Skip to content

Meu cartão do INSS não chegou! Veja o que fazer

Meu cartão do INSS não chegou é uma pergunta que milhares de brasileiros fazem diariamente, após ter o benefício INSS aprovado e ir ao banco para solicitar o cartão.

É uma preocupação justa em tempos de fraudes e extravios de correspondências, porém é importante lembrar que o INSS não participa desse processo.

O órgão aprova o benefício – aposentadoria, auxílio, pensão – e emite o documento oficial, a Carta de Concessão de Benefício. Ao recebê-la em casa – e você pode emiti-la pelo site Meu INSS antecipadamente – é preciso ir a uma agência bancária para pedir o cartão.

Portanto, antes de pensarmos em uma 2ª via de cartão benefício INSS, é preciso entender se o problema está no envio da carta ou no envio do cartão!

Para cada situação, existem caminhos diferentes. Nesse artigo, vamos abordar cada uma e ajudar você a administrar a ansiedade – e algum problema com seu cartão INSS!

Meu cartão do INSS não chegou: principais motivos

Meu cartão do INSS
Meu cartão do INSS não chegou! Veja o que fazer

Quando se trata de um benefício INSS, podemos falar da Carta de Concessão que é o documento que o órgão emite quando aprova uma pensão, aposentadoria ou auxílio.

A carta é enviada para o beneficiário imediatamente após o INSS aprovar o processo e se o Cartão INSS não chegou na sua casa (que na verdade é a carta!) pode ser por alguns motivos:

  • Erro no endereço cadastrado no beneficiário (daí a importância de não errar no endereço informado no início do processo);
  • Atraso no envio dos Correios;
  • Alguma exigência que tenha surgido após a aprovação (o que é raro).

Para saber por que o cartão benefício INSS não chegou e resolver é ligar para o 135 (atendimento INSS) e explicar a ocorrência. Provavelmente, o atendente fará a emissão de uma nova Carta INSS de Benefício.

Como pedir seu primeiro Cartão INSS?

De posse da carta e de documentos originais (RG e CPF), dirija-se à uma agência bancária da instituição que o INSS definir na carta – ou o banco do seu relacionamento, caso prefira associar o recebimento do benefício à ume conta corrente existente.

É possível que já haja um crédito do benefício disponível. Nesse caso, você pode fazer o saque no guichê com seus documentos, o atendente orientará a melhor forma.

O cartão de benefício INSS leva em torno de 20 dias para chegar na sua residência – que deve ser a mesma que está na carta!

Após receber o cartão em casa, vá até uma agência bancária para ativá-lo em um terminal eletrônico. Provavelmente, já haverá créditos de benefício que podem ser sacados.

Meu cartão do INSS não chegou: quem comunicar?

Você deve estar pensando: meu cartão do INSS não chegou e preciso avisar alguém. Com certeza sim, se você já solicitou a criação dele ao ir à agência.

O prazo de entrega, como falamos antes, é em média de 20 dias, porém costuma ser menor. Caso o prazo expire e o cartão não chegue, você deve ir ao banco onde solicitou a emissão e comunicar o atraso.

Eles providenciarão uma segunda via Cartão INSS Bradesco, Itaú ou outro banco, conforme o que foi usado na época da primeira solicitação.

Perdi meu cartão do INSS e agora?

O cartão de INSS é um cartão bancário, emitido pela instituição para a qual a Carta de Concessão foi designada pelo INSS.

Dessa forma, em caso de perda ou roubo, ligue imediatamente para o telefone de atendimento do banco para esses assuntos. O número costuma estar no verso do cartão.

Uma dica: antes de começar a usar, anote o telefone num papel e pendure na sua geladeira!

E para solicitar a segunda via Cartão Benefício INSS, veja as opções abaixo.

Passo a passo para 2ª via do cartão via telefone

Por não ser produzido e emitido pelo INSS e sim pelos bancos, a partir da Carta de Concessão de benefício, não podemos solicitar a segunda via do cartão INSS diretamente ao órgão, pelo telefone ou pelo site Meu INSS.

Ele deve ser pedido em uma agência bancária da instituição que ficou responsável pela liberação mensal do benefício. Vá até a agência com seus documentos originais e a Carta de Concessão.

Se você usa um cartão que foi agregado à sua conta corrente, pode ligar para o atendimento do seu banco e fazer, por exemplo, a solicitação da segunda via cartão Bradesco consignado INSS.

 

Passo a passo para 2ª via do cartão via internet

Por não ser produzido e emitido pelo INSS e sim pelos bancos, a partir da Carta de Concessão de benefício, não podemos solicitar a segunda via do cartão INSS diretamente ao órgão, pelo telefone ou pelo site Meu INSS.

Ele deve ser pedido em uma agência bancária da instituição que ficou responsável pela liberação mensal do benefício.

Como obter a segunda via Carta de Concessão INSS pela internet?

Se você perdeu a Carta de Concessão de Benefício INSS, o passo a passo para obter uma segunda via pela internet é a abaixo.

  1. Entre no site Meu INSS, use suas credenciais (CPF e senha);
  2. Na tela principal, role pelos Serviços em Destaque até encontrar Carta de Concessão;
  3. Na tela, vai aparecer a Carta. Clique nela para gerar;
  4. O sistema vai criar uma nova carta em formato PDF e liberar imediatamente para o seu computador ou smartphone.

Após esses passos, basta acessar a carta e procurar a melhor de imprimi-la.

A perda da primeira via da Carta de Concessão não representa risco, uma vez que é obrigatório apresentar o RG e o CPF originais no banco.

Mas se você perdeu tudo – a carta e os documentos – então ligue imediatamente para 135 (atendimento INSS) para comunicar o fato e pedir a inativação da carta e a geração de uma nova!

Como obter a segunda via Carta de Concessão INSS via telefone?

Você pode ligar para 135 (atendimento INSS), seguir as instruções até chegar a um atendente para solicitar uma nova carta.

A segunda via será enviada para o endereço que consta no seu cadastro beneficiário INSS, aproveite para conferir o seu endereço!

Como vimos nesse artigo, o cartão do INSS é um documento de grande importância para você movimentar o seu benefício social no dia a dia, porém o processo dele começa bem antes, com a Carta de Concessão que o governo emite quando o processo é aprovado.

É essencial acompanhar a chegada dela para solicitar o cartão de benefício em uma agência bancária. Acompanhe seu pedido pelo Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) para obter a carta mais rapidamente!

Quer saber mais?

Veja esse vídeo sobre como conseguir sua carta de concessão e o cartão de INSS e acesse o blog → Meu INSS!

Compartilhar: