Skip to content

Exclusivo – Pedido de Reconsideração INSS





À procura de mais informações sobre o pedido de reconsideração INSS? Provavelmente o seu auxílio doença acabou e seu pedido de prorrogação do INSS foi indeferido, não é?

Nesse caso, nem sempre esta é uma decisão definitiva. É possível recorrer da decisão. Quer saber como funciona o pedido de reconsideração do INSS?

Explicamos melhor. Quando o seu auxílio doença está para vencer, é possível fazer um pedido de prorrogação para que você continue afastado do trabalho. Para fazer este pedido, é necessário informar alguns dados e se submeter a uma perícia médica.




Caso você seja considerado apto para voltar ao trabalho, o perito indicado para cuidar de seu processo poderá indeferir o seu pedido. No entanto, nem sempre é o caso de que todas as pessoas consideradas aptas para trabalhar realmente se sentem assim.

Dessa forma, é possível que você solicite um pedido de reconsideração INSS a fim de recorrer desta decisão, importante sempre estar atento e consultar resultado de pedido de reconsideração INSS.

Neste post, abordamos o assunto tratando de cada um dos temas abaixo:

pedido de reconsideração

Continue a leitura deste post para saber mais informações! Caso você esteja lidando com um pedido de reconsideração negado pelo INSS, e o mesmo seja injusto, estas informações certamente te ajudarão.

Como funciona o pedido de reconsideração INSS

Primeiramente, você deve ficar atento à data em que você soube sobre seu pedido de reconsideração negado pelo INSS.




A partir deste momento, você terá apenas 15 dias para conseguir fazer um pedido de reconsideração INSS para recorrer da decisão.

Na realidade, você está pedindo para que a perícia médica seja refeita a fim de provar que você não pode retornar para o trabalho.

Assim, é válido fazer o pedido de reconsideração INSS para ter a chance de passar com um profissional diferente em alguns dos casos. Para isso, basta entrar em contato com o órgão governamental por meio do MEU INSS.

De modo similar ao procedimento para solicitar a prorrogação do auxílio doença, você pode fazer dois tipos de contato.

Ou fazer o pedido de prorrogação pelo número 135 ou faz isso pelo site da previdência.

https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/recurso/

Modelo do pedido de reconsideração INSS

No entanto, nesse momento é possível fazer algo que não fica disponível a quem faz o pedido de prorrogação. Há a possibilidade de anexar alguns documentos ao seu pedido!



Caso você tenha atestados e laudos médicos que comprovem a necessidade de um afastamento maior, você pode anexá-los ao sistema.

Assim sendo, não necessariamente você precisa de um modelo de pedido de reconsideração de decisão. 

Nesse caso, é mais interessante deixar que os argumentos falem por si mesmos. Comprovar que o médico autor do laudo que você está enviando é um especialista enquanto o perito indicado pelo governo não é já ajuda muito.

Requerimento de pedido de reconsideração

O requerimento do pedido de reconsideração, como já mencionamos, é feito online. Caso você queira fazer o upload dos documentos que mencionamos acima, recomendamos que primeiro ligue no 135 para tirar quaisquer dúvidas.

Em seguida, entre no sistema e anexe todos os documentos necessários.

Como fazer o pedido de reconsideração do auxílio doença

Essa pergunta tem sido respondida ao longo de todo este texto, mas ainda gera algumas dúvidas, tudo isso é normal, por isso estamos aqui, para te ajudar, vamos lá.

pedido de reconsideração inss continua recebendo

O pedido de reconsideração do auxílio doença não difere do pedido de reconsideração que estamos discutindo aqui. Ele é feito por telefone ou via site da previdência social.

No entanto, tendo em mente que é importante anexar documentos, necessariamente parte do pedido de reconsideração INSS é, impreterivelmente, feita online.

Agendar pedido de reconsideração

O agendamento do pedido de reconsideração deve ser feito em até 30 dias após o recebimento da notícia que você teve seu pedido de reconsideração negado pelo INSS.

Assim sendo, agir com rapidez é muito importante para garantir o sucesso do pedido.

Consulta pedido reconsideração auxílio doença INSS

A consulta do seu pedido de reconsideração é feita online. Contudo, para tirar dúvidas pontuais sobre o seu caso é possível falar com um atendente pelo número 135.

Assim sendo, recomendamos que ao lidar com seu pedido de reconsideração negado pelo INSS, você abuse de todos os recursos disponíveis. Antes de fazer a ligação anote todas as suas dúvidas, como quais documentos anexar no sistema posteriormente.

Depois disso, faça a ligação no 135 e tenha certeza de tirar todas essas dúvidas. Assim, só depois disso entre no sistema do governo e faça seu pedido de reconsideração INSS. Para ter o resultado que espera, é importante estar preparado.

E então, conseguiu todas as informações de que precisava sobre o pedido de reconsideração INSS?

Para saber sobre questões previdenciárias entre outros assuntos, não esqueça de continuar navegando pelo nosso site!
Veja o video.



Compartilhar: