Skip to content

INSS Empresa – O Que é o INSS Patronal?

INSS Empresa ainda lhe causa dúvidas? Leia até o final e tire todas elas.




Dentre as muitas obrigatoriedades relacionadas aos impostos pagos pelas empresas, o INSS patronal é uma contribuição voltada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A não realização dessa contribuição do INSS parte empresa pode resultar em processos dos trabalhadores e multas por parte do Ministério do Trabalho ou pela Receita Federal.




Sendo assim, saber o que é INSS patronal pode, além de tudo, evitar futuros problemas com o INSS empresa para o responsável pelo Departamento Pessoal de uma organização ou até mesmo para o dono do negócio em questão.

Se você quer entender mais sobre como funciona, o que é INSS patronal e para que serve, confira:

INSS Empresa

 INSS Empresa – Cálculo do INSS Patronal

Para saber o quanto a empresa paga de INSS através do INSS empresas é necessário entender que existem duas duas bases de cálculo da contribuição social, sendo elas: folha de pagamento e receita bruta.




Conforme é previsto no art.22, da Lei 8.212/91, Lei Orgânica da Seguridade Social, a base define o cálculo do INSS patronal e, consequentemente, o quanto será de recolhimento INSS Empresa.

O cálculo INSS patronal sobre a folha de pagamento não é realizado com base apenas nos funcionários fixos, mas sim as pessoas que tenham prestado algum tipo de serviço para a empresa e estão inclusas nessa respectiva alíquota patronal INSS.

Já a contribuição previdenciária patronal sobre a receita bruta consiste em um cálculo INSS empregador baseado na receita total da empresa, que substitui a contribuição através da folha de pagamento em alguns setores.

Qual o Percentual de Recolhimento do INSS do Empregador?

De acordo com a Lei 8.212/91, o quanto o empregador paga de INSS quando o cálculo tem como base a folha de pagamento é equivalente a alíquota INSS patronal de 20% de todas as remunerações pagas.

O cálculo para essa contribuição INSS empresa inclui absolutamente todas as verbas de natureza remuneratória na alíquota INSS empresa, ao mesmo tempo que exclui todas de natureza indenizatória e as prestações relacionadas a previdência social.

Por outro lado, o aporte INSS pago pelo empregador com base na receita bruta é destinado somente a algumas empresas, conforme as revogações da MP N° 774/2017 sofridas pela Lei n° 12.546/11, e o percentual de recolhimento da contribuição patronal INSS varia de acordo com os respectivos segmentos.

Confira a alíquota INSS empregador referente a cada empresa que pode optar pela contribuição previdenciária patronal com base na receita bruta:

  • 2% sobre a receita bruta – ferroviário de passageiros, transporte metroferroviário de passageiros e rodoviário coletivo de passageiros;
  • 4,5% sobre a receita bruta – setor de construção de obras de infraestrutura e construção civil;
  • 1,5% sobre a receita bruta – empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

consultar o extrato de contribuição do INSS
Como consultar o extrato de contribuição do INSS

Como consultar o extrato de contribuição do INSS

Comumente utilizado por trabalhadores contribuintes do INSS, o serviço para consultar o extrato de contribuições à previdência social permite o acesso a um relatório que mostra todas as contribuições já realizadas.

Hoje em dia, já é possível ter todas as informações relacionadas ao extrato de contribuição do INSS pela internet, acessando o site http://gps.receita.fazenda.gov.br/ e inserindo as informações solicitadas.

Como é realizado o pagamento do INSS da empresa

O INSS do empregador é recolhido pela guia GPS (Guia da Previdência Social) e a própria empresa deve emitir o INSS Patronal e realizar os lançamentos.

A geração da guia e os lançamentos podem ser feitos de forma on-line através do site da Receita Federal: http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/pagamentos-e-parcelamentos/pagamento/gps

O pagamento do imposto patronal pode ser realizado nos bancos combinados, por débito em conta ou nas casas lotéricas.

Para mais informações sobre INSS Patronal e empresa INSS, assista o vídeo:

Saiba mais sobre INSS, lendo nosso Artigo exclusivo  → MEU INSS: Tudo o que você precisa saber sobre esse Novo Recurso Online