Skip to content

Nova Idade Mínima para Aposentadoria – O que você tem que saber!





A idade mínima para aposentadoria é uma dúvida de todos os trabalhadores. A maioria dos trabalhadores ainda não compreende qual é a idade mínima para aposentadoria, isso porque as regras mudaram após a entrada do presidente Jair Bolsonaro.

Após uma longa vida de contribuições, feitas por todos os indivíduos durante o tempo de trabalho, é possível fazer o pedido da aposentadoria. Ela é regida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que cuida de todos os direitos dos cidadãos brasileiros.

Esse tipo de regalia, é chamada de previdência social, que é destinada aos indivíduos com registro em CLT, a famosa Carteira de Trabalho. Também existe a previdência privada, que conta com regras totalmente diferentes.




Veja como funcionam os novos direcionamentos referentes a idade mínima para aposentadoria do INSS:

Qual é a Idade Mínima para Aposentadoria na nova regra?

idade mínima para aposentadoria rural
Nova Idade Mínima para Aposentadoria – O que você tem que saber!

Existem regras complexas para a aposentadoria, mas elas ficaram mais rígidas em 2019. Agora, é necessário que os homens tenham a idade mínima para aposentadoria de 65 anos e as mulheres 60 anos. No entanto, não é somente a idade que contam, existem diversos adendos necessários para a realização do pedido ao INSS.




Confira alguns pontos da que fazem parte do processo do benefício por idade mínima para aposentadoria:

  • Idade mínima para aposentadoria especial – Trabalhadores rurais podem se aposentar 5 anos mais cedo, por exercerem serviços mais pesados e sofrerem com exposição a intempéries climáticas. Eles são os pescadores, indígenas, produtor rural e outros;
  • É indispensável a contribuição de pelo menos 180 meses na Previdência Social, de acordo com o artigo 142.

Como antecipar a Idade Mínima para Aposentadoria?





Agora, vigora a soma de pontos para conseguir se aposentar, ela conta a idade e o tempo de contribuição. As mulheres devem atingir 87 pontos, enquanto os homens têm mais 10 pontos a cumprir, totalizando 97.

O cálculo é feito a partir o tempo de contribuição e idade atual, que nunca pode ser menor que 56 anos para o sexo feminino e 61 de idade mínima para aposentadoria homem.

Documentos para entrada de aposentadoria por idade




Existem alguns documentos que são necessários para iniciar o pedido por idade mínima para aposentadoria, alguns dependem do sexo e tipo de trabalho executado. Veja a lista com os documentos essenciais para o pedido por idade mínima para aposentadoria em 2020:

  • RG (Registro Geral);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de residência;
  • Carteiras de trabalho atualizadas;
  • Cartão cidadão;
  • NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS/Pasep;
  • Certidão de Reservista (para homens);
  • Carnês de recolhimento ao INSS (para autônomos e períodos facultativos).

No site do INSS existe uma aba explicativa sobre cada documento exigido, para que o cidadão não sofra com atraso no pedido por idade mínima para aposentadoria por falta de comprovação de dados.

idade mínima para aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade demora? Entenda o processo.

O processo para pedir o auxílio por idade mínima para aposentadoria não costuma ser longo, mas depende de alguns fatores. A falta de documentação e problemas com os empregadores, podem ser cruciais para aumentar os dias para deferir. Em média são 145 dias até a efetivação do pedido, mas depende de caso a caso.

Depois da entrega da documentação de um pedido com idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição, o prazo máximo é de 45 dias para uma resposta, seja ela positiva ou negativa. O processo analisa toda a vida de trabalho do beneficiário, as contribuições e os empregadores.

Esse prazo não costuma ser cumprido a rigor, então após esse período o cidadão pode entrar em contato com o 135, pelo telefone, e iniciar um pedido judicial por idade mínima para aposentadoria.

Telefone e atendimento do INSS para aposentadorias

O INSS conta com diversos canais de acesso, para que os milhares de brasileiros possam ser atendidos com respeito e tranquilidade. Confira os modos de entrar em contato com o órgão para dúvidas sobre a idade mínima para aposentadoria:

  • Pontos de atendimento

Os que não possuem intimidade com a internet e preferem o atendimento presencial, podem comparecer a uma agência da Previdência Social para consultar sobre a idade mínima para a aposentadoria especial. São mais de 1500 unidades espalhadas pelo Brasil, para tornar mais fácil a locomoção até uma delas. Pelo portal, é possível encontrar a unidade mais próxima e conferir os horários de atendimento.

  • Portal do INSS

O site é bastante explicativo e conta com um menu amplo, onde é possível fazer diversos processos sem sair de casa, inclusive sanar questões sobre a idade mínima para aposentadoria. Seja pelo celular ou computador, basta uma conexão com a internet. Ele disponibiliza consultas, serviços e extratos.

  • Central de atendimento

A central de atendimento do INSS funciona no número 135, em todos os dias úteis, das 7:00 às 22:00 e também aos sábados, dentro do horário de Brasília. O serviço é público e só é tarifado quando a ligação é feita pelo aparelho celular, os demais meios não possuem taxas;

São centenas de atendentes treinados para ajudar os beneficiários, para fazer pedidos, consultas e, principalmente, sanar dúvidas sobre a idade mínima para aposentadoria. Entenda melhor com a explicação do vídeo e não tenha mais dúvidas:



Compartilhar: