Skip to content

Aprenda Realizar o Cálculo do INSS em Atraso

O INSS em atraso é uma dúvida crucial para muitas pessoas.




Principalmente sobre o pagamento dos mesmos. Se você chegou até este artigo, com certeza está procurando uma maneira de entender sobre o cálculo INSS em atraso.

Em primeiro lugar, precisamos saber que o INSS é o significado do Instituto Nacional de Seguro Social.

Ele é um órgão da Previdência Social que tem por responsabilidade o pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, assim como salário-maternidade, dentre outros benefícios.




Calcular o INSS atrasado é muito simples! Para termos uma ideia, a conta feita é uma multiplicação do salário bruto  pela alíquota da sua faixa de renda.

Atente-se aos nosos tópicos:

INSS Em Atraso
Aprenda Realizar o Cálculo do INSS Em Atraso

Saiba Utilizar as Tabelas de Contribuição em Atraso

Basicamente é obrigação de todo trabalhador contribuir com o INSS. Desta maneira, esta contribuição é descontada todo mês do salário do trabalhador.





O percentual descontado para contribuição é de 8% a 9%. Estes valores são muito importantes para você que pretende saber como pagar INSS atrasado.

Entretanto é necessário que você saiba que existe um valor máximo para desconto do INSS, chamado de teto.

Desta forma, para o cálculo do INSS em atraso, faz-se necessário entender sobre a atualização dos valores de contribuição, conforme divulgada nas tabelas do INSS.

A tabela é importante para o cálculo no INSS em atraso do contribuinte individual, principalmente porque é utilizada para identificação dos juros nos cálculos atrasados.

Além disso, existem os Acréscimos legais, que também devem ser levados em consideração no cálculo do INSS em atraso.

Estes acréscimos são compostos de juros e multas para as contribuições que não foram recolhidas dentro do prazo, ou seja, estão atrasadas.

A tabela do ano atual sempre pode ser buscada no Site da Previdência Social – INSS, e é fundamental para o cálculo do INSS em atraso. Acesse o site oficial e saiba mais: http://www.previdencia.gov.br/

Como  Calcular e Emitir Guias em Atraso Através do Sistema de Acréscimos Legais (SAL)

O INSS em atraso pode ser recalculado por meio do SAL (Sistema de Acréscimos Legais). Saiba neste artigo como realizar o cálculo da guia do INSS em atraso.

Em primeiro lugar, para consultar o INSS atrasado e fazer o recolhimento deste valor, é necessário um cálculo, e é este processo que é feito através do SAL.

O cálculo de pagamento do INSS em atraso começa a ser realizado através do site da Receita Federal.

Confira como:

  1. Acesse o site do Sistema de Acréscimos Legais do SAL. http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml
  2. No canto superior esquerdo, você deve clicar em “módulos”
  3. Agora é hora de selecionar o módulo do qual você se encaixa
  4. Informe o NIT/PIS/PASEP;
  5. Insira os Caracteres de Segurança;
  6. E pronto, clique em confirmar!

O cálculo do INSS em atraso pelo SAL será realizado e apresentado em tela.

Além disso, ainda existirá a opção de impressão, caso você deseje imprimir seu guia INSS em atraso da empresa ou individual.

INSS em Atraso calcuços

Consulte Suas Pendências de INSS Através do Portal da Receita Federal

O atraso no pagamento do INSS remeterá a algumas dívidas não esperadas. Algumas delas são as multas e juros acrescidos sobre o valor do seu INSS em atraso, ou seja, sobre o valor da sua contribuição mensal.

Estes acréscimos são calculados de acordo com as regras da Receita Federal. E divididos em dois grupos:

  • Juros: dos quais são equivalentes à taxa SELIC acumulada mensalmente.
  • Multa: Calculada à taxa de 0,33% por dia de atraso. Em suma, o percentual de multa a ser aplicado fica limitado a 20% (vinte por cento).

Se você deseja calcular guia de INSS  para pagamento, pode acessar ao site da Receita Federal – Cálculo da GPS, http://receita.economia.gov.br

Não Tenha Mais Dúvidas! Disque 135 ou 0800

Por fim, nós podemos ver inúmeras informações relevantes neste artigo. Vemos sobre o cálculo de INSS em atraso da empresa assim como o pagamento atrasado INSS.

Além disso, obtivemos informações importantes sobre como recolher INSS atrasado e o GPS do INSS em atraso. Afim de oferecer agilidade nos serviços e também nas informações, resolvemos finalizar este artigo elencando algumas formas de contato com o INSS.

Desta maneira, o INSS – Previdência Social disponibiliza o INSS Telefone. Ele é um 0800 gratuito que funciona para ligações de telefone fixo. Contudo, você pode obter informações de atendimento, tirar dúvidas e entender melhor sobre os serviços do órgão.

Para entrar em contato com o 0800 do INSS e tirar dúvidas sobre o pagamento do INSS atrasado ligue: 0800 728 0191.

Todavia, ressalta-se que o horário de atendimento é a partir das 7h da manhã e vai até as 22h da noite, no horário de Brasília. Além disso, precisamos destacar a Central de Atendimento do INSS.

O telefone é o 135 e a ligação de telefone fixo é gratuita. Entretanto, as ligações de celular têm o custo de uma ligação local. Através deste telefone, o INSS amplia o acesso da população aos serviços de atendimento.

Para finalizar, ainda precisamos destacar o portal do INSS, disponível na internet através do endereço www.inss.gov.br .

Possivelmente no site você irá obter todas as informações necessárias sobre serviços, tirar dúvidas e entrar em contato com o órgão.

Sendo assim, se você ainda não conhece o INSS e sua nova maneira de trabalho, fizemos um artigo exclusivo, com todos os detalhes sobre este novo recurso disponível ao cidadão:

Leia na íntegra o texto  → MEU INSS: Tudo o que você precisa saber sobre esse Novo Recurso Online  e saiba mais sobre os serviços do órgão, assim como você aprendeu sobre o cálculo do INSS em atraso.

Para finalizar, assista ao vídeo abaixo e complemente o seu conhecimento.

E por falar em conhecimento, finalmente você pode compartilhar este artigo nas suas redes sociais, e manter seus amigos e familiares informados sobre a ocorrência do INSS em atraso.

Pode acontecer com qualquer um, não é mesmo? Por isso sempre se informe da melhor forma!

Compartilhar: