Skip to content

Pedido de Aposentadoria INSS à prova de falhas





Entenda como você pode dar entrada no seu Pedido de Aposentadoria de forma simples e muito rápida e como realizar a consulta ao pedido de aposentadoria.

Importante agendar pedido de aposentadoria no tempo correto, assim não haverá atrasos no momento de conceder o benefício.

Portanto, estar atento às regras, aprender a fazer o pedido de aposentadoria por escrito, é de suma importância para que se obtenha bons resultados.




Importante também realizar de forma correta a consulta em relação a situação pedido de aposentadoria

Neste artigo, você irá aprender:

acompanhamento do pedido de aposentadoria
Continue sua leitura para entender um pouco mais sobre o assunto.

Como fazer o pedido de aposentadoria

No ano de 2018 fazer pedido de aposentadoria se tornou mais fácil. Isso porque o segurado poderá tanto fazer, como acompanhar pedido de aposentadoria pela internet.




A modalidade passou a valer para pedido de aposentadoria por idade além de outros benefícios, como o salário maternidade, por exemplo.

Dessa forma, o pedido poderá ser concedido automaticamente caso o solicitante tenha completado 15 anos de contribuição e tenha idade mínima de 60 anos, se for do sexo feminino e 65 anos, se for do sexo masculino.

Para tanto, basta acessar o site Meu INSS, através de um computador ou de um smartphone, fazer seu cadastro, e conceder as informações necessárias. https://meu.inss.gov.br

Depois disso, o próprio sistema indicará quais documentos devem ser levados em agências do INSS, assim como a data e o horário em que você deverá comparecer.

Já para o INSS pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, é preciso seguir a regra básica de 35 anos de contribuição para o homem e 30 anos para mulher. Não é a idade mínima, mas é preciso estar atento ao fator previdenciário.

Assim, se você se enquadrar nestas características poderá se dirigir a uma das agências do INSS para dar entrada no pedido. Lá, eles entregarão uma relação com todos os documentos necessários.

Pedido de aposentadoria INSS negado

Infelizmente, por algum motivo, o Pedido de Aposentadoria poderá ser negado.

Caso isso aconteça, ele poderá contestar o resultado do pedido de aposentadoria INSS através da Junta de Recursos. O prazo para que você se possa fazer isso é de 30 dias após a ciência da decisão.



É preciso ainda, preencher um formulário com dados pessoais, número do benefício e os motivos para entrar com o recurso.

E mesmo se dessa forma o Pedido de Aposentadoria ainda for negado, o segurando ainda poderá buscar pela Câmara de Julgamentos, que é a última instância.

Este recurso também deverá ser feito em até 30 dias após a segunda resposta.

Requerimento de pedido de aposentadoria

O requerimento de Pedido de Aposentadoria pode ser feito pela internet. Mas é preciso lembrar que ele só é válido para pedido de aposentadoria por idade INSS.

Para tanto, basta que você siga os seguintes passos:

  • 1 – Acesse o site Meu INSS e clique em “Aposentadorias Urbanas”.  https://meu.inss.gov.br
  • 2- Faça o login no site através da opção que irá abrir e mostra “ Fazer Login”.
  • 3-  Se você ainda não é cadastrado, precisará se cadastrar inserindo seu CPF e definindo uma senha.
  • 4- Após preencher todos os dados, definir um login e uma senha clique em “ autorizo” e depois, em “ prosseguir”.
  • 5- Você voltará à página principal do site novamente, então deverá clicar em “ Aposentadorias Urbanas” novamente.
  • 6- Depois disso, aparecerão todos os requisitos para que você possa realizar INSS pedido de aposentadoria. Se você se enquadrar, clique na opção avançar.
  • 7- Logo em seguida, insira todos os dados solicitados e aperte o botão “ avançar” novamente.
  • 8- Depois disso, aparecerão opções de agências para que possa ser realizado o atendimento à distância, escolha a mais próxima à sua residência e clique em “ avançar”.
  • 9- Aparecerá uma página com todos os seus dados, você deverá confirma-los e logo em seguida clicar em “ Declaro que li e concordo com todas as informações”, depois em “ avançar”.
  • 10- Gere um comprovante clicando no botão azul que aparecerá para que você possa acompanhar a situação pedido de aposentadoria.

Consultar pedido aposentadoria INSS

Depois que você dá entrada no seu Pedido de Aposentadoria é natural que você queira acompanhá-lo, e o procedimento é bastante simples.

Isso porque, é possível fazer o acompanhamento pedido de aposentadoria pela internet, ou se preferir, pelo telefone 135. Nesse último caso, a ligação terá o custo de uma chamada local.

Mas, se você preferir acompanhar pedido de aposentadoria INSS através da internet, basta seguir estes passos:

  • 1 – Acesse o Meu INSS. https://meu.inss.gov.br
  • 2- Logo em seguida, clique em “ Consulta situação benefício”.
  • 3- Clique em “ Acompanhar pedido”. Nos casos de pedido de aposentadoria por invalidez clique em “ Resultado da Perícia”.
  • 4- Não se esqueça de preencher todos os dados, como número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.
  • 5- Depois do preenchimento, o resultado aparecerá em uma tela e você terá a opção de imprimi-lo.


Mas se caso você não deseje saber antes do tempo como está o seu Pedido de Aposentadoria, isso também poderá ser feito, uma vez que o resultado chega pelo correio.

consulta pedido aposentadoria inss

Imprimir pedido de aposentadoria INSS

Depois de consultar pedido de aposentadoria INSS através do site, você poderá imprimi-lo.

Isso porque, é sempre importante ter em mãos o resultado, inclusive para comprovações futuras ou para outras providências.

Nesse caso, depois de fazer a consulta no site, basta apenas clicar em “Imprimir”, que em minutos você terá em mãos o resultado de seu Pedido de Aposentadoria.

Resultado do pedido de aposentadoria INSS

O resultado do Pedido de aposentadoria acontecerá depois de que todo o processo com agendamento, análise da documentação entre outros procedimentos forem feitos.

E como já foi dito, nem sempre o pedido aposentadoria será positivo, mas vale a pena lembrar que ele é cabível de recursos.

Gostou do artigo? Aproveite para ver mais sobre o conteúdo acessando



Compartilhar: