Skip to content

Pensionista INSS: Tire Suas Dúvidas





Ser um pensionista INSS não é o mesmo que ser um aposentado inss, e muitas pessoas confundem ou até mesmo deixam de receber um benefício que é de direito.

Isso acontece pois muitos aposentados ficam receosos de solicitar a pensão, por medo de perder o benefício que já recebem. Ou mesmo pessoas que ainda não se aposentaram desconhecem o recurso.




Existem algumas regras sim, mas nada que possa impedir um aposentado ou outra pessoa qualquer, contribuinte ou não do INSS, de se tornar um pensionista também.

Nada melhor do que se informar bem sobre o assunto para que possa receber o beneficio pensionista inss.

Dê uma olhada em todo conteúdo a seguir:


pensionista inss comprovante

O Que é Ser Um Pensionista do INSS?





Um pensionista inss é a pessoa que recebe da previdência o benefício de um parente que veio a falecer, sendo que o mesmo era assegurado ativo do INSS.

Podem ser beneficiados com a pensão de morte os seguintes dependentes:

  • Pais
  • Cônjuge ou companheiro;
  • Filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido;
  • Irmão não emancipado, menor de 21 anos ou inválido.

O beneficiário não precisa ser essencialmente contribuinte do INSS. Podendo ser um aposentado do inss, ou seja, neste caso ele se encaixaria em duas categorias de beneficiários do inss, pensionistas e aposentados.

No caso dos pais e irmão é essencial a comprovação de dependência financeira e que o falecido não tenha dependentes diretos como cônjuge ou filhos.

Pensionista do INSS Pode Trabalhar? Conheça as Regras!

Nada impede de um pensionista inss pode trabalhar, a não e ser que o mesmo seja ainda criança ou tenha alguma deficiência físcia ou mental permanente.

O beneficiário pode exercer qualquer atividade remunerada, sendo essa atividade sendo registrada ou não em carteira.

O mesmo também tem o direito de entrar com o pedido de aposentadoria, desde que se encaixe nos requisitos do INSS.

Bem como quem recebe pensão de morte de um cônjuge e se torna um  pensionista inss pode casar. Neste caso só não pode acumular duas pensões de morte.

Neste caso beneficiário deve pode requerer a pensão de maior valor, mas precisa abrir mão da outra.

financiamento pensionista inss

Qual a Diferença Entre Aposentado e Pensionista?

Para quem ainda faz confusão, existe sim diferença entre o aposentado e pensionista inss.

No caso da aposentadoria, existem algumas categorias, como invalidez, por tempo de serviço ou contribuição.

No caso do pensionista inss, o benefício é provento da pensão de morte, ou seja, sem outras categorias. Apenas, podendo somente ser vitalícia, no caso do beneficiário estar a cima de 44 anos.

Como já foi dito é possível acumular aposentadoria e pensão de morte. E ainda assim, nada impede do beneficiário de exercer qualquer atividade remunerada.

É exigido do pensionista inss prova de vida a cada 1 ano, caso esse não seja feito o benefício pode ser cancelado. Isso se aplica à aposentadoria em todas as suas categorias.

Como Solicitar a Pensão Do INSS

O primeiro passo para poder requerer a solicitar o benefício como pensionista inss é fazer o cadastro no MEU INSS pela página (https://meu.inss.gov.br/central/#/)

No caso de já ser cadastrado basta entrar e ir em “Agendamentos/Requerimentos”.

Vá em “novo requerimento” e depois “atualizar”. Depois de atualizar todos os dados pesquise por “pensão” e escolha o serviço que deseja.

Os documentos exigidos são

  • Certidão de óbito
  • Documentos que do beneficiário, aonde fique claro ser dependente do falecido.
  • Outros documentos podem ser exigidos pelo INSS, como procuração, no caso de menores de idade ou pessoa incapazes. Bem como algum documento de comprovação da contribuição do assegurado falecido.

Como pode ver não é tão complicado ser um pensionista inss. Mas caso ainda tenha dúvidas deixe nos comentários e continue seguindo nossa série de artigos.

Aproveite e acesse nosso blog:  →  MEU INSS e veja outros artigos.

No vídeo abaixo contém outras informações que podem ajudar.

Compartilhar: