Skip to content

Dúvidas das Novas Parcelas do Auxílio Emergencial!





Todos os detalhes que você precisa saber sobre as novas parcelas auxílio emergencial!

Durante o período de quarentena, muitas pessoas perderam seus empregos ou não podem mais exercer normalmente as suas atividades econômicas. Isso gerou uma situação complicada para boa parte da população brasileira.

Como forma de tentar amenizar os impactos na economia do país, o Governo Federal, por meio da Lei 13.982/2020, instituiu o pagamento de um auxílio emergencial.

Esse auxílio promove o pagamento de 600 reais mensais a pessoas cadastradas e aprovadas, que precisam seguir uma série de recomendações para serem aceitas.

E apesar da ampla divulgação da mídia sobre o assunto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre parcelas auxílio emergencial datas e demais questões.




Nesse artigo vamos esclarecer todas as dúvidas a respeito das novas parcelas do auxílio emergencial. Saiba se vai acontecer prorrogação, quais os valores, como consultar e muito mais.

Siga na leitura para conferir!

Novas Parcelas do Auxílio Emergencial vão existir?

3 parcelas auxílio emergencial calendario
Dúvidas das Novas Parcelas do Auxílio Emergencial!

Com as incertezas a respeito das condições de saúde pública, muta gente ficou temeroso sobre o fim do prazo do repasse do benefício emergencial. Se a sua principal dúvida é se vão haver novas parcelas do auxílio, a resposta é sim.




O auxílio emergencial vai ser prorrogado por mais dois meses, conforme medida divulgada pelo Governo Federal no dia 30 de junho de 2020.

De acordo com o que foi estabelecido no início do repasse do auxílio, o benefício duraria apenas por três meses, período em que se acreditava que a situação no país pudesse voltar à normalidade.

No entanto, como ainda não foi possível retomar as atividades econômicas na maioria dos municípios e estados brasileiros, o governo optou por estender o benefício.

Ou seja, a quarta parcela auxílio emergencial é confirmada, bem como a quinta, para trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos, desempregados ou inscritos nos programas sociais do governo.



Novas Parcelas do Auxílio Emergencial e seus valores

Agora que você ficou sabendo dessa boa notícia, sabendo que as parcelas auxílio emergencial vão ser prorrogadas, a dúvida pode ser sobre o valor do benefício. Ele continuará sendo o mesmo?

Sim, pode ficar tranquilo. Se você recebeu as três primeiras parcelas no valor de 600 reais, o auxílio emergencial seguirá entregando o mesmo valor.

Houve especulações de que o governo poderia reduzir o benefício, mas isso não ocorreu. As parcelas de R$ 600 seguirão sendo pagas nos dois próximos meses — julho e agosto.

O pagamento das novas parcelas auxílio emergencial começarão a ser pagas a partir de 20 de julho. Beneficiários do programa Bolsa Família serão os primeiros contemplados.

A grande novidade em relação aos meses anteriores é que o governo poderá dividir o pagamento das parcelas em duas vezes: uma de 500 reais e outra de 100, ou então duas vezes de 300 reais.


Até quando vai o pagamento do auxílio emergencial?

O auxílio emergencial estendido vai até quando? De acordo com as informações publicadas pelo Governo Federal no anúncio da prorrogação, o benefício irá até o final do mês de agosto.

A prorrogação foi de dois meses, contemplando julho e agosto. A depender do andamento da situação da saúde pública no Brasil, podem acontecer novas prorrogações.

Inclusive, o tema vem sendo discutido entre políticos, associações, partidos e órgãos como a Defensoria Pública da União, que defende o aumento do prazo de inscrição no auxílio.

Isso quer dizer que neste momento, teremos as 4 e 5 parcelas auxílio emergencial pagas. Depois será necessário aguardar novos anúncios por parte do Governo Federal.

A Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse do auxílio, informou em comunicado que 64,5 milhões de brasileiros receberam os pagamentos do auxílio.

parcelas auxilio emergencial bolsa familia

Novos valores? O que dizem os especialistas do auxílio?

Como dissemos no tópico anterior, muito tem sido discutido a respeito do auxílio emergencial Caixa. A continuidade do benefício após a nova prorrogação ainda está em pauta, mas não foi confirmada.

Senadores defendem a prorrogação no mesmo valor e com prazo até dezembro. Dentro do Governo Federal há incerteza se o país terá condição de manter o auxílio em 600 reais, caso seja possível estender por mais tempo.

Especialistas em economia acreditam que a quantidade de parcelas auxílio emergencial precisa ser ampliada para dar alívio econômico à população, visto que o desemprego aumentou e o trabalho informal ficou dificultado.

Paulo Guedes, ministro da Economia, enxerga o auxílio prorrogado como uma espécie de preparação para um novo programa, o Renda Brasil, que fará a junção de todos os programas de benefícios do governo.

Já a população aprova o repasse do benefício emergencial, que tem beneficiado grande parte dos brasileiros, principalmente àqueles mais prejudicados economicamente falando durante esse período.

Como consultar auxílio emergencial?

Auxílio emergencial aprovado, mas não recebi. O que fazer? Essa situação pode ter acontecido e existem algumas explicações para isso.

A primeira delas é a quantidade de fraudes que, infelizmente, tem atrasado toda a operação do sistema. O Tribunal de Contas da União informou que mais de 600 mil pessoas receberam o benefício sem ter o direito.

Por outro lado, mais de 72 milhões de reais já foram devolvidos sobre o auxílio pago de forma errada às pessoas que não deveriam ter recebido. Fraudar o auxílio é crime de estelionato.

Outra dificuldade encontrada no pagamento das parcelas auxílio emergencial Caixa é o aplicativo Caixa Tem. Muita gente não consegue acessar e acaba ficando sem receber. Algumas soluções são:

  • Excluir o aplicativo e baixar novamente;
  • Fazer todas as atualizações disponíveis;
  • Em caso de não conseguir o acesso, tentar em outro horário;
  • Solicitar atendimento em uma agência da Caixa;

É muito importante ficar ligado nas datas de parcelas auxílio emergencial. O calendário informa quando será pago o benefício para cada grupo de pessoas.

A Caixa Econômica Federal disponibilizou uma central de atendimento para tratar exclusivamente de questões do auxílio emergencial. Basta ligar para o número 111.

Se você curtiu esse artigo e teve suas dúvidas esclarecidas, deixe um comentário e compartilhe o link do post nas red:es sociais!

Confira mais informações sobre o calendário de parcelas auxílio emergencial nesse vídeo disponível no YouTube:



Compartilhar: