Skip to content

Descubra a verdade sobre a perícia online INSS!


O INSS-Instituto Nacional de Seguridade Social, tem uma plataforma na internet com o objetivo de facilitar a vida de seus segurados. Esta página na web pode ser conectada no endereço virtual https://meu.inss.gov.br/central/#/login.

Neste portal com um login e uma senha cadastrada, você tem acesso a todos os serviços, inclusive a perícia online INSS.

Se você deseja saber mais sobre como funciona esta solicitação de perícia online, continue conosco na leitura deste artigo, através dos tópicos abaixo, que vamos lhe mostrar como se dará este processo:

O que realmente é a perícia online INSS

agendar pericia INSS online
Coprodução Internet/Google

A perícia online INSS 2021, está baseada na lei de número 14.131 de março de 2021, no artigo 6, que diz que, o INSS liberará este benefício com duração de 90 dias ao segurado, e que ao fim dele, havendo necessidade de continuidade, não poderá haver prorrogação e sim um novo requerimento de benefício. Todo esse processo ocorre de forma online!

Até a divulgação dessa lei, as perícias junto ao INSS, só poderiam ser realizadas presencialmente. Porém, em virtude do cenário atual, foi criado este precedente, vigorando somente até dezembro de 2021, onde os segurados podem solicitar benefícios através da plataforma MEU INSS virtualmente, somente enviando a documentação comprobatória.

Um outro dado muito importante para a realização da perícia online INSS, é que ela só poderá ocorrer no locais onde não esteja ocorrendo a perícia presencial ou quando ela está sendo agendada para mais de 60 dias.

Quem precisa fazer a perícia médica do INSS

A perícia médica do INSS é feita, quando o trabalhador desenvolve alguma doença que o deixe-o incapacitado para exercer seu trabalho profissional. Então, perícia é feita para verificar se ele terá direito a um benefício por incapacidade do INSS.

São eles :

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • BPC-LOAS (Benefício assistencial destinado às pessoas que não possuam meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida por sua família)

Se o seu benefício for algum desses, então você precisará realizar a perícia do INSS.

A perícia será feita quando:

  • Você fizer o pedido de algum dos benefícios por incapacidade;
  • Prorrogar ou interromper o pagamento do benefício, dependendo da evolução da sua incapacidade.

Perícia online INSS: Documentos essenciais

A perícia online INSS no aplicativo do seu celular ou do seu computador, pode ser acessada na pag: Meu INSS , desde que você tenha cadastrado um login e uma senha. Ao acessar a plataforma, que pode ser no seu celular ou no notebook, você deve buscar na aba agendamento/solicitações.

Confira seus dados e comece preenchendo o formulário que se pede, anexando os documentos pessoais com foto, como a carteira de Identidade, ou a carteira de motorista ou a Carteira de trabalho.

Anexe os documentos médicos, como o atestado médico com o prazo de afastamento e aí está finalizado a primeira parte da perícia online INSS. Depois dessa etapa, você finaliza o processo e aguarda o resultado. Se foi deferido ou indeferido.

Como fazer a perícia online do INSS passo a passo

Para você agendar perícia INSS online, você deve seguir o roteiro que iremos lhe passar agora. Com ele você acessa pelo seu celular, através do aplicativo MEU INSS ou no seu note book.

  1. Baixe o aplicativo no seu celular ou no seu note book, cadastre uma senha e um login. Com eles você terá acesso a todos os serviços disponíveis da plataforma. Tem alguns serviços que estão disponíveis, sem a senha e o login.
  2. Porém, vou lhe dar uma dica: Se cadastre com senha e login, pois você usará esse serviço em toda a sua vida previdenciária, principalmente para se aposentar algum dia. Além de outros serviços oferecidos pelo governo federal.
  3. Depois de acessar o portal, busque pela palavra agendamento/solicitações, informe dados pessoais e clique continuar com ou sem login. Irá aparecer uma lupa e nela você deve escrever AUXÍLIO.
  4. Irá aparecer algumas opções, dentre elas AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA – ANÁLISE DOCUMENTAL A DISTÂNCIA.
  5. Irá aparecer um quadro com advertências sobre o pedido. Leia atentamente e depois preencha com os dados solicitados, inclusive com o número do celular e endereço de e-mail.
  6. Depois descreva o motivo da sua solicitação, inclusive quais sintomas você está sentindo e demais informações solicitadas.
  7. Depois de preencher essas informações, clique na opção anexar documentos e insira seu RG e o atestado médico lhe afastando. Lembre que este atestado deve conter datas de início da solicitação, nome do médico, CID que é o código da doença e não pode conter rasuras.
  8. Estes documentos devem estar salvos em seu aparelho previamente, para que você possa enviar.
  9. A partir deste envio é gerado um protocolo de requerimento e você deve aguardar o resultado, que pode ser consultado no mesmo aplicativo.
como agendar pericia online INSS
Coprodução Internet/Google

Então não existe mais exame presencial? Entenda!

Ainda existe perícia presencial para qualquer serviço previdenciário junto ao INSS. O que está ocorrendo é que em algumas localidades do Brasil, esta perícia presencial está sendo agendada para mais de 60 dias e isso tem gerado uma longa fila de espera, o que gera prejuízo para os segurados.

Portanto, a marcação destes serviços de forma virtual é uma opção para agilizar estes requerimentos. O agendamento presencial continua ocorrendo normalmente. Por isso, se você está em uma dessas localidades com dificuldade de obter esse serviço, saiba como agendar perícia online INSS, conforme item acima e agilize sua vida.

A informação se a perícia será virtual ou presencial, se dará quando você acessar o sistema e for requerer uma perícia.

Como consultar o resultado da perícia online INSS?

Depois que que você agendar a perícia online INSS no aplicativo do seu celular, conforme descrito no passo a passo acima, será gerado um protocolo de atendimento e você poderá consultar o resultado também de forma online.

Portanto, não há que se falar em site perícia online INSS e sim consultar no endereço de meu INSS.

Espero que este artigo o tenha ajudado a saber como fazer a sua perícia de forma virtual junto ao INSS. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: URL: https://meuINSSonline.com e veja outros artigos.

Gostaria de informar aos leitores que nosso objetivo é auxiliá-lo com informações mais precisas e de fácil entendimento sobre o assunto. Somos um blog que busca informações em sites oficiais, jornais, na própria internet e levamos estes dados de forma estruturada até você.

Compartilhar: