Skip to content

Novo Pente Fino do INSS – 3 Milhões de Benefícios Afetados, Confira!

Em primeiro lugar precisamos evidenciar que este pente fino é fundamental para acometer fraudes, cadastros indevidos e benefícios que não deveriam ter sido aprovados.




O pente fino do INSS promete atingir mais de 3 milhões de benefícios irregulares no país.

Ou seja, é com este procedimento que o Governo promete enxugar as contas com o INSS e mudar a vida de muitos brasileiros.

As últimas notícias do pente fino do INSS acabam deixando muitos segurados nervosos, pois a grande maioria tem medo de sofrer injustiças diante desta nova análise.

Mas a pergunta que não quer calar é: quem vai passar pelo pente fino do INSS? Você está com medo? Acha que possui alguma irregularidade ou pode sofrer por injustiças?

Com o intuito de informar criamos este artigo incrível que te fará entender de uma vez por todas como vai funcionar o pente fino do INSS em 2019, que começou neste mês de julho.




Portanto, fique atento a todas as informações, as dicas e também as datas de cada acontecimento para que você não passe por nenhum sufoco com o seu benefício, certo?

Para te auxiliar nisto, dividimos o texto em tópicos fundamentais sobre o tema, veja:

Pente Fino do INSS

Pente Fino INSS 2019 Começou, Confira as Últimas Notícias!





As últimas notícias do pente fino do INSS 2019 são muitas e para iniciar o artigo com qualidade vamos te informar sobre os novos acontecimentos.

Em primeiro lugar saiba que o procedimento de pente fino iniciou na primeira quinzena de julho e já está acontecendo com diversos de segurados.

Entende-se por pente fino a revisão dos benefícios cedidos pelo INSS, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, dentre outros.

Em 18 meses o Governo buscará analisar cerca de 3 milhões de benefícios que podem estar irregulares e fazer o cancelamento dos mesmos.

Além disso, o pente fino do auxílio doença é um dos que mais serão analisados, devido aos grandes indícios de irregularidades vistos pelo Tribunal de Contas da União.

Entenda Como Funciona o Pente Fino do INSS

A maior de todas as dúvidas é com toda certeza como funcionará o pente fino do INSS em 2019.

O mutirão de revisões está previsto para durar até 2020, com possibilidade de ser prorrogado até 2022.

Essa informação é importantíssima para sabermos quando termina o pente fino do INSS e ficarmos de olho durante todo o tempo de processo.

Basicamente o segurado que possuir indício de irregularidade será comunicado pelo INSS primeiramente, para ficar a par do que está acontecendo.

Posteriormente o beneficiário terá até 30 dias para apresentar uma possível defesa ao INSS.

Ou seja, poderão vir ao caso documentos adicionais, novas consultas médicas assim como outros tipos de suporte que serão solicitados.

Para o trabalhador rural o funcionamento do pente fino do INSS é um pouco diferente. Isto porque, o agricultor familiar e o segurado especial, terá um prazo de 60 dias para recorrer.

A apresentação da nova documentação pode ser feita pelo sistema do Meu INSS, o portal oficial do órgão.

Para que isso aconteça o usuário deve estar cadastrado na plataforma ou então dirigir-se até uma agência da Previdência Social.

Auxílios Cancelados com o Pente Fino, Confira!

Os aposentados por invalidez serão convocados em primeiro lugar, devido ao grande número de irregularidades.

Contudo, o pente-fino do INSS vai revisar primeiro os benefícios pagos há mais tempo.

Para quem recebe o auxílio doença e é mais jovem, tudo indica que também serão chamados em primeiro lugar para novas perícias médicas.

Entretanto existem algumas leis que beneficiam o segurado neste novo ano, como a regra dos 60 anos, vamos falar dela a seguir.

Como Recorrer ao Pente Fino do INSS?

O pente fino do INSS já está acontecendo, isto é fato. Por consequência disto você já deve atentar-se a como recorrer caso algo possa vir a acontecer.

Em primeiro lugar, fique atento as notificações que serão feitas pelo INSS nas próximas semanas, em relação ao seu benefício.

Para dar uma resposta ao INSS, o segurado terá cerca de 30 dias, e então deverá apresentar novos documentos, comprovações médicas assim como se prestar a uma nova perícia.

É fundamental que para recorrer a este chamado o segurado reúna todos os documentos que serviram de base da concessão do benefício e ainda anexar tudo que vem acontecendo nos últimos anos.

Cópia do processo administrativo, carteiras profissionais e carnês de contribuição são essenciais durante este processo.

Portanto, é melhor você já se preparar e ir reunindo tudo que necessita para que caso venha a ser chamado esteja preparado.

Regra dos 60 Anos – Quem Tem Não Perde!

Apesar do pente fino do INSS ser rigoroso, algumas regras mudaram.

Existirá uma exceção para as pessoas com 60 anos ou mais que recebem a aposentadoria por invalidez.

Isto porque quando chegam nesta idade elas não podem mais perder o benefício, por lei, portanto o Ministério Público não mexerá neste tipo de benefício.

Lembrando que o foco do Governo é ir atrás de irregularidades e não de injustiça com os beneficiários.

Onde Checar se Fui Convocado para o Pente Fino do INSS?

Contudo, você agora pode ver se está ou não inserido no pente fino do INSS.

Em primeiro lugar, as pessoas selecionadas pelo pente-fino poderão receber a notícia por diferentes canais.

O primeiro deles é pela conta pessoal na plataforma do Meu INSS, assim como por Correios ou pela rede bancária, quando o segurado sacar o pagamento.

inss ultimas noticias revisao aposentados

Além disso alguns nomes podem ser publicados por meio de edital em jornais. O fundamental é ficar atento a todos os canais e manter-se firme caso aconteça algo.

As últimas notícias do pente fino do INSS são estas, e você tem todo o conhecimento necessário para não perder seu benefício, lute por ele.

Para finalizar, assista a reportagem abaixo sobre o pente fino do INSS 2019 e saiba mais!

Compartilhar: