Fim da Aposentadoria por Tempo de Contribuição? Saiba os riscos!

Você sabe como irá ficar aposentadoria por tempo de contribuição após reforma? Após a reforma da previdência social, houve algumas mudanças que são necessárias entender, neste artigo iremos lhe informar sobre as mudanças recentes que aconteceram em 2021. Você sabia que aposentadoria por tempo de contribuição acabou?

As principais mudanças que aconteceram foram na aposentadoria por tempo de contribuição. Mas será o fim da aposentadoria por tempo de contribuição? A principal mudança se envolve no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição de como o benefício irá acontecer a partir de agora.

Você sabia que com a nova lei da aposentadoria por tempo de contribuição, todos os anos a idade para se aposentar irá aumentar 6 meses por ano, até chegar a 62 anos no ano de 2023. Para aqueles que conseguiram chegar nos 15 anos de contribuição neste ano de 2021, poderão se aposentar com 61 anos.

Para que você entenda mais sobre o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, fizemos alguns tópicos que podem lhe ajudar a entender mais sobre os novos conceitos e regras.

Confira algumas informações cruciais sobre o fim da aposentadoria por tempo de contribuição:

Fim da Aposentadoria por Tempo de Contribuição: é real?

valor da aposentadoria por tempo de contribuição
Fim da Aposentadoria por Tempo de Contribuição? Saiba os riscos!

Acredite ou não, a “regra” de aposentadoria por tempo de contribuição foi totalmente retirada, com a nova reforma, agora para que você possa se aposentar você precisa ter a idade mínima para ter direito a aposentadoria, bem como ter também o tempo de contribuição completo.

Tudo isso aconteceu no final do ano de 2020. Quando atingirem o tempo mínimo de contribuição, sendo 20 anos homens e 15 anos mulheres, os segurados do regime geral irão ter o direito de 60% do valor do auxílio.

Fim da Aposentadoria por Tempo de Contribuição: quem se aposenta na lei antiga?

Para aqueles que conseguirem comprovar para o INSS que já havia sido completado seus 30 anos de contribuição no para as mulheres, e 35 anos os homens, podem conseguir manter os seus direitos de pedir a aposentadoria por tempo de contribuição de acordo com as regras antigas, que não exige pedágio ou a idade mínima.

Qual a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição?

De acordo com as novas regras da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição para homens são 65 anos, e para mulheres 62 anos. Precisa se pelo menos de 15 anos de contribuição para todas as mulheres, e 20 anos de contribuição para os homens.

Confira a idade progressiva nos seguintes tópicos:

  • Em 2020 a idade mínima era 56 anos e 6 meses para mulheres, e 61 anos e 6 meses para homens;
  • Em 2021 57 anos, e 62 anos respectivamente;
  • Em 2022 será 57 anos e 6 meses, e 62 anos e 6 meses;
  • 2023, 58 anos mulheres, e 63 anos homens, e assim por diante.

O limite de idade é até 65 anos.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: novas regras

Confiras as novas regras da aposentadoria por tempo de contribuição:

  • A regra é simples, a partir do ano de 2020 foi decretado que a cada ano que passasse, aumentaria 6 meses, seguindo 62 anos pelo menos até 2023.
  • A idade mínima agora a mulher precisa ter pelo menos 62 anos, e para os homens 65 anos, sendo 15 e 20 anos de contribuição respectivamente;
  • Em relação aos pontos, a pontuação de 2021 aumenta para 88 para mulheres e 98 para homens;
  • Aposentadoria por idade de 2021 é apenas para as mulheres, poderá se aposentar com 61 anos.

Para o tempo de contribuição para casos especiais, que seriam os profissionais que trabalham perto de agentes nocivos, também são necessários que atinjam o tempo de contribuição bem como a idade mínima, diferente da antiga regra onde o profissional podia se aposentar apenas com o tempo de contribuição.

  • Com 15 anos de exposição, a idade mínima é 55 anos;
  • Com 20 anos de exposição, a idade mínima é 58;
  • E por fim com 25 anos, a idade mínima é 60 anos.

Quem não entra na nova regra da aposentadoria?

Como a nova regra, como posso saber quem entra na nova regra da aposentadoria? Para os trabalhadores que nasceram até 1964 e as mulheres nascidas até 1959, podem pular as novas regras da aposentadoria. Pode acontecer apenas se ambos tiverem já tido a contribuição de 15 anos de recolhimento da aposentadoria.

Vamos relembra, neste artigo você soube mais sobre: Fim da Aposentadoria por Tempo de Contribuição: é real? Fim da Aposentadoria por Tempo de Contribuição: quem se aposenta na lei antiga? Qual a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição? Aposentadoria por Tempo de Contribuição: novas regras. Quem não entra na nova regra da aposentadoria?

Esperamos ter ajudado você nesses assuntos, deseja saber mais? Há mais informações em nosso blog.

Compartilhar: