Skip to content

Pedido de Prorrogação INSS | Tire Suas Dúvidas





Solicitar o pedido de prorrogação INSS é uma dúvida comum entre os contribuintes que estão impossibilitados de trabalhar.

Mas é muito simples. Aqui vamos passar as dicas principais para que possa estender esse prazo de recebimento de benefícios.

Cada caso é um caso, ou seja, se o período que foi dado para que você se recuperasse, seja da doença ou acidente de trabalho, não foi o suficiente, é possível, e de total direito do contribuinte prolongar esse tempo.




Só assimpoderá continuar recebendo os benefícios pagos pelo INSS, caso ainda não tenha condições de retornar de exercer nenhuma função dentro da empresa.

Saiba como fazer pedido de prorrogação INSS no seguimento do artigo.


pedido de prorrogação inss 2019

Pedido de Prorrogação INSS, o que é?





Entrar com o pedido de prorrogação INSS nada mais é do conseguir estender o seu tempo de afastamento das suas funções no trabalho, explicando e provando os motivos para isso.

Esse tempo garante ao trabalhador não só mais tempo para poder se tratar, da doença ou acidente, mas também, e principalmente, garante o recebimento de benefícios pagos pelo governo.

Hoje em dia está bem mais fácil enviar o pedido de prorrogação inss auxílio-doença. É necessário alguns documentos no momento do preenchimento. E vamos mostrar como isso pode ser feito pelo próprio site do INSS.

O mesmo procedimento pode ser feito pela central de atendimento 135 ou diretamente em uma agência do INSS.

Como Solicitar o Pedido de Prorrogação INSS?

Antes de mais nada é preciso estar atento à data limite de seu prazo de afastamento atual. O pedido de prorrogação de licença inss deve ser feito no máximo 15 dias antes do vencimento dessa data limite.

É preciso fazer um agendamento para perícia médica primeiramente. Esse agendamento é feito ao preencher formulário na página do  inss.gov.br pedido de prorrogação, e enviado.

(https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/solicitacao-de-prorrogacao/) e enviado.

pedido de prorrogação inss negado

Formulário bem fácil de ser preenchido

Os documentos para pedido de prorrogação inss são:

  • CPF
  • Documento com foto
  • Número do benefício ou do requerimento do mesmo
  • No dia da perícia deve ser apresentado, todos os laudos médicos, exames e qualquer outro tipo de relatórios médicos atualizados.

No caso de não comparecimento na data agendada para perícia é possível remarcar em 7 dias de prazo para cumprimento de exigência inss, mas isso só pode ser feito uma única vez.

Quantas Vezes Posso Pedir Prorrogação do Auxílio-Doença?

Agora que já sabe como fazer um pedido de prorrogação do inss, entenda que o auxílio-doença pode ser prorrogado quantas vezes necessário.

Essa quantidade de vezes depende do estado de cada pessoa, da evolução ou regressão da doença.

Ou ainda se existe a possibilidade do trabalhador exercer outra função dentro da empresa.

Isso é decidido no dia da perícia, por um médico do INSS. No caso de ter o pedido de prorrogação negado pelo inss, existem alguns procedimentos que pode tentar.

Pedido De Prorrogação Negado, Dicas Sobre o Que Fazer!

O pedido de prorrogação inss negado o que fazer? É a grande dúvida de muitos. Mas existem opções.

A opção que a grande maioria escolhe é esperar o prazo de 30 dias, não entrar com o pedido de revisão do caso e passado esse período entrar com um novo pedido de auxílio-doença.

Neste caso é fácil, basta refazer o pedido da mesma forma que já mencionado anteriormente. Pode ser solicitado sem a necessidade de ir pessoalmente à instituição.

Existem os casos de pedido de prorrogação inss indeferido, É quando o trabalhador tem seu pedido de prorrogação negado e resolve recorrer. E é necessário entrar com recurso judicial, e deve ser feito pessoalmente em alguma agência da instituição.

Veja como tudo funciona no vídeo:

Ainda ficaram muitas dúvidas? Deixe seus comentários e leia nossos outros artigos em MEU INSS sobre o assunto.

Compartilhar: