Skip to content

Mudanças Salário Maternidade 2021 – Atenção no seu benefício!

O ano de 2020 foi um pouco movimentado com várias coisas acontecendo, e com isso, nos deixamos levar e esquecemos de nossos benefícios. Você que é mãe ou está se preparando para ser mãe, sabe das mudanças que vão acontecer? As mudanças salário maternidade 2021 que aconteceram, você sabe quando começa? Sabe das novas regras que foram aplicadas a esta categoria de benefício? Qual o valor do salário maternidade 2021?

Neste artigo iremos te auxiliar sobre todas as informações sobre salário maternidade 2021 para desempregada, quem tem o direito do benefício, e qual é o novo valor. Por isso não fique de fora, fique de olho no seu benefício para que não haja divergências sobre ele, pois sabemos o quão importante ele é neste momento.

Confira abaixo mais informações sobre salário maternidade 2021:

Mudanças Salário Maternidade 2021: quando inicia?

As mudanças do salário maternidade 2021, se iniciam a partir do primeiro dia do ano, 1º de janeiro de 2021. Terá reajuste no salário maternidade 2021, e algumas regras a serem seguidas no caso de quem optar em ter o benefício maternidade.

 Mudanças Salário Maternidade 2021: quais as regras?

As regras são básicas, você primeiramente precisa ser:

  • Trabalhadoras na zona rural, seguradas em casos especiais;
  • Empregadas domésticas;
  • Contribuintes individuais, como autônomas, facultativas como estudante por exemplo, ou MEI, que é a microempreendedora individual);
  • Trabalhadoras com a carteira assinada;
  • Cônjuge, no caso de morte de quem tem direito ao auxílio.

Logo antes do parto acontecer, você pode pedir o auxílio-maternidade com 28 dias de antecedência, precisando comprovar com certidão de nascimento/ documento de guarda, no caso de adoção, ou atestado médico.

Algumas outras regras seguem: Para receber o salário maternidade 2021, você tem direito no caso do parto, adoção, bebês natimorto (quando o feto morre no parto ou no útero), e no caso de abortos espontâneos sendo previsto em lei também, no caso de risco da mãe e em estupro.

Quanto será o salário maternidade em 2021?

Para descobrir o valor salário maternidade 2021, primeiro você deve ser contribuinte individual, MEI, desempregada e facultativa, você terá uma média se somar os seus últimos 12 salários, dentro de 15 meses no máximo. Confira o cálculo salário maternidade 2021.

Assim que somar todos os 12 salários, você divide por 12. Como por exemplo: Supondo que a Soma dos seus últimos salários de 12 meses for R $15.000,00, o valor do seu auxílio maternidade 2021 seria de R$1.250,00.

Isto serve para contribuidoras individuais, MEI’s, desempregadas e facultativas. O valor do auxílio maternidade varia diante da categoria que a segurada se encontra como:

  • Trabalhadoras de carteira assinada e avulsas: Recebem o mesmo valor

da atividade laboral. Em caso do salário ser variável, como pode acontecer com as trabalhadoras avulsas, o salário maternidade 2021 será em média das últimas 6 remunerações;

  • Empregadas domésticas: O valor do salário será igualmente ao seu último salário ganho;
  • Segurada especial: Recebe um salário mínimo.

Quem tem direito ao salário maternidade em 2021?

Você sabe o salário maternidade 2021 quem tem direito? Confira abaixo nosso tópico exclusivo para todos aqueles que tem o direito ao auxílio maternidade:

  • Trabalhadoras na zona rural e seguradas especiais;
  • Empregadas domésticas;
  • Contribuintes individuais, como autônomas, facultativas como estudante por exemplo, ou MEI que são as microempreendedoras individuais);
  • Trabalhadoras com a carteira assinada;
  • Cônjuge, no caso de morte da segurada.

Quanto tempo de Licença-maternidade em 2021?

O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou em janeiro de 2021 algumas mudanças no salário maternidade 2021, agora as mulheres poderão se afastar do trabalho por até 240 (duzentos e quarenta) dia, com a garantia da remuneração, de acordo com o Projeto de Lei nº 5373/20.

As mães estarão sendo asseguradas por 8 meses. Já a regra geral fornece as seguintes determinações da maternidade:

  • Para o caso de parto, 120 dias, no caso de adoção de menores de idade ou guarda judicial para os fins de adoção também 120, assim como 120 dias na situação de “natimorto” (seria a morte do feto no parto ou no útero). Já para os abortos espontâneos, terão apenas 14 dias, incluindo abortos de estupro ou para o risco de vida para mãe).

Agora para as profissionais com carteira assinada, caso a companhia tenha aderido ao programa do governo federal “Empresa cidadã”, os prazos podem sofrer alterações. Como o parto por exemplo, ele pode ser ampliado em mais de 60 dias, num total de 180 dias.

Para o caso de guarda judicial ou adoção, pode ser ampliado dependendo da idade que a criança tem, até um ano a licença de 120 dias poderá subir mais 60 dias. Agora de 1 ano a 4 anos já completo, são mais 30 dias, agora de 4 anos até 8 anos podem acrescentar mais 15 dias.

Gostou? Agora que tal você ler outros assuntos em nosso blog? Seja bem-vindo e boa leitura.

Compartilhar: