Skip to content

Como fazer o Pedido de Prorrogação do INSS





Você está interessado em fazer o pedido de prorrogação INSS? Mais abaixo encontrará algumas informações que ajudarão.

Este é um tema que, de fato, suscita muitas dúvidas. Como agendar pedido de prorrogação? É possível fazer um pedido de prorrogação de benefício previdenciário por incapacidade? Para que o cidadão comum tenha acesso a todas essas informações e muitas outras, hoje temos uma ferramenta de consulta.

A central de serviços do INSS, a fim de disponibilizar as informações requeridas acima, criou o MEU INSS. Trata-se de um site em que você entende o pedido de prorrogação INSS e aprende muito.




Nesse contexto, é extremamente relevante que você saiba manusear a ferramenta. Isso porque está longe de ser pouco o número de pessoas interessadas em informações e serviços oferecidos pelo órgão do governo.

Assim sendo, para os trabalhadores é muito mais fácil lidar com os clientes que sabem exatamente do que precisam.

Conseguir informação prévia sobre o pedido de prorrogação INSS, por exemplo, ajuda demais. Se você não puder solicitar essa prorrogação ou não tiver o necessário, pode tomar providências.

Para saber se você pode fazer o pedido de prorrogação INSS, continue a leitura. Confira os temas abordados ao longo do post!

pedido de prorrogação

Continue acompanhando o post para saber mais informações!

Como funciona o pedido de prorrogação do INSS

Antes de falarmos em como fazer o pedido de prorrogação INSS, é necessário dizer que o benefício se aplica apenas a um grupo de pessoas. Trata-se daqueles que desejam fazer o pedido de prorrogação de auxílio doença.




Isso por que essa prorrogação é concedida a quem se afastou por motivos de saúde.

No entanto, em muitos casos, há quem não se recupere totalmente durante o tempo de afastamento. Assim sendo, é necessário estender esse tempo, o que é feito por meio do pedido de prorrogação INSS.

Como fazer o pedido de prorrogação do auxílio doença

É importante que você tenha em mente que para fazer o pedido de prorrogação INSS, é necessário informar a instituição com antecedência. Isso deve ser feito em até 15 dias anteriores ao final do período de afastamento.

Como falamos mais acima, o dia a dia dos funcionários do INSS é bastante disputado. Assim sendo, é possível fazer o seu agendamento via telefone (número 135)  ou pelo MEU INSS. Já falamos dele mais acima, lembra?



A fim de conseguir realizar o seu pedido de prorrogação de auxílio doença com tranquilidade, é importante ter os seguintes documentos em mãos.

  • Documento de identificação oficial com foto;

Vale lembrar que além de fazer o agendamento, você precisará passar por uma perícia médica a fim de confirmar que continua precisando do prazo estendido.

Assim sendo, no dia em que for fazer essa consulta, o segurado deve apresentar documentos médicos atualizados com informações sobre o seu tratamento.

Exemplos destes documentos são atestados, exames e relatórios.

Agendar pedido de prorrogação

Para agendar o seu pedido de prorrogação de auxílio doença, você deve acessar o site do INSS.

Como comentamos mais acima, chama-se MEU INSS e você poderá consultá-lo no site https://meu.inss.gov.br.

Pedido de prorrogação prazo

Uma vez que estiver no site, você precisará olhar para a aba lateral e informar seus dados.

pedido de prorrogação auxilio doença

O MEU INSS é absolutamente seguro é didático, de modo que basta seguir as orientações a partir daí para obter todo o necessário para fazer seu pedido de prorrogação INSS.

Pedido de prorrogação INSS negado

O pedido de prorrogação INSS é negado apenas quando a perícia médica à qual nos referimos acima aponta que o segurado não precisa de um período de afastamento maior.

Assim sendo, se você realmente precisa continuar afastado é tem provas para isso, não há com o que se preocupar.

E então? O que achou do conteúdo deste artigo? Ele te ajudou a entender melhor o pedido de prorrogação INSS?

Esperamos que sim. A fim de encontrar conteúdos similares é informações gerais, não esqueça de acessar o nosso site.

Pedido de prorrogação INSS indeferido

Ainda falando sobre o indeferimento (negação) do pedido de prorrogação INSS, saiba que você pode entrar com um recurso contra a perícia médica feita.

Assim, mesmo que tenha o seu pedido de prorrogação de auxílio doença negado, você pode recorrer da decisão.

No entanto, lembre-se de um detalhe importante. Isso só pode ser feito dentro de 30 dias após o recebimento da notícia do indeferimento.

Assim, aja de imediato para garantir que o seu direito ao c seja respeitado.

Veja o video.



Compartilhar: