Skip to content

Aprenda agora como fazer o Pedido de Auxilio Doença INSS

Precisa fazer o Pedido Auxilio Doença mas não sabe como? Então descubra agora como fazer o seu pedido.

O Auxílio Doença é um benefício concedido aos segurados do INSS, desde que os mesmos comprovem através de perícia médica, que estão incapacitados por doença ou acidente a praticarem suas atividades laborais.

No entanto, é preciso estar atento ao fazer pedido de auxílio doença. Isso porque, caso o segurado não possa comparecer no dia da perícia, ele só poderá remarcar mais uma vez, e isso com agendamento prévio de 3 dias antes da consulta.

E estar atento à esta e outras regras do INSS pedido auxílio doença, é de suma importância para que você consiga o benefício.

Nesse artigo, você vai aprender um pouco mais sobre Pedido Auxílio Doença, através dos seguintes assuntos:


pedido auxilio doença

Como funciona o pedido de auxilio doença do INSS

O pedido auxílio doença INSS é concedido para segurados que cumpram os requisitos descritos na lei, sendo eles:

  • Realizar pelo menos 12 contribuições mensais. Contudo, existem exceções, como doenças profissionais, acidentes de trabalho e outros acidentes que podem ser de qualquer natureza ou causa.
  • Ser qualificado como segurado do INSS.
  • Comprovar através de perícia média a incapacidade para o trabalho que pode ser tanto um acidente como uma doença.
  • Se o segurado for empregado de uma empresa o Pedido Auxílio Doença funcionará da seguinte maneira: os primeiros 15 dias serão pagos pela empresa (podendo ser corridos ou intercalados). A partir do 16º dia, a empresa deverá solicitar o afastamento encaminhando-o para perícia médica com todos os documentos necessários.


O período de pagamento do pedido de auxílio doença pelo INSS variará de acordo com a perícia. E, caso o segurado não se recupere no tempo previsto, através de encaminhamento médico, ele poderá entrar como um novo Pedido de Auxílio Doença.

Como fazer o pedido de auxilio doença

Para fazer pedido de auxílio doença INSS você poderá seguir estes passos:

  • 1 – Acesse Meu INSS  – http://gov.br/meuinss
  • 2 – Realize o login. Caso você não tenha, você será direcionado para outra página onde deverá preencher seus dados e voltar para a tela inicial.
  • 3- Depois, para Pedido Auxílio Doença você deverá clicar em “ Agendar novo” caso seja a primeira vez em que está solicitando o benefício ou em “ Agenda prorrogação” para que possa fazer novo pedido de auxílio doença.
  • 4 – O local e a hora serão definidos e você deverá comparecer com todos os documentos solicitados, entre eles, o laudo do seu médico.

Agendar pedido de auxilio doença

É comum que muitas pessoas tenham muitas dúvidas com Pedido Auxílio Doença ou como entrar com pedido de auxílio doença INSS.

 

Mas para que você agende sua perícia e dê entrada no pedido, basta seguir os passos acima, ou então, ligar no 135, a ligação é o custo de uma chamada local.

Lembre-se de que você deve cumprir todos os requisitos acima citados e reunir todos os documentos no dia.

Pedido de auxilio doença prazo

Você poderá realizar Pedido Auxílio Doença quando exceder o prazo de 15 dias com atestado médico, que podem ser corridos ou então alternados. Assim, o médico irá indicar o afastamento, indicando os motivos pelos quais você deve se afastar.

É válido lembrar que a partir do 16º dia de afastamento, serão pagos todo o tempo que o segurado ficar afastado de acordo com o que foi deferido.

Ainda no que diz respeito à prazos, é importante reforçar que o segurado deve comparecer na perícia média, pois caso contrário, perderá o direito do benefício. Caso ele não possa comparecer no dia, é importante que ele remarque a perícia com até 3 dias de antecedência da data marcada.

Pedido de auxilio doença INSS negado

Se por um acaso você ficar doente muitas vezes, o Pedido Auxílio Doença poderá não será concedido.

Quando há pedido auxílio doença negado o segurado possui 3 opções:

  • Aceitar a decisão e voltar ao trabalho.
  • Entrar com recurso administrativo.
  • Ingressar com ação judicial.

No recurso administrativo, o segurado não terá que arcar com as despesas judiciais. Desse modo, ele poderá ser feito junto ao INSS, no prazo de até 30 dias depois da decisão.

Caso o recurso não apresente resultados, a ação judicial é última opção, mas também a mais indicada.

Pedido de auxilio doença INSS indeferido

Para os casos em que Pedido Auxílio doença foi indeferido, é preciso que o segurado escolha uma das alternativas acima e tome providencias.

Importante ressaltar que é a través da perícia médica que o benefício auxílio doença é concedido aos segurados do INSS, comprovando assim a incapacidade de praticarem suas atividades laborais, devido  a doença ou acidente.

Gostou das informações? Para saber mais acesse

Compartilhar: