Skip to content

Mudanças Empréstimo Consignado INSS – Saiba Agora!





O Crédito ou empréstimo consignado é uma dívida contraída por aposentados e pensionistas, com pagamento realizado por instituições financeiras que atuam no mercado, cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou no benefício recebido pelo INSS.

Anteriormente, não existia prazo para adquirir estes empréstimos e nem uma autorização por escrito de quem contraia a dívida. Por isso, o governo federal resolveu implementar  Mudanças no empréstimo consignado INSS.

Mudanças empréstimo consignado INSS se fazem necessária pelo assédio que os aposentados sofrem dos bancos e entidades financeiras ofertando empréstimos milagrosos sem critérios e regras gerais de mercado.




Eles são abordados com ofertas de dinheiro fácil, antes mesmo de serem notificados oficialmente de sua aposentadoria ou benefício pelo INSS.

Ao longo deste artigo iremos explorar como empréstimo consignado INSS como funciona e qual a margem de empréstimo consignado INSS.

Abordamos esse tema conforme os tópicos abaixo:


Mudanças de Empréstimo Consignado INSS Últimas Notícias

Mudanças de Empréstimo Consignado INSS – Últimas Notícias

Uma das principais Mudanças no empréstimo consignado INSS ocorridas a partir de agosto deste ano, foi o aumento do prazo para se contrair um empréstimo consignado junto a uma das instituições financeiras que atuam no mercado.




A partir deste mês, os empréstimos consignados para os novos aposentados e pensionistas do INSS só podem ser concedidos a partir de seis meses, a contar da data da aposentadoria.

Além do prazo dos 6 meses, os bancos e as financeiras devem disponibilizar mais informações sobre o cartão de crédito consignado e assinatura do Termo de Consentimento Esclarecido.

Aposentados e pensionistas eram abordados por uma enxurrada de entidades financeiras, oferecendo vantagens e facilidades incomuns para este mercado, sem regras claras e confiáveis.

Esta facilidade no momento de adquirir esses empréstimos, levou os aposentados e pensionistas do INSS a um endividamento assombroso. Segundo dados do Banco Central, somente no ano de 2018, os aposentados e pensionistas contraíram dívidas no valor de 128 bilhões de reais.

Novas Regras e Mudanças de Empréstimo Consignado INSS

As principais Mudanças empréstimo consignado INSS realizadas pelo governo federal está elencadas a seguir.

 

Outro ponto a se considerar é o aumento do limite de empréstimo consignado INSS de 30 para 35%.

  • Firmar um prazo de 6 meses para que os novos aposentados e pensionistas possam contrair o empréstimo consignado junto as instituições financeiras. Este prazo será contado a partir da data da concessão do benefício.
  • As entidades financeiras devem dar mais informações sobre o cartão de crédito consignado.
  • E criar um termo esclarecido de consentimento e autorização desses empréstimos consignados, bem como uso através do cartão consignado, clareando as condições, como taxas adicionais e juros. Esse termo deve ser assinado e autorizado.

O objetivo do governo federal ao instituir essas novas regras é tornar essa operação ainda mais segura, prevenindo e evitando fraudes. Outro fator importante com o prazo de 6 meses, é reduzir o assédio assustador aos segurados, aposentados e pensionistas, pelos bancos e entidades financeiras.

Quem desejar contratar um empréstimo antes desse prazo, deve ir presencialmente a uma entidade financeira e solicitar o desbloqueio da operação. Esse desbloqueio só pode ocorrer após noventa dias do recebimento do primeiro benefício.

Medidas como essa, asseguram e protegem aqueles que não desejam contrair dívidas logo depois que são assegurados com benefícios junto ao INSS.

Novas Regras e Mudanças de Empréstimo Consignado INSS

Como funciona o Empréstimo Consignado para Aposentados?

O emprestimo consignado inss aposentado ou pensionista funciona da seguinte maneira:

  • O aposentado ou pensionista busca uma instituição financeira no mercado. Normalmente é a que ele recebe o benefício.
  • É liberado uma margem de 35% sobre o valor mensal do seu benefício. Sendo que 30% deve ser o valor da parcela, e 5% usado no cartão de crédito consignado.
  • O parcelamento pode ser em até 72 meses.
  • As taxas e juros cobrados são menores que os praticados pelo mercado.
  • As parcelas são descontadas diretamente do benefício.


Porém, queremos lembrar que, com as Mudanças empréstimo consignado INSS, essa dívida só pode ser contraída após seis meses do recebimento do benefício para novos aposentados e pensionistas.

Principais Bancos que Fazem o Empréstimo

Os principais Bancos que operam no mercado com crédito consignado, são as entidades financeiras listadas abaixo. Para entrar em contato, acesse os endereços eletrônicos ao lado do nome de cada Banco:

  • Banco do Brasil – emprestimo consignado inss bb – https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/emprestimo/emprestimo-pessoal/emprestimo-consignado#/
  • Banco Bradesco – empréstimo consignado inss bradesco https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/emprestimo-e-financiamento/credito-pessoal-consignado.shtm
  • Caixa Econômica Federal – empréstimo consignado inss caixa http://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/consignado/Paginas/default.aspx
  • Banco Banrisul – empréstimo consignado: https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_lista2.aspx?secao_id=443
  • Banco Itaú –  empréstimos consignados: https://www.itau.com.br/creditos-financiamentos/credito/consignado/

Espero que este artigo tenha lhe ajudado consultar e conhecer melhor as novas regras do empréstimo consignado junto as entidades financeiras. Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog: Meu INSS Online e veja outros artigos.

Gostou desse artigo?
Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui sua pergunta e, fique ligado, responderemos em nossas próximas publicações.

Compartilhar: