Skip to content

Histórico de Crédito de Benefício é necessário em Processos!





O Histórico de Crédito de Benefício pode vir a ser um documento requisitado em processos previdenciários, civis ou judiciais ou na Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF). Ou, apenas para você acompanhar o pagamento efetivo de seu benefício.

O Hiscre – Histórico de Crédito de Benefício – pode ser solicitado para a comprovação de renda. Por exemplo, quando você solicitar:

  • Revisão da aposentadoria;
  • Bilhete de viagem do idoso;
  • Inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (obrigatório para beneficiários do INSS, através do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Solicitar comodato consignado;
  • Ações judiciais, como por exemplo: indenização, dissolução litigiosa e consensual de união estável, ação de guarda, internação compulsória, adoção, cobrança de dívida, liberdade provisória, entre muitas outras.

Se o benefício recebido do INSS for a sua única fonte de renda, então esse é o seu documento comprovante de renda. Quando esse documento for solicitado, deverá ser apresentado junto a um documento com fotografia, para a sua identificação.




Esse documento também pode ser chamado de Extrato de Pagamento de Benefício. Mas, é um documento diferente do Extrato de Contribuições. Se você quer saber mais sobre esse documento emitido pelo INSS, acompanhe esse artigo.

Confira:

O que é Histórico de Crédito de Benefício?

histórico de crédito de benefício
Histórico de Crédito de Benefício é necessário em Processos!

Primeiramente vamos explicar para você o significado e para que serve o Histórico de Crédito de Benefício (Hiscre). O Histórico de Crédito de Benefício (Hiscre) é um documento oficial emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esse documento tem registrado o extrato de todos os pagamentos de benefícios feitos do INSS ao beneficiário, o qual solicita o documento.



Ele serve de documento comprobatório de rendimentos para a pessoa como segurada beneficiária do INSS, quando necessário. Constam no documento informações dos dados cadastrais da pessoa beneficiária e sobre o benefício, e os registros dos pagamentos: competências, rubricas, valores (recebidos e descontados) e datas das movimentações.

O Histórico de Crédito de Benefício do INSS está disponível para todos aposentados, pensionistas e segurados especiais (temporários, definitivos ou requerentes).

Como consultar Histórico de Crédito de Benefício online?

Neste item do artigo, você entenderá como consultar o Hiscre. Se você precisar apresentar o documento ou se desejar apenas consultar ou conferir os dados e as datas de pagamentos, você não precisará ir até uma unidade do INSS. Você pode acessar o extrato em casa mesmo, por meio de seu computador com acesso à internet.




Saiba como acessar o Histórico de Crédito de Benefício online:

crédito de benefício

  • Acesse o site MEU INSS por meio do endereço: https://meu.inss.gov.br/;
  • efetuar o login, se você já tiver o cadastro (se você ainda não tiver se cadastrado, terá que realizar o cadastro antes do primeiro login);
  • clicar na função “Histórico de Crédito de Benefício”, na lista disposta ao lado esquerdo da página;
  • escolher o período a ser consultado e clicar no botão “Consultar”;
  • se for o caso, clicar em “Imprimir” no botão ao lado direito (embaixo).

Se você é correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica federal, você poderá consultar Histórico de Crédito de Benefício INSS por meio do Internet Banking do banco que faz o repasse do benefício para você – ou seja, o banco pagador.



A consulta do Histórico de Crédito de Benefício é automática. E, você ainda pode salvar o seu extrato em arquivo virtual, no formato PDF, para salvar ou imprimir.

Como consultar Histórico de Crédito de Benefício por telefone?

Você pode consultar os seu Histórico de Crédito de Benefício através de uma ligação de telefone. Ligue para o número do INSS: 135. Quando a atendente atender, você deverá se identificar e solicitar o serviço de “Consulta ao seu Histórico de Crédito de Benefício”. Então, solicite uma verificação pontual, atualizada.

Esse serviço por telefone poderá te responder a uma consulta simples. Também, poderá te orientar a agendar Histórico de Crédito de Benefício, agendar um dia e horário para você comparecer a uma unidade do INSS.



Na unidade do INSS, presencialmente ou através de um procurador, você poderá fazer consultas mais aprofundada e pegar o documento impresso. Atenção, o INSS e nenhum de seus atendentes poderão te fazer solicitações quanto a senhas de cartões ou outras senhas pessoais. Não entregue senhas, elas são intransferíveis.

É possível consultar este Histórico pelo app Meu INSS? Veja como!

Além do acesso pelo computador, você poderá acessar o seu Histórico de Crédito de Benefício do INSS pelo celular! Esse é um dos diversos serviços oferecidos pelo INSS no aplicativo MEU INSS – disponível no Google Play

(https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR) e no App Store (https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358).

Veja como é simples consultar Histórico de Crédito de Benefício pelo seu celular.

Siga esses passos:

  • instale o aplicativo;
  • efetue o login, se você já tiver o cadastro (se você ainda não tiver se cadastrado, terá que realizar o cadastro antes do primeiro login);
  • clique na função “Histórico de Crédito de Benefício”, na lista que aparecerá na tela;
  • define qual o período de medição que você deseja consultar;
  • clique em “Salvar”, para salvar o arquivo em formato PDF.

Se você precisar de auxílio para acessar o sistema, peça ajuda para um amigo! Não é nada complexo.

O que a carta de concessão tem a ver com meu Histórico?

A Carta de Concessão é um documento oficial do INSS que comunica a concessão do benefício, ou seja, é uma carta que diz que o benefício passará a ser atribuído a você.

Essa carta registra e informa:

  • Qual o benefício;
  • Data de requerimento do benefício;
  • Data de concessão;
  • Valor mensal a ser pago;
  • Cálculo para a definição do valor mensal;
  • Banco pagador;
  • Data de pagamento; e
  • Histórico de cálculos – tempo de contribuição e somatória dos salários corrigidos.

Todas essas informações são importantes e devem estar de acordo com os dados que aparecem no seu Histórico de Crédito de Benefício. Se estiverem em discordância, você deve entrar em contato com o INSS e solicitar correção.

Assim, a Carta de Concessão é o documento principal e o Histórico de Crédito de Benefício estará baseado nela. Essas informações te ajudaram? Compartilhe o artigo com seus amigos!

Veja o vídeo e aprenda como acessar o Histórico pelo computador:



Compartilhar: